“Novos ventos”
A ofensiva da eletrificação da Renault não parece abrandar, exemplo disso é a adição do Rafale, o novo SUV coupé, que passa igualmente a ser o novo topo de gama. O modelo já está disponível para encomenda na rede de concessionários da marca francesa.
A gama Rafale estará dividida em dois níveis de equipamento (Techno e Esprit Alpine), ambos animados por um grupo motopropulsor híbrido de 200cv, prometendo baixos níveis de consumos e emissões (4,7l/100km e 105g CO2/km).
Com 4,71m, o Rafale é construído tendo por base a plataforma CMF-CD, com o objetivo de ser uma proposta emocional, mas também racional, não apenas devido ao seu sistema híbrido, mas igualmente a um amplo espaço interior. Por exemplo, a bagageira apresenta 627l, capacidade que é mais normal nas “tradicionais” carrinhas do que num SUV coupé como este. O modelo estreia igualmente o teto panorâmico opacificante Solarbay, que pode ficar transparente ou opaco, graças a um simples toque num botão. Tal como as mais recentes propostas da marca do losango, também conta com um sistema multimédia com Google Assistant.
A afinação do chassis quer ser mais desportiva, por isso a Renault dotou o modelo com o sistema de quatro rodas direccionais 4Control Advanced, de forma a melhorar a agilidade e o comportamento.
Até ao final do ano de 2024, a gama Rafale será acrescentada com uma versão E-Tech 4×4 com 300cv, que graças a um motor elétrico montado no eixo traseiro, permite o aumento e potência e a tração integral.
Por enquanto, a gama começa nos 45.000€ para o Rafale Techno, enquanto o Esprit Alpine tem um preço de partida de 50.000€. As entregas deste novo modelo irão acontecer no Verão de 2024.