“Indicações positivas”
A convite da Polestar, estivemos na quinta edição do Ecar Show, o salão dedicado aos automóveis híbridos e elétricos, que decorreu na FIL (Feira Internacional de Lisboa) entre 12 e 14 de maio.
Junto a um grupo bem composto de marcas, a Polestar mostrou, em estreia ibérica, o Polestar 2 MY24, a versão revista do modelo pioneiro da marca exclusivamente elétrica, junto ao Polestar 2 BST 270, a versão mais extrema da berlina de segmento D. O Polestar 3 também esteve presente, mas não fisicamente. Os visitantes puderam ver, através de realidade aumentada, o próximo modelo que irá surgir no mercado europeu.
Miguel Pinto, Managing Director da Polestar Portugal, referiu: “Estamos bastante satisfeitos por anunciar a estreia ibérica do novo Polestar 2 em Portugal. Neste novo model year, o Polestar 2 apresenta melhorias substanciais na tecnologia e nos componentes mecânicos do sistema de transmissão elétrica, bem como um design frontal revisto com a nova SmartZone.”
“Mas, o que mudou no Polestar 2?”
Basicamente, o modelo conta agora com novos motores, uma condução mais refinada, melhores tempos de carregamento e a mudança da tração dianteira para a traseira, na versão Single motor.
No exterior, o destaque vai para a nova grelha dianteira, que é agora da cor da carroçaria e conta com o SmartZone, apresentado no Polestar 3. Este elemento incorpora algumas das características mais importantes da segurança ativa do automóvel, onde se incluem a câmara frontal e o radar de médio alcance.
As jantes de 20’’ polegadas do Performance Pack foram igualmente revistas, para alinhar com a expressão mais desportiva dos restantes modelos Polestar que irão surgir já num futuro bem próximo.
Em termos “mecânicos” a maior novidade é a da passagem da tração dianteira para traseira, alimentado, no Single motor, por um motor com uma potência de até 220kW (anteriormente era de 170kW) e 490Nm (mais que os 330Nm anteriores). Comparando a performance, os 0 aos 100km/h demoram agora menos 1,2s nesta versão Single Motor, cumprindo essa tarefa em 6,2s.
O Dual Motor tem agora polarização traseira, ou seja, tem um novo setup de transmissão, sendo agora o motor primário montado na traseira, com o motor assíncrono a estar montado no eixo dianteiro. Aqui, o sistema pode produzir até 310kW e 740Nm de potência, para além de oferecer agora uma capacidade de tração melhorada. A eficiência sai igualmente a ganhar, com a função de desativação do motor dianteiro, a ser acionada quando esse não é necessário. O Performance Pack continua disponível, oferecendo uma potência total de 350kW (476cv) e uma aceleração até aos 100km/h em apenas 4,2s!
A autonomia e carregamentos também foram melhorados.
A versões Long Range recebem novas baterias de 82kW, enquanto o Standard Range mantém os mesmos 69kWh de capacidade, contando agora com 24 módulos. A potência de carregamento é possível de atingir os 205kW nas versões Long range (que pode garantir até 654km de autonomia) e 135kW para as baterias Standard range (que podem alcançar os 518km com uma carga completa).
Mais equipado e está quase a chegar…
O Polestar 2 contou com uma maior dotação de equipamento, com as funções de alerta à condução a serem agora oferecidas de série, onde se destaca o Blind Spot Information System (BLIS), Cross Traffic Alert e o Rear Collision Warning & Mitigation, que se juntam à câmara de 360º e espalhos exteriores anti encadeamento. No conforto, o carregamento wireless para o smartphone também passa a estar disponível sem custos.
O Polestar 2 MY24 já pode ser encomendado e chega ao mercado nacional depois do verão, com as primeiras entregas a estarem previstas para o último trimestre de 2023.