Home Ensaios Astara: Chegam os 25 anos, no melhor ano de sempre

Astara: Chegam os 25 anos, no melhor ano de sempre

Astara: Chegam os 25 anos, no melhor ano de sempre
0
0

“25 anos e uma supresa”

 

Presente em Portugal desde 1998, a Astara (anteriormente Bergé) assinala este ano o seu 25º aniversário. Por isso convidou os meios de comunicação para conhecer as suas renovadas instalações, bem como apresentar os números do ano de 2023 e revelar a chegada de uma nova marca ainda este ano ao portfólio desta empresa de mobilidade.

Este foi o melhor ano de sempre em vendas para a Astara em Portugal, com um total de 13.153 unidades vendidas entre veículos novos e usados, traduzindo o sucesso das seis marcas automóveis que representa.

Francisco Geraldes, diretor-geral da Astara Portugal, revelou que o objetivo para este ano de 2024 é o de ultrapassar as 17 mil unidades vendidas, aproveitando o bom momento de marcas como a KIA e a Mitsubishi, que apresentam um saudável crescimento.

Dessa forma foi feito um balanço sobre o ano que passou, e as expectativas entre as marcas que representa.

A KIA conseguiu, em 2023, o melhor ano de sempre em termos de volume, graças à sua entrada em novos segmentos, bem como uma forte aposta na eletrificação, algo que também acontecerá em 2024. A marca sul-coreana será a grande responsável pelas vendas no próximo ano para a Astara, esperando-se algo como 8000 unidades comercializadas.

Quanto à Mitsubishi, a marca passa por uma “transição de ciclo”, mas que graças aos novos Colt e ASX (63% do total de vendas da marca), alcançaram um grande crescimento de vendas, com o ano de 2024 a ser marcado pela chegada do novo Outlander. O objetivo? 2400 unidades.

A Mitsubishi Fuso, líder no diesel nas propostas comerciais, tem lançamento da eCanter e a sua produção em território nacional como motivos para conquistar clientes. 950 unidades para 2024 é o patamar a ser alcançado.

A importante Isuzu é uma verdadeira “player” no que diz respeito às pick-up de lazer e trabalho, sem esquecer os pesados. Com um 2023 que foi seu melhor de sempre na europa, terá em 2024 um ano de consolidação, com 1500 unidades previstas de serem comercializadas em território nacional.

Quanto à Maxus, a gama completa de furgões 100% elétrica, assim como a primeira pick-up elétrica do mercado querem fazer com que o construtor continue a crescer, com o objetivo de meio milhar de unidades vendidas.

A Piaggio Commercial contará com novos lançamentos em 2024; no entanto, as vendas serão as mais residuais, cerca de 50 unidades.

Francisco Geraldes afirmou que: “decorridos 25 anos sobre o arranque das operações, estamos certos de ter deixado já uma marca muito relevante na atividade de distribuição automóvel em Portugal, contribuindo para a sua transformação e para uma crescente proximidade às reais necessidades de pessoas e empresas”



 

A surpresa

Esta apresentação, para além de nos mostrar o novo e moderno escritório da Astara em Portugal, com espaço para 300 pessoas, serviu para o anúncio de uma nova marca que chegará a Portugal em meados de 2024, que mais suscitou curiosidade.

A KGM (KG Mobility) foi fundada em 1954 e pertence desde 2022 ao KG Group. Esta marca, anteriormente chamada de Ssangyong, vai chegar ao nosso mercado com uma gama completa, que estará presente em quatro segmentos.

O Tivoli (B-SUV) será o modelo de entrada, composto por três diferentes motores: 1.5 Turbo com 149 ou 163cv, e o 1.6 Turbo Diesel de 136cv. Existirão duas transmissões (6 velocidades manual ou automática de 6 velocidades), bem como hipótese de escolher uma versão com tração integral. A gama estará dividida em três níveis: Line, Urban Plus e Limited.

O Korando (C-SUV) contará com um preço “de ataque”, como divulgado pelos responsáveis, com uma gama de motores, transmissão e equipamentos igual à apresentada no Tivoli.

No segmento D-SUV, o Rexton será a aposta. Com uma motorização Diesel 2.2l de cilindrada, debita 202cv e contará com uma transmissão automática de 8 velocidades e tração integral. Este SUV de sete lugares estará igualmente disponível em três níveis: Pro, Limited e Premium.

A grande novidade é o Torres, uma proposta que se situa entre o segmento C e D, que chegará na versão térmica, com a motorização 1.5 Turbo de 163cv e uma versão EV, com uma bateria de 73,4kWh (prometendo uma autonomia de 500km) e 204cv (150kW) de potência.

A oferta será ainda complementada pela pick-up Musso, que em conjunto com as outras propostas, quer atingir a ambiciosa meta das 800 unidades vendidas, logo no seu ano de lançamento em Portugal.



Tudo isto poderemos descobrir ao longo de 2024, ano em que a Astara irá igualmente lançar o Astara Move, um serviço de subscrição automóvel, 100% digital, que permite ao cliente escolher ter o automóvel “em sua posse” durante 1,3,6,9 ou 12 meses, podendo escolher mesmo uma proposta multi-marca, fora do grupo Astara.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!