Home Notícias “De garras afiadas”: Peugeot apresenta E-3008 e promete 700km de autonomia

“De garras afiadas”: Peugeot apresenta E-3008 e promete 700km de autonomia

“De garras afiadas”: Peugeot apresenta E-3008 e promete 700km de autonomia
0
0

“De extrema importância”

 

O Peugeot 3008 é um verdadeiro sucesso de vendas e um modelo muito importante para a marca de Sochaux. Por isso, foi nesse mesmo local que a marca francesa apresentou a terceira geração deste modelo – por enquanto ainda na sua versão 100% elétrica – que assenta na nova plataforma STLA Medium da Stellantis e que, para além disso, promete até 700km de autonomia elétrica, batendo as principais referências.

Falando um pouco de história, o Peugeot 3008 que conhecemos já está em comercialização há 7 anos (!) pelo que era necessário uma nova geração deste modelo, que vendeu mais de 1,3 milhões de unidades em mais de 100 países. No entanto, a Peugeot revolucionou mais o 3008 do que se poderia esperar, ainda que se note como uma verdadeira criação do fabricante.

Em termos de dimensões, o novo Peugeot E-3008 conta com um comprimento de 4,54m de comprimento, 1,89m de largura e 1,64m de altura, com o seu desenho a ter um coeficiente aerodinâmico de 0,28 Cx, um valor que ajuda (também) a garantir a grande autonomia deste modelo.

Na dianteira, o ponto de destaque vai para a sua grelha, inspirada nos mais recentes modelos da marca, com as três garras a estarem igualmente presentes, agora de forma mais estilizada. Os faróis principais estão “escondidos” na faixa preta que percorre o topo da grelha, com a inscrição 3008. Todos os E-3008 contam com tecnologia LED, surgindo o Pixel LED para a versão GT, mais equipada.

A silhueta apresenta o seu desenho “fastback” e jantes ao estilo das que encontrámos no 408, mais modernas e que só o tempo dirá se resultaram. A traseira conta com um aileron mais proeminente, assim como uma superfície mais “limpa” e vertical.


 


Passando para o interior, a surpresa não é tão grande porque a marca já tinha revelado imagens, mas, ainda assim, é importante falar desta nova geração i-Cockpit. O Panoramic i-Cockpit é composto por um ecrã de 21’’ polegadas, ponto de destaque deste interior. O volante é inteiramente novo e conta com comandos hápticos, algo que outros fabricantes estão a “descartar” mas que a Peugeot quis arriscar nesta nova geração.

Abaixo encontramos os úteis i-Toggles, que permitem “atalhar” caminho na navegação do sistema multimedia, enquanto o comando da transmissão passou para junto da coluna de direção, para libertar espaço ao centro da consola, para maiores espaços de arrumação, assim como facilitar a operação.

Esta nova geração do 3008 foi concebida para ser um automóvel elétrico, pelo que a sua ficha técnica impressiona.

O E-3008 foi apresentado com três níveis de potência: 210cv (157kW) e 525km de autonomia (bateria de 73kWh), de duas rodas motrizes. A versão Dual, que tem tração às quatro rodas e 320cv de potência combinada (157kW no eixo dianteiro e 83kW no eixo traseiro), é capaz de uma autonomia de 525km (bateria de 73kWh).

O Long Range de duas rodas motrizes, utiliza apenas um motor de 230cv (170kW), capaz de 700km de autonomia, graças a uma bateria de maiores dimensões com 98kWh.

Todas as versões utilizam baterias de iões de lítio de alta voltagem (400V), colocadas debaixo do piso. Em termos de carregamento, a Peugeot permite que o E-3008 seja carregado, em corrente contínua, até 160kW e 11kW ou 22kW em corrente alternada, dependendo das opções.

Esta nova geração é esperada no mercado nacional no início do próximo ano, e será produzida na fábrica de Sochaux. Depois da chegada da versão elétrica, são esperadas duas versões eletrificadas (mild-hybrid 48V com 136cv e Plug-in de 195cv).

Já quanto a preços, ainda nada foi revelado.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!