Home Carburadores Volkswagen comemora o Dia Mundial do Carocha em Portugal

Volkswagen comemora o Dia Mundial do Carocha em Portugal

Volkswagen comemora o Dia Mundial do Carocha em Portugal
0
0

“Imagem de marca”

 

O Dia Mundial do Carocha é comemorado no dia 22 de Junho, desde 1995. Este ano a Volkswagen, em Portugal, assinala de novo a data de um dos seus modelos mais icónicos de sempre da história automóvel.

Esta data tem, obviamente, uma razão. Trata-se do dia em que Ferdinand Porsche assinou o contrato de produção do Carocha com a Associação Nacional da Indústria Automóvel Alemã, com o objetivo dar forma ao automóvel que tinha como principal objetivo democratizar a mobilidade de forma simples, fiável e acessível a todos. Atualmente, o modelo ao qual chamamos carinhosamente de “Carocha” continua a apaixonar uma grande legião de fãs de todas as idades.

“A emoção faz parte dos nossos automóveis e quando falamos do Carocha, não faltam histórias associadas a este modelo. A marca tem vindo a recuperar modelos do passado, como é o caso do Pão de Forma que se tornou I.D. Buzz, e, aproveitando a nossa plataforma modular MEB, é possível continuar esse caminho de dar uma vida 100% sustentável aos modelos que marcaram gerações. O Carocha ficou na história não só da Volkswagen, como do mundo, e queremos continuar a democratizar a mobilidade, agora mais sustentável, segura e tecnologicamente mais avançada”, refere Marília Santos, Diretora Geral da Volkswagen em Portugal.

O modelo foi sendo descontinuado em alguns mercados, devido ao aparecimento de modelos mais avançados e modernos, mas o Carocha continuou a ser produzido até 2003, no México e acabou mesmo por ganhar mais duas novas gerações além deste “original”. A história terminou com 21 milhões de unidades produzidas.

Marcou-se em 17 de Abril, 72 anos desde que a Volkswagen chegou ao território nacional, com o Carocha a ter sido um verdadeiro sucesso. O modelo, na altura reconhecido pelos seus baixos consumos e reduzidas despesas de manutenção, ajudou a consolidar a imagem da Volkswagen em Portugal, com o Carocha a ser uma imagem de inovação e conforto (graças à suspensão de quatro rodas independentes).

A evolução estava à vista de todos. No primeiro mês, a Volkswagen vendeu 36 unidades do seu único modelo, com a chegada da década de 60, as vendas ascendiam às 30 mil unidades, com a barreira das 50 mil unidades a ter sido atingida no início dos anos 70.

A história de sucesso, porém, não parou ai. Já que outro marco, chamado Golf, foi um verdadeiro sucesso em Portugal. Agora, a marca espera que o I.D. 3 seja o sucesso destas duas propostas, bem conhecidas do público. O novo início da mobilidade elétrica, com uma família I.D. cada vez mais alargada e pronta a responder às necessidades dos clientes.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!