Início Comerciais Ensaio by MotorO2 – Isuzu D-MAX 2.5 TD 4X4

Ensaio by MotorO2 – Isuzu D-MAX 2.5 TD 4X4

Ensaio by MotorO2 – Isuzu D-MAX 2.5 TD 4X4
0
0

“Work Horse”

A fim de servir cada vez melhor os nossos leitores, decidimos criar uma nova secção no nosso website, dedicada a veículos utilitários e de trabalho. Isto porque cada vez mais o comprador desta classe de veículos está preocupado com questões que os veículos de passageiros já dominam à muito tempo, como o conforto, agradabilidade de condução e tecnologia empregue.

Assim sendo, o primeiro automóvel a “pisar” esta nova secção do nosso site é proveniente do Japão, de uma marca que merece muito respeito por ser uma das maiores construtoras mundiais de motores diesel. Falo claro da Isuzu, que comemora este ano o seu centenário.

A Isuzu possui uma gama limitada e maioritariamente comercial, com a sua D-MAX a ser o modelo a merecer mais atenção por ser polivalente, ou seja, tanto pode ser utilizada como parceira de trabalho, quanto veículo de lazer. Assim, ao contrário de muitos comerciais, pode fazer com que esta Isuzu seja a única “moradora” da sua garagem e utiliza-la de segunda-a-segunda.

Na gama D-MAX tem disponível a variante com cabine dupla e cinco verdadeiros lugares, mas a nós foi atribuída a especificação de cabine longa, o que proporciona uma superior capacidade de carga, a maior do seu segmento (1500kg), ao mesmo tempo que oferece para o condutor e passageiro a mesma qualidade de vida no seu interior.

E se pensa que as pick-up são sinónimo de um interior mais pobre, engane-se, já que a D-MAX apresenta um interior bem desenhado e organizado, juntando uma ergonomia funcional ao espaço interior desafogado. Atrás dos dos dois lugares podemos contar ainda com um lugar traseiro opcional para pequenos trajectos, acessível através da 1/2 porta traseira. Esse espaço pode ser ainda utilizado para transportar compras ou outros artigos que não possam ser guardados na caixa exterior.

A qualidade do interior é tipicamente japonesa, obviamente sem materiais agradáveis ao toque, porque aqui isso não interessa, mas a convencer na montagem dos mesmos, sendo isenta de falhas. Este interior está assim a postos para os abusos do dia-a-dia típicos de um veículo deste género, transparecendo também que se manterá assim durante longos anos.

A Isuzu D-MAX tem no seu motor diesel, um dos principais cartões de visita, ou não fosse a marca uma grande especialista neste campo. Como nota de curiosidade o construtor japonês concebe e fabrica motores entre os 1.000 e os 30.000 cm3, com uma cadência de 16 milhões por ano!

Aqui está presente o 2.5 TD Twin-Turbo, que revela uma grande disponibilidade desde as rotações mais baixas, apresentando 400Nm logo às 1400rpm e uma potência máxima de 163cv. Este está ligado a uma caixa de 6 velocidades manual, com a última relação mais longa para beneficiar os consumos e apresenta um manuseamento não muito decidido, mas em contrapartida um tacto leve. No entanto devido à disponibilidade do motor nem temos de nos servir desta muitas vezes.

Com a direcção assistida hidraulicamente as manobras destes quase 5,3m de comprimento são bastante facilitadas, o que torna a D-Max agradável de se conduzir no dia-a-dia. Depois de quente o 2500 TD nem se faz notar muito, graças à caixa de velocidades de relações longas que o mantém a baixa rotação.

Se os comandos leves tornam a tarefa de condução mais simples, o sistema 4X4 torna fácil andar por caminhos onde o alcatrão não existe. O sistema “shift on the fly” consegue alternar a tracção das duas para as quatro rodas em movimento, através de um comando rotativo que permite escolher entre três posições, 2H, 4H e 4L. Esta última apresenta um rácio de 2.482:1, o que permite trepar terrenos ainda mais acidentados, com as protecções inferiores e os pneus mistos a garantirem que não acontecerão precauços indesejados.

Para rematar, o design bem conseguido e preço competitivo tornam a Isuzu D-MAX numa excelente proposta para quem pretende uma pick-up de trabalho, mas que não dispensa dos confortos de um normal automóvel, já que a conexão Bluetooth, cruise-control, sistemas electrónicos de segurança e consumos reduzidos, a tornam num veículo completo para o dia-a-dia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Isuzu D-MAX 2.5 LS Cabine Longa 

Especificações:

Potência –163cv às 3600rpm
Binário – 400Nm às 1400-2000rpm
Consumo Anunciado (Medido) – 7,4l/100km (8,0l/100km)

Preços:

Isuzu D-MAX desde: 21.850€
Preço da versão ensaiada : 28.900€

Segue-nos no Instagram!

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!