Home Ensaios Nunca estará fora de moda: Audi A5 Cabrio em teste

Nunca estará fora de moda: Audi A5 Cabrio em teste

Nunca estará fora de moda: Audi A5 Cabrio em teste
0
0

“Um estradista exótico”

 

E se no nosso mercado existisse uma proposta que não é baseada num SUV, que não se negaria a fazer uma longa viagem a um ritmo elevado e confortável, mas que fosse igualmente capaz de nos permitir passear a céu aberto num final de tarde, quando chegássemos a um destino longínquo, sem necessidade de parar para abastecer? Propostas como essas são raras, mas ainda existem. O Audi A5 Cabrio com o motor 40 TDI é uma delas.

A segunda geração do Audi A5 surgiu em 2017, tendo sido renovado em 2020. Tal como desde a sua primeira geração, lançada em 2007, este modelo continua a ser oferecido em três diferentes carroçarias: Sportback, Coupé, e este Cabrio que agora aqui testamos.

Mesmo que este modelo esteja na iminência de conhecer o seu sucessor, sobre o qual ainda não é sabido se terá (ou não) esta variante mais emocional, a verdade é que as qualidades ainda são muitas, mesmo que esteja fora em duas modas, primeiro por não ser um SUV, mas também por contar com uma motorização Diesel debaixo do capot.

Comecemos pelo seu exterior, onde é complicado “apontar o dedo” na componente estética. O Audi A5 é um automóvel belo, qualquer que seja a sua variante. A dianteira destaca-se pela grelha “Single Frame”, imagem da construtora de Ingolstadt, tendo sido a secção mais revista no restyling efetuado em 2020, conferindo ainda uns para-choques distintos, graças à versão S Line. Ainda no A5 Cabrio, o pilar A em cromado distingue-se das outras variantes do modelo, contrastando de forma feliz com a cor Cinzento Daytona desta unidade.

A lateral é harmoniosa, de proporções bem conseguidas e uma elegância bastante presente, com as jantes Audi Sport de 20’’ a serem um opcional dispendioso (2915 euros), mas que completam na perfeição o “look” exterior deste cabrio premium alemão.

A capota em lona confere igualmente uma maior dose de elegância, sendo capaz de abrir em apenas 15 segundos, demorando 18 para fechar, podendo essa operação ser feita até aos 50km/h.

Chegando à traseira, igualmente bem resolvida, elegância é uma vez mais a palavra-chave para a descrever. A assinatura luminosa, com revistos farolins LED, conferem personalidade mesmo em viagens noturnas, enquanto o terceiro stop está dissimulado na base da capota em lona. A dupla ponteira de escape (embora a do lado direito não seja verdadeira) assegura uma vez mais a desportividade deste A5 Cabrio, com inspiração S Line.



Entrando no Audi A5 Cabrio, notamos que estamos perante um Audi de outra geração, ainda que isso não seja negativo. A digitalização pode não estar tão presente, mas contamos com uma enorme dose de qualidade de materiais e de montagem, com um posto de condução correto onde estamos bem sentados.

Nesta unidade contávamos ainda com o pacote de estilo S Line, composto por alguns opcionais como os bancos em pele premium com superior apoio, e o volante em pele com fundo plano. O painel de instrumentos analógico é uma solução mais clássica e elegante, podendo ser escolhida a solução 100% digital, mais personalizável e ao gosto de quem procura mais tecnologia a bordo.

Por falar nisso, o Pacote MMI Navigation Plus é composto por um ecrã de 10,1” polegadas, tendo sido outra das alterações no renovado modelo, passando agora a ser tátil, excluindo o comando colocado na consola central, tendo dado agora origem a um novo espaço de arrumação, algo que este A5 Cabrio até está bem servido. A “somar pontos” na ergonomia, o comando de climatização de três vias é independente do sistema multimédia, oferecendo um fácil funcionamento durante a condução.

Em termos de habitabilidade, o A5 Cabrio é um 2+2, e embora os lugares traseiros sejam mais acanhados, podem mesmo ser utilizados por adultos, ainda que exista algum constrangimento no espaço para as pernas, assim como um ou outro “pequeno contacto” com a cabeça na altura de abrir ou fechar a capota. De resto, a inclinação do banco é correta, ou seja, não é demasiado vertical, e a dupla ficha USB-C para carregamento e a saída de ventilação dedicada assumem uma preocupação com quem circula atrás. O controlo dos vidros é apenas possível de ser feito na dianteira.

No que à bagageira diz respeito, essa conta com 370l de capacidade (350l quando o A5 Cabrio assume uma faceta mais veraneante), o que acaba por ser uma boa volumetria tendo em conta o facto de este ser um automóvel mais emocional, bem como face aos seus (poucos) concorrentes. Esse espaço pode ser ainda ampliado graças a um rebatimento dos bancos na proporção 50:50.



O motor 40 TDI “anima” este Audi A5 Cabrio e se, para muitos, um motor diesel pode não fazer sentido, neste caso pode fazer mais sentido do que se julga. Este bloco 1968cc com 204cv e 400Nm consegue imprimir um andamento interessante, assim como garante uma elevada suavidade, ao mesmo tempo que a marca fez um bom trabalho em mantê-lo silencioso, existindo cuidados no que diz respeito à insonorização, que vai para além da capota, já que conta com vidros mais espessos em relação ao A5 Coupé.

Este é um Cabrio que adora viajar, com a transmissão S Tronic de sete velocidades a funcionar de forma exemplar, estando em linha com a filosofia deste Audi, ou seja, apresentando um bom pisar de estrada, exibindo um comportamento neutro, seguro e previsível, com uma direção direta e precisa. No entanto, este não é o A5 que procura mais dinamismo, já que a sua configuração Cabrio apresenta algum agitar típico destas propostas, devido a uma menor rigidez torsional, mais notório em mau piso, para além de, em ritmo mais elevado, exibir algum “torque steer”. Para quem procura emoções mais fortes, existe o S5 ou o RS5, com 341cv ou 450cv respetivamente.

Mas jogando o seu jogo este é um automóvel onde é agradável somar quilómetros, tanto graças ao seu conforto, como graças a um consumo reduzido, que num teste de autoestrada conseguiu manter o consumo abaixo dos 6l/100km a 120km/h. No final, após mais de 700km, o consumo final cifrou-se em 6,2l/100km, um excelente valor para um automóvel com este peso (1745kg devido aos reforços estruturais) e dono de prestações bastante aceitáveis (7,5s dos 0 aos 100km/h e 237km/h de velocidade máxima).

Já que falamos de números, importa falar do preço. A gama Audi A5 Cabrio está disponível somente com este propulsor 40TDI, com os seus preços a começarem nos 68.499€, com esta unidade a pedir em troca 80.651€ devido aos opcionais selecionados.

No final, o Audi A5 Cabrio é um automóvel que junta a sua capacidade de ser um produto emocional, com a possibilidade de ser verdadeiramente utilizado no dia-a-dia. O seu aspeto exterior continua a agradar, o interior conta com bastante qualidade e um espaço acima do que se podia esperar para um automóvel deste género. O 40 TDI junta as suas prestações com a capacidade de ser poupado, não sendo tão errado como muitos poderiam pensar, já que este A5 Cabrio prefere viajar e passear, em vez de andar a debater curvas e contracurvas.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!