
“Ideal para muitos”
A Volkswagen apresentou de forma definitiva a terceira geração do TIguan, o popular SUV da marca alemã. Esta nova geração, totalmente revista, está carregada de novidades, assim como um novo estilo exterior, bem como um interior totalmente renovado e mais tecnológico. A gama de motores é bastante vasta, com um foco na eletrificação.
Claramente colocado no segmento C SUV, o Tiguan segue a filosofia, embora muito modernizada, do modelo lançado originalmente em 2007. Agora, esta nova geração está mais longa que o seu antecessor em 30 milímetros (4539mm), assim como está mais largo em 4 milímetros. A altura e distância entre eixos mantiveram-se inalteradas.
Graças a estas alterações, foi conseguido um espaço interior mais habitável, assim como um aumento na capacidade da bagageira em 37l, totalizando agora 652l de volumetria disponível.
Em termos estilísticos, o Tiguan segue um pouco a filosofia dos modelos ID da marca alemã, graças aos faróis mais finos, assim com uma dianteira mais “clean”. As jantes, podem variar entre as 17 e as 20’’ polegadas. Na traseira, é o farolim que segue a largura do novo modelo que mais se destaca.
No interior, é a elevada digitalização o que mais impressiona. O destaque vai diretamente para o Digital Cockpit de 10,25’’ e o ecrã central tátil, fortemente revisto que pode variar entre as 12,9’’ e as 15’’ polegadas. O desenho é minimalista e está em linha com aquele que foi apresentado pelo recém apresentado Volkswagen Passat Variant.
A outra grande novidade é o selector IDA, um comando multifunções que permite ao condutor selecionar entre diferentes modos de condução, assim como alterar o ambiente interior.
Para animar este importante modelo, a Volkswagen continuará a oferecer motorizações gasolina (TSI) e a gasóleo (TDI), assim como propostas eletrificadas, como é o caso do eTSI (mild-hybrid) ou os eHybrid (híbrido Plug-in).
Este Plug-in poderá atingir até 100km de autonomia elétrica com uma única carga, assim como carregamentos que podem agora ser feitos de forma mais rápida (até 50kW). Em conjunto com o motor térmico, este conjunto pode fazer até 1000km sem necessidade de parar para abastecer.
Em termos dinâmicos, a Volkswagen assentou o Tiguan na plataforma MQB evo, que permite uma maior evolução no que diz respeito de ligações ao solo.
Quanto a preços, a Volkswagen ainda não divulgou os preços do novo Tiguan para o mercado nacional, com a sua chegada a estar prevista para o segundo semestre de 2024.