Home Ensaios Fiat Tipo Cross 1.0 Firefly 100

Fiat Tipo Cross 1.0 Firefly 100

Fiat Tipo Cross 1.0 Firefly 100
0
0

“O mais aventureiro dos Tipo”

 

O Tipo é um modelo de inegável sucesso para a marca italiana, usando a melhor receita que a Fiat sabe fazer, juntando ingredientes simples num automóvel que fica, ainda assim, completo e com um preço comedido. Disponível (quase desde o seu lançamento) em três diferentes carroçarias – Sedan, Hatchback e Station Wagon – o Fiat Tipo foi renovado, passando a oferecer a variante Cross assim como muitas outras novidades de interesse.

A ideia usada neste restyling esteve longe de ser engenhosa, mas inteligente do ponto de vista de vendas. Primeiro, “se está bom, não estragues”, ou seja, olhamos para um Fiat Tipo e continuamos a reconhecê-lo como tal, e em segundo, “junta-te a eles”, ao piscar o olho ao fenómeno Crossover, juntando o aspeto “rugged” a este modelo de segmento C.

As diferenças podem encontrar-se na dianteira, com o logo FIAT, transversal em toda a gama, mas com os para-choques exclusivos à frente e atrás com inserções cromadas, que se estendem às proteções em plástico negro que envolvem também as cavas das rodas. Destaque também para as barras cromadas de tejadilho. As jantes de 17’’ polegadas são exclusivas do modelo, assim como esta cor Laranja Paprika, opcional, mas que muito faz pelo estilo exterior deste Tipo Cross.



A altura ao solo é superior em 40mm, o que permite atravessar alguns caminhos mais “esburacados” ou subir algum passeio mais alto.

Passando para o seu interior, encontramos mais diferenças. Em primeiro lugar, contamos com um novo volante, mais desportivo e um painel de instrumentos que assume agora um aspeto digital, de fácil leitura e muito completo. Para além dessa adição, o Tipo pode agora contar com um sistema multimedia UConnect, mais avançado, com 10’’ polegadas, semelhante ao que encontramos no novo Fiat 500. Este sistema é completo e permite a integração de smartphone (Apple CarPlay e Android Auto) sem fios, o que, em conjunto com o espaço de carregamento de indução situado abaixo dos comandos físicos da climatização, pode tornar este Tipo Cross totalmente livre de fios. De qualquer maneira, ainda existem mais 2 tomadas USB para os restantes passageiros, incluindo uma dedicada aos assentos traseiros.

A posição de condução é confortável e bastante ampla nos seus ajustes, enquanto os lugares traseiros assumem uma boa habitabilidade para quem viaja atrás, contando ainda com um apoio de braço central. A bagageira é uma das maiores no que toca às berlinas de segmento C, com 440L de capacidade.



A outra novidade maior neste Fiat Tipo está no seu propulsor, que conta agora com o 1.0 Firefly de 100cv, que permite uma entrada de gama com uma potência superior (quem quiser o diesel, tem o 1.3 MultiJet de 95cv). Este motor trabalha em conjunto com uma transmissão manual de cinco relações, que prima por um nível reduzido de ruído, mostrando-se mais enérgico acima das 2000rpm.

Em termos de performances, serve perfeitamente para a vida deste Fiat, mesmo que a sua ficha técnica assuma mais de 12s para cumprir a tarefa dos 0 aos 100km/h, o que na prática não é assim tão notório. O comportamento dinâmico é neutro, sem reações estranhas, com o Tipo a ser um bom companheiro em cidade. A direção, se por um lado é algo leve para ser comunicativa o suficiente para uma condução mais empenhada, por outro lado, e com a ajuda do modo “City”, torna a condução mais descontraída em cidade, principalmente na altura das manobras. A suspensão tem uma afinação correta, com uma boa tolerância ao mau piso, conseguindo, mesmo aí, ser confortável. Nome Cross justificado, uma vez mais.

Quanto aos consumos, em ciclo combinado ficaram pelos 6,6l/100km, que está em linha com o que os seus concorrentes apresentam, enquanto em autoestrada, mesmo com uma relação a menos do que seria ideal, conseguiu, a 120km/h, um consumo de 5,3l/100km, graças a uma última relação mais longa.

Ainda no capítulo da condução, ponto de destaque para o elevado equipamento de segurança ativa, como o cruise-control adaptativo (que pode ser desligado e usado apenas como cruise-control normal), travagem autónoma de emergência, assistente ativo de via, alerta de ângulo morto, assim como sensores de estacionamento à frente e atrás.

No final, este Fiat Tipo Cross é uma versão mais emocional de uma das propostas mais racionais do mercado. Mesmo mais elevado que o Tipo “tradicional”, o seu preço continua em conta, com esta unidade, já com opcionais, a ficar abaixo dos 26.000€. Para além de um equipamento generoso, o seu espaço interior e bagageira são do melhor que o segmento tem para apresentar. O seu aspeto mais aventureiro e esta cor laranja fazem o resto.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!