Home Notícias “Olá 600!” – FIAT de regresso ao segmento B

“Olá 600!” – FIAT de regresso ao segmento B

“Olá 600!” – FIAT de regresso ao segmento B
0
0

“Um lugar que é seu”

A FIAT apresentou oficialmente o novo 600, modelo que pretende entrar na luta de vendas no segmento B, lugar onde a marca Itália já teve muito sucesso no passado. Com a tarefa de ser a nova proposta 100% elétrica, a FIAT acredita que o 600 está à altura do desafio.

Esta é uma das novidades mais importantes do ano e, sem dúvida, uma das mais relevantes para a FIAT nos últimos anos. O 600 irá posicionar-se acima do 500e, com uma dimensão de 4,17m (-9cm que o 500X, que continua na gama) é assumidamente um automóvel de segmento B, sendo este italiano maior em dimensões que o recém-lançado Jeep Avenger, modelo com qual partilha muitos dos seus componentes, incluindo a plataforma.

O desenho exterior é (obviamente) inspirado no 500e, sobretudo na dianteira, com os seus grupos óticos redondos e de grandes dimensões, ainda que no 600 conte com um capot mais demarcado e uma silhueta bem mais familiar, sem perder a identidade emocional. A FIAT afirma que o modelo foi inspirado na Dolce Vita italiana.

Quanto ao interior, o aspeto é semelhante ao que encontramos igualmente no FIAT 500e, seja pelo desenho do seu tablier, seja pela organização dos comandos, com o ecrã central de 10,25’’ polegadas, em posição horizontal, a assumir o protagonismo. Ainda assim, encontramos alguns elementos vindos do Jeep Avenger, como é o caso do sistema de arrumação na consola central, que em conjunto com tantos outros oferece 15l de espaços para guardar pequenos objetos.



Falando em volumes, a bagageira apresenta uma capacidade de 360l.

No seu lançamento, o FIAT 600 só estará disponível como proposta 100% elétrica (600e), com duas versões de equipamento 600(RED) e La Prima. O FIAT 600e utiliza o conhecido conjunto do grupo Stellantis, com a potência a ser entregue às rodas dianteiras por um motor elétrico com 115kW (156cv), que em conjunto com a bateria de iões de lítio com 54kWh de capacidade permite uma autonomia combinada de 400km.

Os carregamentos são possíveis de efetuar até aos 100kW em corrente continua (CC), carregando dos 0 aos 80% em apenas meia hora. Já em corrente alternada (AC), são possíveis graças ao carregador embarcado de 11kW, um carregamento completo demora menos de seis horas. As encomendas abrem a 5 de julho, com a sua chegada a ser esperada para outubro deste ano.

Para quem ainda não está pronto para “dar o salto” para o 100% elétrico, a FIAT revelou que pouco depois do seu lançamento (meados de 2024), chegará o 600 com uma motorização híbrida (MHEV) que estará disponível em vários mercados europeus e que deverá ajudar a atingir um maior número de vendas.

Com este modelo, a marca quer assegurar um lugar que era seu no segmento B. Os preços iniciam-se nos 36.350€ para a versão 600(RED) com as primeiras unidades a chegarem ainda este ano. A única regra, é que não pode escolher cinzento, cor que FIAT aboliu da sua lista de possíveis cores para revestir os seus modelos.


FIAT 500e: “A democratização do elétrico”

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!