Home Notícias Dacia apresenta resultados de 2023 e ambições para 2024

Dacia apresenta resultados de 2023 e ambições para 2024

Dacia apresenta resultados de 2023 e ambições para 2024
0
0

“Essencial e Cool”

 

Em 2023, a Dacia teve o “melhor ano de sempre” ao conseguir o 4º lugar de vendas, com a curiosidade de ficar a apenas 7 matriculas do terceiro lugar. Para se ter uma noção deste sucesso, a marca subiu 10 lugares no ranking…em dois anos!

Para além de sabermos os detalhes da performance de 2023, conhecemos ainda os planos para 2024, bem como o totalmente novo Duster.

 

Os resultados

Para além de garantir esse 4º lugar, a Dacia foi a marca líder em Portugal no que diz respeito a vendas a clientes particulares, já que grande parte das vendas no nosso país são direcionadas para as empresas. Em números redondos, a marca conquistou o coração de 7511 clientes particulares, o que significa que 1 em cada 5 Portugueses escolheram a Dacia como a marca do seu novo automóvel.

José Pedro Neves, diretor geral da Dacia Portugal revelou que o modelo de maior sucesso foi o Sandero, que foi o mais vendido para os particulares e o 2º no mercado global. O Duster, que se prepara para passar o testemunho para a nova geração, conseguiu ainda um 2º lugar nos particulares, enquanto o Spring foi o elétrico mais vendido aos particulares, garantindo-lhe igualmente um lugar no TOP 4 de vendas de veículos elétricos.

Na Europa, os números também foram positivos, tal como nos revelou Timothy Manuel, Vice-President Sales, Marketing & Operations da Dacia.

O crescimento face a 2022 foi de 14,6%, com mais 84.000 unidades vendidas, conseguindo assim entrar pela primeira vez no Top 10 Europeu, ficando à frente de marcas que tinham, até há bem pouco tempo, “lugar cativo” nesse Top.

Dessa forma foi conseguido um recorde de quota de mercado, com 4,4% em particular e 8,3% em retail. No panorama Europeu, o Jogger foi o modelo que mais subiu nas suas vendas.



Os planos de futuro

Timothy Manuel revelou ainda os planos para 2024, que terá no Duster a sua maior “estrela”, novo modelo que pudemos ver ao vivo pela primeira vez em território nacional.

Mas as novidades não ficam por aí, já que a Dacia apresentará igualmente a nova geração Spring, assim como o Bigster, no final de 2024.

Para Portugal, existe ainda a novidade da inclusão do Logan na gama, que terá interesse para empresas e empresários em nome individual.

Em 2024 ficará igualmente pronto todo o “rebranding” da rede de concessionários, que melhoram a percepção da marca, que quer ser uma “Value for Money Brand” e não uma “marca Low Cost”, prova disso é de que 70% das vendas totais são das versões mais equipadas.

A marca quer crescer +25% nas empresas, conseguir 30% das vendas com origem no digital. Para além disso, a marca oferecerá o Dacia Zen, conceito que aumenta a garantia em um ano, por cada revisão feita, até um limite de sete anos.

 

O novo Duster

Lançado originalmente em 2010, o Duster é a “bandeira” da Dacia, com um interesse que está longe de abrandar por parte dos clientes por esta segunda geração que surgiu em 2017. Agora em 2024 é o ano da chegada da terceira geração do mais popular modelo da marca, totalmente novo e mais atento aos pormenores. O novo modelo tem grandes novidades nas motorizações, mas igualmente na tecnologia e espaço a bordo.

Ao vivo o modelo está bem conseguido a nível de design, com um aspeto robusto e mais “upmarket” do que estamos habituados. A capacidade aventureira está patente por uns novos plásticos reciclados e resistentes aos riscos, assim como uma altura ao solo elevada e que apresenta bons ângulos.

O interior está mais agradável à vista, assim como conta com uma maior dotação de equipamento. O espaço a bordo é desafogado, com a bagageira a ter aumentado a sua dimensão face à geração que prepara agora para se despedir.



Em termos de motorizações, o modelo “deixa cair” as propostas a gasóleo, com a inclusão de uma variante híbrida, como a estreada no Jogger.

Na base da gama está o ECO-G, uma proposta de 100cv e bi-fuel (gasolina e GPL), com as motorizações somente a gasolina a estarem representadas pelo TCe 130, que estará disponível tanto com tração dianteira, como 4×4. O Hybrid 140 é a novidade, que promete conforto de condução e mais poupança em condução citadina.

Os preços do novo modelo ainda não são conhecidos, mas a nova geração Dacia Duster já tem data de chegada aos concessionários, algo que acontecerá durante o mês de Maio.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!