Início Notícias Peugeot apresenta novo 408: “Inesperado Sucesso”

Peugeot apresenta novo 408: “Inesperado Sucesso”

Peugeot apresenta novo 408: “Inesperado Sucesso”
0
0

“O regresso do 4”

 

A Peugeot apresentou hoje as primeiras imagens oficiais e informações sobre o seu novo modelo de segmento C, o 408. O prefixo 4 regressa à marca do leão, para preencher uma lacuna entre o hatchback 308 e o SUV 3008, misturando um pouco as duas soluções. A marca francesa diz que o Peugeot 408 é “inesperado”. Mas o mais certo é que deverá ser um sucesso esperado.

O novo Peugeot 408 destaca-se pela sua silhueta, de estilo fastback, assim como diversos vincos que lhe conferem uma imagem mais dinâmica. A dianteira é diferente do que a que encontramos no 308, também mais desportiva, onde apresenta um novo estilo de para-choques. Na lateral, o destaque vai ainda para a ampla superfície vidrada, assim como para as jantes de 20’’ polegadas, apresentadas nesta unidade presente nas fotos oficiais, que poderão ter um desenho, talvez, demasiado disruptivo para o publico em geral. Estarão disponíveis entre as 17’’ e as 20’’ polegadas, portanto existe solução.

A secção traseira apresenta uma imagem diferente da que encontramos, por exemplo, no 308 SW. Aqui, os elementos luminosos estão interligados, com o novo logo da marca a estar ao centro. O para-choques traseiro mais volumoso e o spoiler continuam, também aqui, a destacar o lado mais dinâmico deste modelo.

O Peugeot 408 é um automóvel generoso em dimensões, já que é mesmo maior em comprimento que o 308, 3008 ou 5008. Com 4,69m fica atrás do Peugeot 508 por apenas 60mm. A altura ao solo também é mais elevada 40mm mais comparativamente com o Peugeot 308.

Já o interior é muito semelhante ao que encontramos no Peugeot 308, algo que está longe de ser negativo, já que é um dos interiores mais surpreendentes do seu segmento. Assim, podemos encontrar o já bem conhecido i-Cockpit, que conjuga o volante de pequenas dimensões com o painel de instrumentos montado em posição mais elevada. Ao centro, encontra-se o sistema multimedia, que tal como o painel de instrumentos conta com uma dimensão de 10,0’’ polegadas e um funcionamento intuitivo.

No capítulo da tecnologia, contamos com as já conhecidas ajudas à condução, como o Night Vision ou o cruise-control adaptativo com função Stop & Go, assim como atualizações remotas “Over the Air”, bem como um sistema de som Focal (opcional em algumas versões) com 10 altifalantes e um amplificador de 690W.

É igualmente esperado, que este novo Peugeot 408 ofereça um maior espaço para os passageiros traseiros. Quanto à bagageira, conta com 536L (podendo aumentar até aos 1611L com bancos rebatidos) com as versões híbridas Plug-in a descontarem 60L a esse valor.

Quanto a motores, o Peugeot 408 “deixa cair” as versões diesel. Assim, é composto por uma versão a gasolina, a mesma encontrada na gama 308, o 1.2 PureTech de 130cv unido a uma transmissão automática de 8 velocidades. As outras duas propostas são as também já conhecidas híbridas Plug-in, com 180 ou 225cv.

Para o futuro já foi confirmado o aparecimento de uma versão 100% elétrica deste modelo, tal como vai acontecer com o Peugeot 308. Mas quanto a isso, ainda não foram apresentados mais detalhes.

Este novo modelo será produzido na fábrica francesa de Mulhouse para o mercado europeu, começando posteriormente a sua produção em Chengdu, na china, para o mercado doméstico desse país. A chegada aos concessionários europeus é esperada no início de 2023.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!