Home Ensaios Fast Forward – Nissan Ariya e4orce

Fast Forward – Nissan Ariya e4orce

Fast Forward – Nissan Ariya e4orce
0
0

“O mais apressado”

 

Depois de um Teste Completo, no ano passado, ao modelo 100% elétrico da Nissan, voltámos ao Ariya para o testar na versão mais potente disponível no mercado nacional.

 

O que muda neste Ariya que temos aqui?

 Comparativamente com o Nissan Ariya que esteve no MotorO2 em 2023, esta unidade aqui presente está equipada com um nível de potência superior, assim como tração às quatro rodas denominado, pela Nissan, de “e4orce”.

Basicamente, com um motor extra, este Ariya oferece 225kW (306cv) de potência combinada, mais 47kW (64cv) que o Ariya equipado com a mesma capacidade útil de bateria (87kWh) mas “apenas” com tração entregue às rodas dianteiras.

Graças a esse aumento de potência, o valor dos 0-100km/h reduz-se em 1,9s, com esta versão mais potente a demorar apenas 5,7s para cumprir essa métrica. A velocidade máxima de 200km/h permanece inalterada face à versão com 178kW de potência. 

Sente-se a diferença?

Sim, é bastante notória essa melhoria em termos de performances, ainda que o Nissan Ariya não seja, de todo, um automóvel que nos faça querer explorar uma estrada mais retorcida ou sentir níveis elevados de adrenalina. No entanto, mais do que a potência, o sistema e4orce (tração às quatro rodas) dá-nos uma confiança extra, ainda que dê mais primazia ao eixo dianteiro, antes das rodas traseiras entrarem “em cena”.

Em termos de peso, este Nissan Ariya não é um “peso pluma” pesando 2259kg, mais 140kg que a versão com tração dianteira.



Para quem serve?

Esta versão mais potente serve precisamente para quem quer um automóvel elétrico com prestações um pouco acima da média. É verdade que nesta “nova realidade”, os valores de potência sobem sem tanto “esforço”, assim como os tempos de aceleração diminuem até valores que, até há alguns anos, julgávamos ser difíceis de serem atingidos.

Para além disso, este é o Ariya a escolher para quem necessita de tração extra. Ou seja, ideal para quem resida em zonas onde as condições climatéricas ou do próprio piso não sejam as mais fáceis. Talvez essa seja a razão mais válida para “dar o salto” para esta versão.  

Vale a pena o custo extra?

 A diferença entre os dois é de quatro mil euros. Algo que justifica bem o aumento de potência, assim como a capacidade de contar com quatro rodas motrizes. No entanto, esses benefícios têm igualmente um custo negativo no que diz respeito aos consumos, que são mais elevados em média 1,5 a 2,5kWh a cada 100km, o que significa um valor final em torno dos 22kWh/100km, o que já se podem considerar algo elevado e se traduz, em termos de autonomia, em 400km reais, longe dos 509km anunciados pela marca japonesa.

Será este Nissan Ariya e4orce o automóvel ideal para mim?

 O Nissan Ariya pode ser, para muitos, a solução para quem procura um automóvel 100% elétrico familiar. É igualmente o Nissan mais importante da última década, oferecendo um estilo exterior apelativo, um interior bastante agradável, sem esquecer o vasto espaço interior e equipamento.

A versão Evolve e4orce, disponível por 62.640€, é dedicada a quem procura mesmo uma solução de tração integral, visto que, mesmo num andamento o Ariya rápido, o modelo não tem muito a oferecer na vertente dinâmica, tendo ainda como desvantagem um consumo algo elevado.

Portanto sim, o Ariya e4orce é o automóvel ideal para si caso procure um SUV 100% elétrico com tração integral. Se não é o caso, opte pelo Ariya com tração dianteira, a mesma bateria, conseguindo melhores consumos e uma poupança de quatro mil euros.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!