Home Ensaios Fast Forward – Volkswagen ID.3 77 kWh

Fast Forward – Volkswagen ID.3 77 kWh

Fast Forward – Volkswagen ID.3 77 kWh
0
0

“Muito mais, por pouco mais”

 

Há uns meses testámos o renovado Volkswagen ID.3, e descobrimos tudo o que mudou (e bem) no primeiro 100% elétrico de raíz da marca alemã. Mas, no final desse ensaio (que podem ler aqui), ficou a questão se valeria a pena optar pela versão de 77kWh face à testada de 58kWh.

Como não queremos que restem dúvidas, aqui está o ID.3 de maior capacidade, pronto para um “Fast Forward” eletrificado!

 

Esteticamente, muda alguma coisa?

Não. É impossível distinguir um ID.3 equipado com uma bateria de 58kWh face a um de 77kWh. Portanto, contamos com o desenho característico do ID.3, embora esta unidade fosse mais apelativa, graças às suas jantes de 20’’ polegadas.

Bem, na verdade, alguém muito atento poderá reparar, já que a bateria mais “pequena” está apenas disponível nas versões menos equipadas deste modelo. Mas isso é para aquele pessoal mesmo muito atento…

Então e números, quais são as melhorias?

Esta é para vocês, pessoal atento. Ora, a bateria aumenta e a autonomia também. Segundo os dados apresentados pela marca, o incremento é dos 432km da versão com 58kWh para os 562km do ID.3 equipado com a bateria maior.

Basicamente, se todos os astros se alinhassem, com o de 58kWh podiam ir de Lisboa a Vigo, enquanto que com o de 77kWh já chegavam a Santiago de Compostela.

Na vida real (onde muita autoestrada foi feita), o consumo conseguido foi de 16,4kWh/100km, comparado com os 15,6 kWh/100km do 58kWh. Ou seja, 469km reais, face a 371km.

Em termos de aceleração também há diferenças. Graças à mesma potência (204cv), o de 58kWh chega aos 100km/h mais rápido, tomando apenas 7,4s, menos 0,5s que o de 77kWh. Isto é devido ao peso, que é inferior em 118kg no ID.3 de bateria mais reduzida.



E na condução, sentem-se diferenças?

Quando o peso ultrapassa a barreira dos 1800kg, é difícil notarem-se diferenças. Ainda assim, a agilidade é sempre uma constante ao volante deste modelo; as jantes de 20’’ polegadas da versão com bateria de maior autonomia conferiam ao ID.3 um comportamento dinâmico mais composto.

Mas, na prática, não são assim muito notórias. A aceleração é ligeiramente mais rápida no ID.3 58kWh, mas (mais uma vez) só alguém muito atento irá notar isso. A neutralidade das reações, assim como a suavidade, são uma constante em qualquer um dos modelos testados.

Há desvantagens em optar pela maior capacidade?  

Tirando gastarem um pouco mais de euros na sua aquisição, não. Mesmo que não exista uma versão onde se possa eleger entre uma ou outra bateria, para se ter noção, o nível Pro Urban (58kWh) custa 43.072€, enquanto o nível Pro Urban S (77kWh), igualmente mais equipado, é apenas 2826 euros mais caro.

Tendo em conta o aumento de equipamento e a diferença entre ficar em Vigo e ir até Santiago de Compostela a pé, ou não, pensamos que valeria a pena o investimento extra.

Será este o Volkswagen ID.3 ideal para mim?

Diríamos que sim. O Volkswagen ID.3 é um automóvel que na sua renovação conseguiu colmatar alguns erros de juventude. É um automóvel muito agradável de conduzir, fácil de conviver e bastante eficiente na gestão da sua energia. A variante de 77kWh é apelativa pela sua capacidade extra em fazer quilómetros, sem prejudicar em demasia os consumos, enquanto em troca nos oferece mais equipamento de série. Talvez assim seja mais fácil justificar o preço algo elevado desta proposta.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!