“Para 250″
A Audi apresentou ontem a edição comemorativa dos 25 anos do Audi RS 4, denominado de “Edition 25 Years” destaca-se por diferenças no chassis, pneus específicos, assim como uma potência aumentada em 20cv.
As fotos enviadas pela Audi para os meios de comunicação foram bem explicitas de que esta é uma versão especial comemorativa, facto comprovado ao juntar esta com a RS4 B5 de 1999, na mesma cor Amarelo Imola.
Foi nos anos 90 que a Audi inaugurou o conceito de familiar desportivo, com o RS2 Avant, mas que, oficialmente, o RS4 foi o primeiro modelo da Audi Sport GmbH. Comparativamente com o S4, o RS4 tinha uma carroçaria mais larga e motor 2.7l biturbo de seis cilindros desenvolvido com a ajuda da Cosworth, desenvolvendo uns impressionantes 380cv. A versão que inspira este “Edition 25 Years” é o RS4 Sport, ainda mais focado, lançado em 2001.
Depois desta pequena aula de história, vamos falar da atualidade.
Para oferecer uma verdadeira edição especial, a Audi não optou apenas por diferenças estéticas, seguindo igualmente o caminho da técnica. Assim, a potência aumentou para os 470cv (e 600Nm), graças ao seu motor V6 biturbo, o que garante prestações inéditas para este modelo: 3,7s dos 0-100km/h (menos 0,4s face ao RS 4 “normal) e uma velocidade máxima de 300km/h. Para travar este RS especial, o sistema de travagem carbocerâmico está disponível de série.
As diferenças continuam debaixo do “corpo”, com melhorias no chassis, incluindo coilovers ajustáveis manualmente, que podem rebaixar este Audi 10mm extra, ou seja, uma redução total de 20mm face ao modelo de “série”. O camber negativo do eixo dianteiro foi incrementado para os dois graus e foram montados braços de controlo mais rígidos, o que resulta numa superior aderência e melhor comportamento para velocidades em curva mais elevadas. Uma subestrutura fixa no eixo traseiro permite também um feedback mais preciso da suspensão. Tudo isso reforçado pelo diferencial Torsen melhorado…
Os pneus são igualmente específicos, graças aos Pirelli P Zero Corsa, de rendimento elevado para estrada e circuito. Mas que não fica por aí, já que os clientes recebem um segundo jogo de jantes (20’’ em preto mate) que montam os Pirelli P Zero Trofeu RS, uns semi-slicks desenvolvidos especificamente para utilização em circuito, com a possibilidade de controlar tudo graças ao sistema Pirelli Track Adrenaline, que informa em tempo real da pressão e temperatura dos pneus.
Se tudo isso não bastasse, os clientes receberão igualmente um par de luvas para utilização em pista, fabricadas pela Alpinestars, para que não existam dúvidas de que se pode (e deve) utilizar esta edição especial em circuito.
Para quem não “gostar” do Amarelo Imola, pode adquirir esta série especial em mais duas cores: Cinzento Nardo ou Preto Mythos. Mas para isso é preciso ser rápido, já que só estarão disponíveis 250 unidades. Os preços para o mercado nacional não são ainda conhecidos.