Home Notícias “Um ano de colisões e não só” – Os números de 2023 do EuroNCAP.

“Um ano de colisões e não só” – Os números de 2023 do EuroNCAP.

“Um ano de colisões e não só” – Os números de 2023 do EuroNCAP.
0
0

“Segurança cada vez mais apertada”

 

Num ano em que os testes se revelaram ainda mais rigorosos, não se cingindo apenas às colisões, a EuroNCAP testou apenas 18 modelos em 2023. O forte decréscimo face a 2022 – ano em que testou 73 automóveis – foi justificado devido aos “novos requisitos de segurança e novos cenários”

 

O melhor…e a eletricidade. 

Indo diretamente ao ponto fulcral: qual foi o automóvel que garantiu a melhor classificação em 2023?

Num ano em que 82% dos modelos testados garantiram as cinco estrelas (14 em 17), apenas três alcançaram as quatro estrelas. O automóvel que conseguiu a melhor pontuação geral foi o novo Volkswagen ID.7.

A energia elétrica foi a mais predominante neste ano de testes, com a presença de 14 modelos 100% elétricos. Para além disso, os modelos provenientes de marcas chinesas (9 dos 17 automóveis testados) também espelham a “invasão” destas marcas no velho continente.

 

Mas os clientes querem saber da segurança?

É uma questão complicada de responder, no entanto a EuroNCAP apresentou um gráfico referindo a correlação entre as pontuações conseguidas nos testes de segurança, com as vendas.

70,6% dos automóveis vendidos conseguiram a pontuação máxima, 17,9% com quatro estrelas, reduzindo para os 6,6% para automóveis que conquistaram três estrelas, com 2,3% e 1,3% para duas ou uma estrela, respetivamente.



E qual foi a evolução nos testes de segurança?

A EuroNCAP introduziu, em 2023, novos testes de segurança ligados a cheias e inundações. Dessa forma é testada a facilidade com que os passageiros conseguem sair do automóvel caso este fique submerso, verificando a abertura automática das portas e dos vidros elétricos. Quanto ao primeiro, todos os carros permitiram a abertura das portas após dez minutos debaixo de água, mas apenas 10 dos 17 modelos em teste, permitiram a abertura dos vidros.

O outro novo teste passa por testar o alerta de presença de crianças nos lugares traseiros, para evitar o esquecimento por parte dos condutores quando abandonam a viatura. Cinco dos dezassete modelos testados indicaram se os cintos traseiros estão apertados. Sete (41%) oferecem sistemas mais avançados, mas nenhum dos modelos testados conseguiram atingir a pontuação máxima neste novo capítulo criado pela EuroNCAP.

Os testes de travagem automática passam a ter em conta a deteção de motociclistas em curvas, com os resultados a terem sido excelentes na globalidade das viaturas testadas.

Por último, a segurança dos ciclistas também está reforçada, testando os alertas da sua presença quando o condutor (ou passageiro) se preparam para abrir as portas. 14 dos 17 automóveis contam com este sistema de prevenção, com o Lexus RZ a ser o único que conta com um sistema ativo que bloqueia a abertura da porta nestas situações.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!