Home Notícias Rafale: o novo topo de gama da Renault

Rafale: o novo topo de gama da Renault

Rafale: o novo topo de gama da Renault
0
0

“Altos Voos”

Inspirado pela aviação e batizado com o nome que é dado a um vento forte, o Renault Rafale é o novo topo de gama da marca francesa, que apresenta este SUV Coupé de segmento D, com várias inovações e um design que pretende atingir clientes premium.

Depois de democratizar os SUV Coupé com o Arkana em 2021, a Renault aproveitou uma vez mais este tipo de carroçaria para o Rafale, modelo que é o primeiro a ter sido desenhado por Gilles Vidal (ex-diretor de design da Peugeot) e que contém todos os elementos estilísticos que a Renault pretende apresentar no futuro.

A dianteira conta com alguns elementos que já tínhamos visto no renovado Clio, enquanto a grelha de grandes dimensões confere tanto um aspeto mais desportivo ao modelo, como elegante, graças ao padrão (de pequenos losangos) exclusivo. O dinamismo é mesmo algo que ser enfatizado por este novo modelo da marca francesa, o que se pode também observar nos seus para-choques com um desenho mais agressivo, capot longo ou pelas suas jantes de grandes dimensões. Atrás, o spoiler destaca-se, assim como o vidro traseiro inclinado, que dá origem a um portão de bagageira que assume alguma verticalidade no seu desenho. Os farolins LED não são em formato “C”, algo que o distingue das outras propostas da gama.

Quanto a dimensões, o modelo assente na plataforma CMF-CD, conta com 4,71m (o que o aproxima das dimensões do recém apresentado Espace), sendo no entanto 2cm mais largo que este, assim como 3cm mais baixo. No entanto, a altura ao solo permanece a mesma, com 180mm.



No interior, as semelhanças são mais do que obvias com o Austral e Espace, tanto no desenho como no arranjo dos comandos, protagonizados pelos dois ecrãs de grandes dimensões. Porém, o volante foi redesenhado para este novo Rafale. Para além disso, os grafismos são igualmente diferentes e o sistema de infotenimento também, contando com a mais recente versão Android Automotive.

Os frisos decorativos também são específicos, contribuindo para uma imagem mais premium no interior, que não esquece a desportividade no nível Esprit Alpine, que conta com assentos com maior apoio e mesmo a possibilidade de iluminar o logo Alpine nas costas dos bancos.

Mas, no seu interior, o Rafale tem como principal argumento o seu novo tejadilho em vidro. Denominado Solarbay, tem a capacidade de ficar opaco ou translucido, graças a cristais líquidos, não necessitando que isso seja feito em toda a dimensão do vidro, podendo contar com diferentes posições.

Graças ao solarbay (e à inexistência de uma cortina) a altura não foi prejudicada para os passageiros traseiros, que contam com o mesmo espaço para as pernas que o Renault Espace, mas que perdem muito pouco na altura para a cabeça. Também nos lugares traseiros, o apoio de braços “sobe de nivel”, contando duas portas USB, espaços de arrumação e suportes para os smartphones durante as viagens.

Quanto à bagageira, são 530l de capacidade, ficando acima do Austral, mas abaixo do Espace.



No seu lançamento, o Renault Rafale vai estar disponível com motorização híbrida E-Tech com 200cv (a mesma que encontramos no Austral e Espace). Depois, será altura de surgir uma variante Plug-in com 300cv e que graças à montagem de outro motor no eixo posterior, contará com tração às quatro rodas.

Tal como os dois modelos referidos acima, o Rafale incorpora o sistema 4Control (quatro rodas direcionais), mas conta com afinações especificas que pretendem garantir uma experiência de condução mais gratificante. As “mexidas” foram feitas na suspensão (molas, amortecedores e barra estabilizadora), na direção (menos desmultiplicada) e no controlo de estabilidade.

O novo Renault Rafale E-Tech híbrido chega aos concessionários da marca na primavera de 2024, com os seus preços a não terem sido ainda avançados pela marca gaulesa.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!