“Depois do 3 vem o 4”
Foi em pleno ECAR SHOW que a Polestar apresentou ao público nacional o Polestar 4, o seu terceiro modelo, que tem igualmente um formato SUV (como o 3) mas de inspiração igualmente coupé.
O fator de destaque? A ausência de vidro traseiro.
Mas vamos por partes. Inspirado no concept car Precept, apresentado em 2020, o Polestar 4 conta com 4,84m de comprimento e uma largura de 2,14m, o que em conjunto com uma altura de apenas 1,54m lhe confere uma presença impactante, mais ainda ao vivo. Linhas fluídas e limpas, como é habitual na marca, não são exceção neste Polestar 4, conseguindo uma elegância geral, mesmo com uma ausência de vidro traseiro.
Mas porquê retirar o vidro?
Porque segundo a Polestar, estes vidros traseiros estão cada vez mais diminutos, algo que poderá ser substituído por uma câmara. E foi isso que fez, projetando a imagem no espelho retrovisor (que pode assumir a função apenas de espelho para ver os passageiros traseiros). Funcionará? Só o tempo (e o teste) o poderá comprovar.
No interior, o destaque vai para elevada qualidade dos materiais, bem como da sua montagem, assim como pelo ecrã central (em posição horizontal) com 15,7’’. Os lugares traseiros são verdadeiras poltronas, muito confortáveis e aconchegantes…muito graças à ausência do vidro traseiro.
O novo modelo, que chegará entre o Verão e Outono, estará disponível com duas variantes: Long Range Single Motor (68.000€) e Long Range Dual Motor (75.000€).
Em termos de bateria, as duas variantes utilizam a mesma, com 102kWh de capacidade, sendo capaz de carregar até 200kW em corrente contínua.
A versão LR Single Engine conta com um propulsor de 200kW (272cv) e 343Nm que “alimentam” as rodas traseiras. A autonomia ascende aos 620km com uma única carga.
A mais performante Dual Motor decresce esse valor para os 590km, mas conta com 400kW de potência combinada (544cv) e 686Nm geridos pela tração integral. Graças a isso, os 0-100km/h são cumpridos em apenas 3,8s. A versão mais potente, pode contar ainda com o Performance Pack que lhe confere atributos extra para quem conduzir importa.
Sobre isso, vale a pena ler o Teste especial feito aos renovados Polestar 2: