Home Ensaios Feliz Aniversário!  – Volkswagen Polo GTI Edition 25 em Teste

Feliz Aniversário!  – Volkswagen Polo GTI Edition 25 em Teste

Feliz Aniversário!  – Volkswagen Polo GTI Edition 25 em Teste
0
0

“Privilegiado”

 

Estávamos em 1998 quando a Volkswagen decidiu colocar a sigla GTI no Polo, algo que a marca já tinha feito no Golf, 24 anos antes. Essa decisão marcou o início de (mais) uma história de sucesso, que comemora agora o 25º aniversário do seu (atualmente) mais pequeno GTI. Com 207cv e elementos exclusivos, é um “Must-Have” para os amantes da condução…, mas não só!

Limitada a 2500 unidades para o mercado Europeu (e apenas 10 para Portugal), este Volkswagen Polo GTI Edition 25 destaca-se por elementos exclusivos. No exterior o foco vai para as jantes Adelaide, em preto, de 18’’ polegadas que contrastam com elementos em vermelho, como é o caso das pinças de travão ou do friso que percorre o interior dos faróis e a grelha dianteira em “favo de mel”. Os elementos em preto também são encontrados nas capas dos espelhos e tejadilho, assim como na extremidade do spoiler traseiro, elemento que a par com o nome “GTI” e a dupla ponteira de escape demonstram que estamos perante uma proposta exclusiva.

E a demonstração dos seus “anos de vida” está presente igualmente cá fora, na base das portas traseiras, assim como por um vinil decorativo na secção inferior.



No interior existem também pormenores de desportividade e exclusividade, como é o caso dos bancos (com bom apoio e suporte) revestidos em pele perfurada, assim como uma proteção na soleira da porta que nos recorda que estamos em uma de 2500 unidades deste pequeno desportivo de Segmento B. Cá dentro, destaque novamente para os elementos em vermelho que contrastam com o ambiente negro, assim como por um volante em pele específico, com uma pega mais espessa e inscrição “25”.

Atrás, encontramos o espaço que encontraríamos em qualquer outro Volkswagen Polo, o que prova que este modelo não é exclusivamente dedicado para aqueles que só procuram performance, deixando para trás todas as outras necessidades. O mesmo se passa com a bagageira que oferece 351l de capacidade e, debaixo do piso, uma roda suplente de emergência para que a (diversão de) condução não tenha que terminar abruptamente, mesmo quando há um azar.

Esta edição conta igualmente com um equipamento mais alargado, onde se destaca o Travel Assist, que faz parte do pacote de assistência IQ. Drive, conferindo a este Polo GTI o cruise-control adaptativo (e ativo) que permite uma condução mais relaxada, provando uma vez mais a sua polivalência. Para além disso, o sistema de iluminação IQ. Light com máximos adaptativos estão disponíveis igualmente de série.



“Start!”

Mas um GTI “pede” realmente para que seja conduzido, com este Polo GTI a não ser uma excepção. Numa era onde a eletrificação é ponto assente e uma realidade já bem presente, conduzir um pequeno desportivo “puro” como este, pode-se designar como um pequeno prazer. Debaixo do capot encontramos o motor 2.0 TSI, capaz de oferecer 207cv e 320Nm de binário, o que graças a um peso de 1447kg, lhe permite cumprir o exercício dos arranque dos 0 aos 100km/h em apenas 6,5s, um valor respeitável para um GTI de segmento B, que não se destina a apenas e só oferecer performances.

Com isto queremos dizer que algo que sempre se destacou nas soluções GTI da Volkswagen é de que são propostas desportivas, sem dúvida, mas que igualmente conseguem ser companheiros de viagem ou de dia-a-dia. Ou seja, tanto estão prontos para nos entusiasmar numa estrada de montanha ou estar “ao nosso lado” nos momentos mais aborrecidos de condução.

Portanto comecemos por esse segundo ponto. Como se viu, em termos de espaço este Polo GTI não fica atrás de qualquer outro Polo com uma motorização mais convencional, o mesmo acontece na sua condução em cidade, notando-se apenas uma suspensão mais firme, graças à suspensão desportiva que o coloca 15mm mais perto do asfalto, assim como um pedal do travão com uma mordida mais imediata. De resto, a transmissão DSG de sete velocidades torna tudo mais fácil em todas as situações, principalmente no trânsito, com o motor 2.0 TSI a impressionar por um apetite mais reduzido do que aquele que poderíamos inicialmente julgar, com os primeiros 100km a ficarem pouco acima dos 6l/100km, numa condução sem planos de poupança, mas igualmente sem momentos “quentes”.

Quando esses momentos chegam – algo que é inevitável que venha a acontecer – o Volkswagen Polo GTI “Edition 25” transforma-se de um utilitário capaz, para um desportivo que pode levar mais quatro passageiros connosco. Nunca chega a ser extremo, opta antes por ser eficaz e divertido.



O bloco 2.0 TSI de 207cv demonstra um elevado pulmão, primeiro pelo seu binário de 320Nm disponível em pleno entre as 1500 e as 4500rpm, altura em que logo depois surge a potência máxima, disponível até às 6000rpm.

Para além da capacidade de aumentar (rapidamente) a velocidade, em curva o bloqueio eletrónico do diferencial XDS permite conseguir maior tração durante e à saída das curvas, sendo possível aumentar o ritmo sem que as reações fiquem demasiado frenéticas ou “difíceis de ler”. Para quem procura mais alguma “liberdade”, podemos seleccionar o ESP Sport – não é possível de desligar a 100% – permitindo assim que, em travagem, a traseira escorregue mais um pouco, sendo possível “jogar” com esse movimento de forma a apontar o Polo para a curva seguinte.

Assim, o Polo GTI mostra que, por muito capaz que seja no dia-a-dia e clínico nas suas reações em andamento mais vivo, pode igualmente ser divertido quando queremos. Talvez seja igualmente essa a razão para a Volkswagen ter decidido manter o travão de mão manual…

Quando o ritmo aumenta, os consumos também, mas nunca chegando a chocar, permitindo que com alguns destes “devaneios” pelo meio e muitos quilómetros em cidade e autoestrada, seja possível conseguir médias abaixo dos 8l/100km, sem dificuldades.

Quanto ao preço, o Volkswagen Polo GTI “25 Edition” está disponível por 43.201€, um valor elevado para um Segmento B, mas que pode ser justificado por uma capacidade dinâmica acima da média, uma praticamente absoluta ausência de concorrentes, assim como a oportunidade de adquirir um dos últimos “puros” GTI da marca de Wolfsburgo, numa edição limitada.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!