Home Notícias Para partilhar a adrenalina em família – Audi RS 6 Avant GT

Para partilhar a adrenalina em família – Audi RS 6 Avant GT

Para partilhar a adrenalina em família – Audi RS 6 Avant GT
0
0

“Uma despedida à altura”

 

Inspirada no Audi 90 quattro IMSA GTO dos anos 80, a Audi desvendou o RS 6 Avant GT, uma edição limitada e ainda mais radical da sua proposta desportiva. Mais leve e com 630cv, promete ser um dos familiares mais radicais do ano

Os fãs da Audi e do desporto automóvel em geral, relembram-se dos Audi S1 Quattro que correu nos anos 80 nos saudosos Grupo B. Mas, nessa mesma época, também nos podemos lembrar do 90 quattro GTO que correu 1989 no campeonato IMSA, nos Estados Unidos. Neste camponato de protótipos, a marca garantiu sete vitórias, todas pela mão de Hans Joachim Stuck.

A marca garantiu o segundo lugar, não tendo no entanto participado em duas provas de longa distância, que possivelmente lhe daria o titulo no final dessa época.

Desta forma, para prestar tributo a esse emblemático modelo, mas igualmente para marcar a versão final do RS 6 Avant Performance, a Audi criou a versão GT, limitada a 660 unidades, com uma clara inspiração no modelo de competição.



Para além das cores “de guerra” da marca (que não é obrigatória), contamos ainda com um maior dotação de elementos aerodinâmicos, assim como umas jantes de 22’’ polegadas de cor branca, revestidas por pneus Continental Sport Performance 7 285/30 R22.

Em termos técnicos, continuamos a encontrar o propulsor a gasolina V8 4.0l biturbo com 630cv e 850Nm de binário, mas com a vantagem de ter de carregar menos 15kg (face ao RS 6 Performance), valor que o RS 6 Avant GT subtrai na balança, graças a elementos em fibra de carbono. No entanto, mesmo que o peso ainda ascenda aos 2075kg, isso é algo que não impede esta proposta alemã de cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 3,3s.

A velocidade máxima é de 305 km/h.

As maiores diferenças encontram-se nas ligações ao solo. A suspensão com coilovers que permitem um ajuste que pode “rebaixar” até 10 milímetros a altura deste Audi, bem como amortecedores triplamente ajustáveis e barras estabilizadoras mais firmes (30% na frente e 80% atrás).

Ao contrário dos “normais” RS 6 Avant, o RS 6 Avant GT não é totalmente produzido na linha de Neckarsulm. As 660 unidades irão até Böllinger Höfe, onde são fabricados os R8, e-Tron GT e e-Tron GT RS, para posteriormente montarem, à mão, por sete funcionários experientes, os elementos que distinguem esta versão especial e limitada.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!