Home Notícias Novo Volkswagen Passat Variant: Maior, mais tecnológico e só disponível em carrinha

Novo Volkswagen Passat Variant: Maior, mais tecnológico e só disponível em carrinha

Novo Volkswagen Passat Variant: Maior, mais tecnológico e só disponível em carrinha
0
0

“Mais perto dos executivos”

 

A Volkswagen apresentou a nova geração Passat, num ano em que este modelo comemora os seus 50 anos de existência, tendo surgido em 1973, sendo ainda o segundo modelo mais vendido da marca logo depois do Golf.

Portanto é sempre um automóvel muito importante quando se apresenta uma nova geração, que agora surge apenas na sua versão carrinha (Variant).

A escolha exclusiva pela variante mais familiar é lógica, já que as vendas das berlinas têm vindo a decrescer nas vendas, com muitos desses clientes a terem ido diretamente para os SUV. Para além disso, a anterior geração Passat tinha a maior fatia de vendas na sua versão Variant.

Porém, a Volkswagen continuará a oferecer uma berlina destas dimensões, através do ID. 7, a oferta 100% elétrica que irá tomar o lugar do Passat de “quatro portas”.

 

Maior, a piscar o olho ao segmento E

Para além de uma escolha apenas pela variante mais familiar, o novo Volkswagen Passat Variant utiliza a plataforma MQB Evo, o que permitiu crescer (bastante) esta proposta, que será agora produzida em Bratislava (Eslováquia) lado a lado com a nova Skoda Superb, modelo que será apresentado já nas próximas semanas.

Em termos de dimensões, o Volkswagen Passat Variant é 14cm maior em comprimento, face ao seu antecessor, com 5cm a terem crescido na distância entre eixos, que chega agora aos 2,84m. O seu comprimento ascende aos 4,92m (território que já é de verdadeiros modelos de segmento E).

O Passat Variant está ainda mais largo (2cm) medindo 1,85m, com uma altura de 1,51m.

Em termos estéticos, a Passat Variant para além de novas proporções, conta com um certo ar de família, nomeadamente da família ID., assim como os farolins traseiros, em linha com os que encontramos no recente (e muito mais pequeno) Volkswagen Taigo e no renovado topo de gama Touareg.



Interior mais tecnológico, sem exageros

O maior salto no Volkswagen Passat Variant é encontrado no seu interior, que está mais tecnológico, mas que resolveu alguns pontos de critica em alguns outros modelos recentes da marca. Para além de contar com um habitáculo mais evoluído, o Passat Variant destaca-se pelo seu enorme ecrã central, que pode variar entre as 12,9’’ ou 15’’ polegadas, dependendo da versão escolhida.

Aqui foi corrigido o primeiro “erro”, com este novo ecrã do infoteinment a contar com iluminação nos atalhos da temperatura, colocados na base do ecrã. O volante é o que conhecemos de outras propostas, com mais um ponto positivo: conta com comandos físicos e não hápticos.

Para além disso, importa igualmente destacar o seu painel de instrumentos digital, com 10,25’’ polegadas.

A consola central está mais simplificada e com vastas zonas de arrumação, graças ao comando da transmissão, que passa para a coluna de direção.

Quanto ao espaço a bordo, a Volkswagen promete quotas referenciais, muito devido ao aumento de dimensão. A bagageira aumentou, oferecendo agora 690l de capacidade, podendo crescer até aos 1920l se os bancos forem rebatidos. Isso significa um aumento de 40l e 140l mais do que anteriormente.



Motores para todos

Embora a família ID. tenha um importante papel na gama da marca, o novo Volkswagen Passat Variant oferece uma ampla escolha de motorizações para o seu modelo.

A gasolina (com sistema mild Hybrid 48v) contamos com o já conhecido 1.5 eTSI de 150cv aliado a uma transmissão DSG de 7 velocidades, a mesma que encontramos nas motorizações Diesel (2.0 TDI) que estará disponível com 122 ou 150cv.

Obviamente com grande importância estão as propostas híbridas Plug-in, que sofreram um verdadeiro upgrade. A oferta de potência é feita em dois níveis: 204 e 272cv, com a bateria de 19,7kWh de capacidade a ser a mesma para os dois níveis de potência.

Graças a essa elevada capacidade (para um Plug-in), o novo Passat Variant será capaz de percorrer até cerca de 100km em modo totalmente elétrico, antes de recorrer ao seu motor térmico. Mas a outra novidade está no carregamento, que pode ser feito em modo AC até 11kW (antes só até 3,6kW) e possibilidade de carregar até 50 kW em estações de carregamento rápido DC.

O início da produção deste novo modelo é esperado para Setembro deste ano, com as primeiras entregas a ser feitas apenas em 2024.

Os preços ainda não são conhecidos.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!