Home Comerciais Teste Comercial: Volkswagen ID. BUZZ Cargo Pro

Teste Comercial: Volkswagen ID. BUZZ Cargo Pro

Teste Comercial: Volkswagen ID. BUZZ Cargo Pro
0
0

“Mercadoria Premium” 

 

A eletrificação toca a todos, com os automóveis comerciais a não serem uma exceção. O Volkswagen ID. Buzz Pro Cargo dá um “check” em tudo o que é mais necessário, adicionando a isso a sua estética atrativa, podendo levar uma empresa a novos patamares de notoriedade quando se aproxima dos clientes. Foi, sem sombra de dúvidas, o automóvel comercial que mais gostei de conduzir e também o mais simpático de todos eles. 

É verdade que a componente emocional está mais presente em alguns tipos de automóveis, com os comerciais a não serem o primeiro exemplo que nos vem a cabeça. Mas no caso deste Volkswagen ID. Buzz Cargo, mesmo antes de estarmos ao volante, já começamos a ser conquistados pelo seu aspeto retro futurista, que é também um dos mais bem conseguidos dos últimos anos. 

Para isso, inspira-se no original Combi, o seu antecessor, para se tornar quase de imediato, num produto icónico. O seu estilo, inspirado pelo passado, combina as proporções modernas, capazes de serem atingidas graças a uma plataforma dedicada para automóveis elétricos. A dianteira não esconde a sua inspiração, mais ainda quando conta, tal como esta unidade, com a pintura especial com dois tons. O logo de grandes dimensões remete-nos para o passado, assim como o “V” em branco que delimita as duas tonalidades. 

Na lateral, as formas retas dão robustez a este Volkswagen, que conta com uma grande superfície vidrada que lhe dá a luminosidade e visibilidade tão necessárias. A proporção aqui é mais evidente, com as jantes de 20’’ polegadas (podem ser 18 ou 19) a preencherem bem as cavas das rodas, enquanto três elementos plásticos nos remetem para as saídas de ventilação da “pão de forma” original, que tinha o seu motor montado na traseira. 



A porta de acesso à carga pode assumir duas portas individuais ou esta mais convencional, igual à que encontramos no Volkswagen ID. Buzz de passageiros. Aqui, segue a inspiração da dianteira: logotipo grande, assim como elementos óticos esguios, que podem ser ligados por uma faixa LED em opção. 

Em termos de dimensões, a distância entre eixos é de quase 3 metros, com um comprimento de 4,71m. A altura de 1,93m permite entrar na grande maioria dos estacionamentos subterrâneos. Em termos de dimensões de carga, o Volkswagen ID. Buzz Cargo Pro conta com 4m³ de volume útil, o que graças a uma boa distância entre as cavas das rodas, permite transportar duas Europaletes, ainda que o peso de carga aceite por esta carrinha de mercadoria seja apenas de 650kg. O comprimento do local de carga é de 2,23m (1,30m de altura). Para aceder a este espaço, o ID. Buzz Cargo Pro conta com uma porta lateral deslizante do lado direito, com a do lado esquerdo a ser opcional por 418€, podendo mesmo contar com acionamento elétrico.

O habitáculo é confortável e bastante luminoso graças a uma enorme superfície vidrada. Com uma orientação horizontal, o tablier conta com um desenho simples, e é fácil de utilizar, contando com os elementos que já conhecemos dos outros modelos ID. da Volkswagen, seja o volante com comandos hápticos, o painel de instrumentos de pequena dimensão, mas claro na informação, assim como o sistema multimedia, que é completo (e que nos pareceu mais rápido). Os espaços de arrumação são vastos: nas portas contamos com dois espaços, assim como um generoso no topo do tablier, mais um abaixo da saída de ventilação central. 

Destaque para as variadas tomadas USB-C (cinco no total), mais uma de 12v. O local de carregamento por indução está bem conseguido, junto ao volante, que faz com que o telefone não saia da plataforma. Com três lugares de série, o ID. Buzz Cargo Pro pode contar com dois lugares individuais, caso o passageiro necessite de maior apoio, algo que o banco corrido para o 2º e 3º passageiros é mais difícil de garantir, pelo menos quando curvamos para um dos lados… Com essa solução é possível contar com uma consola central com mais espaços de arrumação. 



Passando para a condução, contamos com o mesmo conjunto que encontrámos, por exemplo, no Volkswagen ID.4 Pro Performance. Ou seja, o motor com 150kW (204cv) e 310Nm e uma bateria de 77kW (carga útil), que segundo a marca é capaz de fazer 425km em ciclo WLTP. Isto permite-lhe uma agilidade e capacidade de “empurrar” (já que é tração traseira) os seus 2390kg de peso, sem carga. A velocidade máxima está limitada aos 145km/h. 

Na prática, conduzir o Volkswagen ID. Buzz Cargo é uma experiência positiva, com a sua dimensão a ser camuflada pela visibilidade e facilidade de condução, graças a um reduzido raio de viragem. O peso da direção também é correto, o que coaduna bem com uma suspensão bem filtrada, sem o habitual saltitar típico destas propostas comerciais, quando circulam sem carga. A posição das baterias (e a sua largura generosa) dão uma confiança extra na altura de abordar as curvas, as quais o Volkswagen ID. Buzz Cargo Pro “desenha” sem quaisquer sobressaltos. 

A sua imagem exterior chama a atenção por onde quer que passemos, seja aos mais novos que pensam estar a ver uma espécie de desenho animado, ou aos mais velhos, com um misto de curiosidade e nostalgia. O certo é que este é um dos melhores parceiros para um negócio. Mais ainda se conferirmos que o seu consumo é bastante positivo, com uma média nos primeiros 300km que ficou “sub-19”, com 18,6kWh/100km em percurso verdadeiramente misto. Dessa forma, a autonomia esperada seria de 413km, o que torna a ansiedade de autonomia uma coisa cada vez mais do passado. Mas claro, estes valores foram medidos com a plataforma de carga vazia…

Para carregar, o ID. Buzz Cargo Pro aceita carga rápida até 175kW, o que permite restabelecer mais de 230km em 30 minutos. Em Wallbox, a carga máxima aceite é de 11kW. 

Mas, não há bela sem senão. Isto porque o seu preço ainda não está ao alcance de todos (ou de todas as empresas). Tal como dito logo no início, este é um automóvel de mercadorias premium, um “statement” ecológico, mas com muito conteúdo. E isso, paga-se. 

A ID. Buzz Cargo Pro está disponível desde 45.413€ (s/IVA), o que com alguns opcionais como esta unidade contava, fazem o preço ultrapassar a barreira dos 60 mil euros. Algo que muitas empresas não estarão dispostas a pagar. Para as que podem, esta ID. Buzz Pro Cargo pode ser um verdadeiro “billboard” com rodas, já que chama a atenção do público, enquanto não emite gases de escape nas cidades. É ideal para vários negócios, então se tiver uma padaria, por exemplo, este será o melhor pão de forma que poderia ter. 

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!