Home Notícias Jaguar guarda para sempre a “voz” do seu V8 na British Library

Jaguar guarda para sempre a “voz” do seu V8 na British Library

Jaguar guarda para sempre a “voz” do seu V8 na British Library
0
0

“Som em vias de extinção”

 

A caminhar a passos largos para um futuro elétrico, onde o ruído será quase inexistente, a Jaguar partilhou hoje com a Biblioteca Britânica as gravações de som do seu (já) emblemático desportivo F-Type V8.

Estas gravações foram feitas no interior e exterior do F-Type, captando o som incomparável do som Supercharger do motor V8 do modelo da marca inglesa. Assim, a Jaguar coloca agora à disposição de pessoas de todo o mundo, a capacidade de desfrutar para sempre do som do último Jaguar desportivo com motor de combustão.

Sobre a gravação

Para conseguir um som puro, estas gravações foram feitas numa câmara semi-anecóica do Gaydon Engineering Centre, sala insonorizada que é utilizada regularmente para testar o requinte e qualidade sonora dos veículos Jaguar. A unidade utilizada para ser o “tenor” desta banda sonora foi um Jaguar F-Type V8 R 75 Coupé, na cor Ligurian Satin Black, capaz de acelerar dos 0 aos 100km/h em 3,5s, graças ao bloco 5.0l com 575cv e 700Nm de binário.

 “O som do motor V8 Supercharged do F-TYPE é totalmente único, graças ao trabalho meticuloso de otimização que realizámos para desenvolver todo o conjunto motor/transmissão, especialmente os sistemas de admissão e escape, que passaram por mais de 85 versões antes do lançamento do veículo e que têm estado em constante evolução desde então. O resultado do nosso trabalho é o som que ouvimos quando conduzimos o F-TYPE R 75 e queremos que as próximas gerações também o possam apreciar. Estamos, por isso, muito orgulhosos por o podermos conservar na Biblioteca Britânica”, referiu Charles Richardson, Senior Sound Engineer na Jaguar.

Ouça aqui o clip de som de 30 segundos:

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!