Home Notícias Ford apresenta Mustang GTD: O mais radical

Ford apresenta Mustang GTD: O mais radical

Ford apresenta Mustang GTD: O mais radical
0
0

“Para bater os europeus”

 

Não é a primeira vez que os engenheiros da Ford se “escondem” numa cave da sede em Michigan para desenvolver um desportivo. Desse trabalho “after hours” surge agora o Ford Mustang GTD, o mais radical dos Mustang, que conta com um corpo em fibra de carbono, inúmeros elementos aerodinâmicos e mais potência do que nunca.

Este modelo vai ser produzido de forma limitada a partir do próximo ano, com os preços a iniciarem-se nos 300 mil dólares, algo como 276 mil euros, em conversão direta. No entanto, a sua vinda para o mercado europeu não foi confirmada pela marca.

O objetivo deste Ford Mustang GTD é a de combater com as principais referências europeias, o que é provado pelo objetivo de querer atingir um tempo “sub 7 minutos” numa volta em Nürburgring Nordschleife.

Para Jim Farley, CEO da Ford: “Mustang GTD destrói qualquer noção preconcebida de um supercarro. Isto é uma nova ideia nossa. Nós não criamos um carro de estrada para as pistas, nós criamos um carro de corridas para a estrada.”

O nome GTD foi dado devido à classificação no campeonato IMSA, para automóveis construídos de acordo com as especificações GT3 da FIA.

Quanto à potência, que ainda não é conhecida, espera-se que sejam mais de 800cv retirados do largamente modificado V8, o que o torna igualmente no mais potente Mustang já criado.

Este V8 tem agora 5.2l de capacidade, contando com vários elementos provenientes da competição, onde se inclui um cárter seco, entradas de ar especificas, assim como um sistema de escape em titânio.  Para além disso, foi atingido um equilíbrio de “praticamente 50:50”, para garantir uma elevada capacidade dinâmica, capaz de bater recordes.

O Mustang GTD é ainda equipado com uma suspensão semi-ativa (com push-rod atrás), que permite uma variação na altura ao solo. Isso, em conjunto com a sua “postura” que é 100mm mais largo que um Mustang “convencional”, aumentam a sensação de estarmos perante um automóvel de competição. Os pneus dianteiros, contam com uma largura de 325mm, ou seja, mais largos que os traseiros colocados nos Ford Mustang GT.

O poder de travagem é proveniente de um sistema carbo-ceramico fabricado pela Brembo.

No seu interior, o Mustang GTD conta ainda com algumas mordomias do normal Mustang para uma vida mais fácil na estrada, ainda que os lugares traseiros tenham sido removidos para reduzir o peso. No entanto, os bancos dianteiros foram trocados por umas bacquets da Recaro, prontas para muitas voltas em pista, enquanto o espaço na bagageira é inexistente, já que é lá onde está colocado o sistema de controlo hidráulico e o sistema de arrefecimento da transmissão, possível graças aos “air scoop” que canalizam o ar para esta área.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!