Home Ensaios Fast Forward: Skoda Enyaq iV 80

Fast Forward: Skoda Enyaq iV 80

Fast Forward: Skoda Enyaq iV 80
0
0

“Tudo certo”

O modelo 100% elétrico da Škoda voltou a fazer-nos companhia durante alguns dias. Depois de um “Teste Completo”, resolvemos sujeitar o modelo a um “Fast Forward” para entender as razões porque este é um dos familiares elétricos mais competentes do nosso mercado.

 

“O Enyaq é uma proposta premium?”

Inserida no grupo Volkswagen, a Škoda tem conseguido apresentar performances de vendas muito interessantes no mercado europeu, ainda que o mercado português não tenha entendido (infelizmente) as mais-valias deste fabricante. Agora, respondendo à pergunta: Não, o Enyaq não é apresentado como um produto premium, mas poderia muito bem ser.

Isso é afirmado graças ao seu exterior que opta por uma sobriedade elegante, unindo-se com uma robustez bem vincada pelas suas linhas. A grelha dianteira iluminada, que poderá parecer excessiva ao início, é ponto de destaque no exterior, o que lhe confere uma imagem mais tecnológica e futurista, enquanto as jantes de 21’’ polegadas lhe dão um aspeto mais distinto.

No interior, bons materiais conjugam-se com um design inteligente e bem pensado, com uns bancos em pele confortáveis nesta unidade, com regulação elétrica, memória e aquecimento. Tudo isto poderia ser a receita de um automóvel premium, ou não?

 

“O que é que impressiona mais no Enyaq?”

Na verdade, não há um ponto que seja “o ponto” que impressiona. No Škoda Enyaq o interessante é sentir que este é um produto coeso, com diversas qualidades. Para além de um estilo exterior que não vai chocar ninguém e que pode ser elegante para muitos, bem como o interior que segue essa mesma direção com qualidade, o Enyaq agrega a isso um vasto espaço a bordo para cinco ocupantes, assim como um elevado cuidado com o conforto, que é oferecido apenas e só pelo seu vasto equipamento, mas também com uma elevada a atenção ao detalhe…

Essa atenção “Simply Clever” é oferecida graças a elementos como o raspador de gelo (e lupa), o chapéu de chuva colocado na porta do condutor, os vários suportes para os sacos de compras na bagageira, ou mesmo os vastos e generosos espaços de arrumação modulares espalhados pelo habitáculo.



“Mas e para quem conduz, o Enyaq também agrada?”

Embora esta não seja a versão mais desportiva RS, o iV 80 já consegue oferecer boas prestações, graças a um motor elétrico (montado no eixo traseiro) com 150kW, ou seja, 204cv. Isso, em conjunto com um comportamento equilibrado, uma direção suficientemente direta e uma suspensão que garante um bom pisar, consegue oferecer dinamismo e conforto, tornando a condução do Enyaq iV interessante, mesmo sendo este um automóvel familiar de dimensões generosas.

Em termos de consumos, podemos contar com médias reais de 17kWh/100km, o que equivale mais de 450km sem parar, graças a uma bateria de 77kWh de capacidade útil.

 

“Tudo isso tem um preço, certo?”

Claro que sim, nem a Škoda nem qualquer outra marca automóvel oferece qualquer modelo aos clientes. Mas entendi o que perguntam, se tudo isto tem um preço exagerado…

Ora bem, esta unidade, que era um mostruário de equipamento, tinha um preço de 69.917 euros. Sim, é elevado, mas está ajustado face à sua capacidade de bateria, ao espaço interior e qualidade. No entanto, a gama Enyaq inicia nos 47.714 euros, um valor mais simpático. Tudo isto valores com IVA, o que muda de figura se for um cliente empresarial.

 

“O  Škoda Enyaq é o carro ideal para mim?”

Se o objetivo é aceder à mobilidade elétrica juntamente com toda a família, o cão, gato e as respetivas bagagens de todos eles, sim, o Enyaq é sem dúvida uma escolha certa para si. É verdade que o seu preço é elevado, mas este Škoda que não se diz premium, é premium nas suas qualidades. E todos gostamos de indivíduos humildes, que depois são uma surpresa quando os conhecemos.

O Enyaq é assim, caso fosse um indivíduo e não um automóvel.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!