Home Notícias O que sabemos sobre a nova geração do Mini Cooper

O que sabemos sobre a nova geração do Mini Cooper

O que sabemos sobre a nova geração do Mini Cooper
0
0

“Vida dupla”

 

Após surgirem algumas fotos tiradas na Califórnia à segunda geração do Mini Cooper elétrico, fomos investigar o que se sabe – até ao momento – sobre o icónico modelo britânico.

 

Será elétrico… e não só!

Pois é, embora a versão fotografada seja a variante elétrica do Mini Cooper, a marca continuará a oferecer o modelo com motorizações térmicas. O elétrico será produzido na China, numa joint-venture celebrada entre a BMW e a Great Wall, enquanto as versões a combustão do modelo serão construídas em Oxford.

Essas utilizarão uma plataforma totalmente diferente, embora vá seguir os cânones de estilo desta unidade fotografada na “solarenga” Califórnia, sem qualquer camuflagem.

 

Já se sabem alguns detalhes sobre a potência.

A nova geração do Cooper contará com uma potência semelhante à encontrada atualmente no Mini Cooper SE, ou seja, 184cv. Mas, como começam a surgir os desportivos elétricos, a marca irá lançar uma versão mais potente chamada SE – não fiquem confusos – possivelmente com 215cv. Fala-se ainda que poderá aparecer igualmente o primeiro John Cooper Works elétrico, a debitar cerca de 250cv.

Em termos de bateria, o Cooper (de 184cv) irá contar com uma capacidade de 40kWh, esperando-se uma autonomia de 386km, enquanto o Cooper SE (215cv) contará com uma bateria de maiores dimensões, com 54kWh para atingir um alcance de 482km. Valores bem superiores ao que encontramos atualmente no Cooper SE, que monta uma bateria de 32,6kWh capaz de 230km…



Mas voltemos aos Cooper a combustão…

Esta “nova geração” será uma versão altamente modificada do modelo que conhecemos desde 2014, o que é compreensível  já que a União Europeia pretende banir os automóveis a combustão a partir de 2035. Dessa forma, desenvolver toda uma nova plataforma para “tão pouco tempo” não seria rentável…

Em termos de motores deveremos contar com o 1.5 Turbo que irá equipar o Cooper “térmico”, enquanto o Cooper S deverá continuar a ser movido pelo 2.0 Turbo. Não são esperadas, por isso, grandes diferenças em termos de performance. Atualmente a potência varia entre os 136cv e os 178cv do S. Não existem rumores de vir a existir uma versão JCW térmica. Mas quanto a isso teremos de aguardar.

 

Quais serão os preços e versões?

Falar de preços nesta altura é algo prematuro, mas espera-se que o Cooper elétrico não seja mais caro do que a versão atual que inicia nos 37.050€.

Quanto a versões, o Mini Cooper estará disponível apenas na variante de 3 portas, com o Aceman a vir a ser o responsável pela substituição da variante 5 portas do Cooper. Esse modelo será mais elevado, assim como apenas elétrico. A chegada ao mercado do novo Mini Cooper elétrico é esperada para Maio de 2024, com as versões a combustão a surgirem meses depois.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!