Home Ensaios “Longas distâncias? Isso não é problema”  – Audi A5 Sportback 35 TDI à prova

“Longas distâncias? Isso não é problema”  – Audi A5 Sportback 35 TDI à prova

“Longas distâncias? Isso não é problema”  – Audi A5 Sportback 35 TDI à prova
0
0

“Viajar com estilo”

 

Um jogo de basquetebol, no último dia do ano, foi o mote para a “grande aventura” deste teste. Uma ligação de ida e volta entre as duas capitais da península ibérica, que provou as mais-valias e qualidades da elegante berlina da Audi, que gostaria de ser um coupé. Em teste com a motorização Diesel 35TDI com 163cv de potência.

Lançado originalmente em 2007, o Audi A5 surgiu como uma das mais belas criações da marca de Ingolstadt, agora na sua segunda geração, que se estende desde o final de 2016. No entanto, as suas qualidades, para além de estéticas, continuam presentes.

Baseado na plataforma MLB Evo, o Audi A5 Sportback mede 4,757mm e é parte integrante de uma gama composta igualmente por uma variante Coupé (de duas portas) e o Cabrio, que já por aqui passou.

A sua silhueta é assinalada pela suavidade, que é interrompida por superfícies vincadas das linhas que lhe conferem uma robustez e dinamismo na dose certa. A dianteira esguia destaca-se pela grelha singleframe, parecendo querer ser moldada pelo vento, enquanto a lateral, graças a uma linha de cintura elevada e portas sem aro, volta a mostrar que o A5 Sportback é um coupé, mesmo que conte com “portas extra”. As jantes multirraiadas de 19’’ polegadas completam o look que, embora já conte com uma carreira longa, permanece elegante.

O mesmo se passa na traseira, que assume uma maior largura devido às vias traseiras, mas é também mais inclinada devido ao seu perfil, distinguindo-se os farolins traseiros LED, que foram adicionados na altura do seu restyling. Graças à linha desportiva S line, os para-choques adotam um desenho também ele mais desportivo, com uma dupla saída de escape traseira… embora uma delas seja somente decorativa.



Abrindo as portas acedemos a um interior Audi de uma outra era.

A qualidade está bem patente em quase todos os materiais que conseguimos alcançar, com uma montagem igualmente sem máculas. A diferença está num habitáculo com mais botões, mais “old school”, que faz o gosto daqueles para os quais a digitalização em demasia pode ser um entrave na compra de um novo automóvel.

Aqui tudo está disposto de forma lógica, fácil de alcançar devido a uma posição de condução correta – baixa e com pernas esticadas – ideal para uma viagem longa como aquela que tivemos pela frente. O sistema multimedia de 10,1” é semelhante ao que encontramos nas mais recentes propostas da marca alemã, sendo agora comandado por toque, perdendo o comando rotativo que tinha anteriormente.

Ainda que fosse uma viagem com apenas dois lugares ocupados, atrás o espaço é mais desafogado do que se poderia esperar, ainda que a entrada e saída deva ser feita com alguma cautela, devido à linha baixa do tejadilho. A bagageira é uma agradável surpresa, de acesso fácil e amplo, com 465l de capacidade, superior à do Audi A4.

A viagem

Quando muitos se deitavam depois da despedida do último “sábado à noite” de 2023, eu preparava-me para arrancar numa tirada de quase 600km. O início foi marcado pelo frio e nevoeiro, uma constante por mais de 150km, que dificultaram um pouco, mas em que os faróis LED tomaram conta do recado, com o dia a nascer com este Audi A5 já bem no interior das planícies espanholas.

Desde os primeiros quilómetros que o Audi A5 Sportback não escondeu que a autoestrada (ou Autopista), era o seu “terreno” de eleição.

Os 163cv não demonstram muito apetite, conseguindo fazer avançar sem muita dificuldade, ao mesmo tempo que mantêm uma velocidade de cruzeiro constante, com esse “à vontade” a ser ainda mais notório graças à sua suspensão, mais firme que num A4, mas capaz de absorver bem as irregularidades do piso, menores nestas vias mais rápidas, mas abordadas mais rapidamente.

A direção direta e “fácil de ler” une-se à suspensão, dando uma maior segurança na altura de mudanças de direção. A transmissão S Tronic de sete relações, embora possível de utilizar manualmente, nesta viagem operou apenas no modo mais poupado, fazendo com que o “modo vela” surgisse nas descidas mais acentuadas, baixando as rotações sem perder velocidade, poupando alguns “decilitros” no final de mais de 1100km.

Avançando umas centenas de quilómetros, e já chegados a Madrid, a agilidade está garantida dentro desta cidade onde residem mais de 3 milhões de pessoas, o equivalente a cerca de 6 vezes a população de Lisboa. Chegados aqui, Virtual Cockpit anunciava um consumo que passou pouco dos 6l/100km.



Depois do “apito final” do compromisso que nos fez percorrer toda esta distância, foi altura de voltar a bordo do A5 Sportback e fazer todo o caminho de volta até casa. Enquanto caminhávamos pelas ruas de Madrid, em direção ao estacionamento, já muitos estavam prontos para festejar a entrada no novo ano.

Ainda com combustível suficiente, partimos viagem.

Quem já fez este percurso, é difícil não admitir que é monótono. E aqui foi mais um teste ao Audi A5 Sportback, que nos conseguiu permitir estar entretidos durante a viagem, graças a um sistema de som com qualidade onde pudemos ouvir todos os episódios de um podcast. Também aqui notámos que o modelo da Audi já conta com algumas lacunas no que diz respeito aos equipamentos de segurança ativa, estando muitos deles apenas disponíveis por opção, ainda que não tenhamos sentido falta particularmente de nenhum.

Após mais de 850km, chegou a altura de parar para atestar. Algumas áreas de serviço em Espanha são afastadas da autoestrada, pelo que aproveitamos esse desvio para testar a componente dinâmica do modelo.

O Audi A5 Sportback revela-se envolvente, como já tínhamos percebido, com um eixo dianteiro que é fácil de apontar, mas que pede alguma paciência na altura de colocar a potência no chão. A estabilidade é boa, o que aumenta a confiança nesta berlina de look desportivo e comportamento comprovadamente dinâmico.

O resto do caminho foi mais do mesmo, garantindo uma vez mais os consumos comedidos. Chegámos ao nosso ponto de partida e faltavam pouco mais de duas horas para o início de um novo ano. O Real Madrid ganhou, Madrid estava em festa e o Audi A5 Sportback levou-nos (e trouxe-nos) tal como esperávamos: com estilo, juntando-se a isso o conforto.

O consumo final ficou nos 6,2l/100km, valor mais do que honesto. Quanto ao seu preço, o Audi A5 Sportback 35 TDI está disponível desde 56.993€.

Assim concluímos que, embora já conte com uma longa carreira, o Audi A5 Sportback ainda deve ser um automóvel a ter em conta. Pode já não ter a tecnologia a bordo dos seus rivais, mas é dono de uma elevada elegância, que se une a um interior de qualidade e suficientemente espaçoso. O motor 35 TDI é suficiente para manter um ritmo confortável, sem pedir muitos litros de combustível em troca.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!