Home Ensaios Teste Completo: Audi A3 Sportback 35 TFSI S tronic

Teste Completo: Audi A3 Sportback 35 TFSI S tronic

Teste Completo: Audi A3 Sportback 35 TFSI S tronic
0
0

“A tradição (ainda) é o que era”

 

O segmento compacto das marcas premium alemãs é hoje, mais do que nunca, uma importante parte do nosso mercado, tanto que até as marcas generalistas se começam a esforçar cada vez mais para aumentar a sua qualidade de forma a combater (quase) diretamente contra estes.

Se hoje isso é uma realidade, de existirem hatchbacks de segmento C de marcas premium alemãs, muito se deve ao Audi A3. Este foi o modelo que “abriu caminho” a este verdadeiro fenómeno, modelo que é produzido pela Audi desde 1996 e que já garantiu mais de cinco milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Finalmente, chegou a altura de testar a quarta geração deste compacto modelo germânico.

 

Exterior

Com um design que rompe com a geração anterior, mas que não passa por um desconhecido, o Audi A3 Sportback segue assim com a sua tendência de um desenho robusto, graças a superfícies bem delineadas e vincos que lhe conferem também uma elevada dose de desportividade no seu desenho, sem cometer o erro de ser demasiado agressivo como outras propostas.

A dianteira é, sem dúvida, a secção que mais impacta num primeiro olhar, principalmente se, tal como esta unidade, contar com o nível S Line. Com uma altura ao solo mais baixa, encontramos na dianteira entradas de ar de maiores dimensões, assim como uma nova grelha singleframe, agora com um padrão “favo de mel”, assim como um novo desenho, mais original, dos grupos óticos totalmente em LED.

Na lateral, as suas ancas mais evidenciadas “abraçam” bem as cavas das rodas, preenchidas com umas jantes de 17’’ polegadas desta unidade, que podem ir até às 19’’, num verdadeiro caso de “escolha é o que não falta”. A linha lateral inferior, também faz muito por mascarar o crescimento deste A3 face à anterior geração, medindo agora 4,34m de comprimento.

A retaguarda aproveita a sua linha de cintura para dar forma e “suporte” aos farolins traseiros (também em LED). Nesta versão com trajes mais desportivos, o para-choques traseiro é igualmente exclusivo, contando, como tem sido moda nos seus concorrentes, com uma “dupla ponteira de escape”. Entre aspas… porque é falsa.



Interior

Dentro de portas, o Audi A3 Sportback recebe um habitáculo mais moderno, digitalizado e ao gosto deste cliente premium cada vez mais exigente neste campo. Assim, de série, o Audi A3 traz consigo dois ecrãs digitais: um como instrumentação, outro como sistema multimédia.

Sentados no lugar do condutor, a posição de condução é, como habitualmente nas propostas da marca, passível de múltiplos ajustes, de forma a garantir o melhor encaixe e conforto possíveis, para quem vai ao volante, independentemente da sua estatura. O volante com boa pega e de formas regulares também ajuda a isso. E é daqui o melhor local também para avaliar este novo tablier.

O virtual cockpit dispensa apresentações, já que apresenta uma boa leitura, graças à Audi não ter tentado revolucionar algo que não necessita de ser revolucionado, ou seja, continua a contar com um arranjo similar ao analógico, mas com a vantagem da personalização só conseguida pela digitalização.

O ecrã multimédia está colocado ao centro. Com 10,1’’, conta com um sistema fácil de utilizar e completo, contando mesmo com Apple CarPlay e Android Auto sem fios, que é, verdade, o “software” que muitos de nós utilizamos a maior parte do tempo. Abaixo desse ecrã, vantagem do Audi face aos seus colegas de grupo, ao contar com ajustes físicos da climatização, algo que não também não precisa de ser reinventado. Assim, desta forma, melhora a ergonomia e facilidade de utilização.

Os bancos desta unidade eram confortáveis, mas como veremos em andamento, poderiam contar com mais apoio, nomeadamente nos ombros e pernas, mas, tal como foi dito acima sobre as jantes, é tudo uma questão de gosto, existindo muitos à escolha de quem decidir ter um Audi A3 na garagem. Portanto, fica o conselho: se puder, opte por uns mais desportivos.

Para quem viaja atrás, as notícias são boas, já que esta nova geração conta com mais espaço do que a anterior, contando com um bom espaço para as pernas, onde se aconselha a viagem a dois adultos. Destaque para a saída de ventilação dedicada para essa segunda fila. A bagageira serve para as malas dos quatro (ou cinco) passageiros, contando com 380L de capacidade. Se isso não chegar, existe a possibilidade de rebater os bancos na proporção 40/20/40.



Condução

É altura de ligar o 35 TFSI, ou seja, o 1.5 TFSI de 150cv que conta com uma “micro-hibridização” (MHEV) fazendo, de certa forma, um “par eletrificado” com o TFSIe, a solução Plug-in da gama A3.

Este conjunto (35 TFSI) assenta quase “como uma luva” para esta proposta, com um nível de potência suficiente até para fornecer algumas emoções ao volante, relativamente ao seu peso de 1395kg. Prova disso é uma velocidade de ponta de 224km/h, mais do que suficiente para uma proposta familiar como esta.

As sensações continuam positivas, graças ao seu chassis, fruto da plataforma MQB Evo do grupo Volkswagen, que confere um bom pisar e conforto, o que em conjunto com uma boa insonorização prova que estamos a bordo de um automóvel verdadeiramente premium.

Para ajudar, a dinâmica de condução acaba por ser divertida, graças a uma direção informativa e a um chassis que responde muito bem, mesmo quando o queremos explorar um pouco mais, transmitindo muita confiança em curva, assim como uma boa transferência de massas. A suspensão ligeiramente mais firme pode fazer-se sentir mais em piso degradado (nunca sendo desconfortável), mas que ajuda a elevar essa sensação de diversão para quem vai ao volante, demonstrando igualmente uma elevada solidez do conjunto.

A transmissão S tronic de 7 relações é a única disponível para este propulsor, e isso não é um contra, já que faz “par perfeito” com este motor de 150cv. Bem escalonada e suave nas passagens, conta com patilhas de seleção para quando queremos “entrar na ação”, assim como um modo “coasting” que deixa rolar este Audi A3 Sportback e conseguir consumos muito interessantes. No final de um ensaio de mais de 600km, a média conseguida em trajetos combinados foi de 6,3L/100km. Em velocidades controladas, é possível ver sem qualquer problema números de consumo a começar por 5… ou menos.

 

Conclusão

O Audi A3 Sportback é uma daquelas propostas em que pouco há a dizer, é um automóvel com o qual conseguiríamos bem conviver durante largos anos. O seu exterior evoluiu e está mais desportivo, o interior continua a saber receber, está mais moderno e conta com uma boa posição de condução. Neste caso, o motor 1.5 TFSI de 150cv é um excelente equilíbrio em termos de prestações/consumo, juntando-se a um chassis que diverte quem vai ao volante. A oferta A3 começa nos 29.974€ (esta unidade custava mais de 45.000€). Preço premium, é verdade, mas é uma das melhores escolhas para quem procura exatamente isso, um segmento C premium. Porque, como disse, neste segmento a tradição (ainda) é o que era…

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!