Home Ensaios Fast Forward – Škoda Fabia 1.5 TSI 150 DSG “Monte Carlo”

Fast Forward – Škoda Fabia 1.5 TSI 150 DSG “Monte Carlo”

Fast Forward – Škoda Fabia 1.5 TSI 150 DSG “Monte Carlo”
0
0

“A versão rainha”

 

O Škoda Fabia é, há mais de 20 anos, o embaixador do desporto automóvel para a marca de Mladá Boleslav. Agora, na quarta geração do modelo, o mais desportivo vRS desapareceu. Para colmatar a falta de uma versão verdadeiramente picante, o nível Monte Carlo com a motorização de 150cv já nos consegue fazer subir a pulsação, fazendo deste Škoda um “quase desportivo”.

 

O que muda no Fabia Monte Carlo?

Por fora, os detalhes em preto são exclusivos, seja na grelha dianteira, capas dos espelhos, ou mesmo o nome da marca e do modelo na traseira. Para além disso, estas jantes opcionais são exclusivas, o que em conjunto com o pequeno spoiler traseiro e para-choques mais desportivos atribuem uma imagem mais desportiva a este Fabia Monte Carlo.

No interior, os bancos com encosto integrado, inspirado nas bacquets, bem como os elementos em vermelho presentes em vários pontos do cockpit, são especiais desta versão. Para além disso, o grafismo do painel de instrumentos digital de 10,25’’ polegadas é próprio desta versão, assim como o volante em pele perfurada e os acabamentos inspirados na fibra de carbono, tudo para conferir ao modelo um verdadeiro “espírito de corridas”.

Os 150cv “sentem-se”?  

Ora bem, face à motorização 1.0 TSI, este 1.5 TSI é bastante superior em andamento. Para começar, na sua arquitetura “ganha” um cilindro, passando a ter quatro, mas que pode funcionar com menos um do que a versão “mil”, graças à desativação de dois cilindros a velocidades reduzidas de cruzeiro.

Depois, a potência aumenta dos 110 para os 150cv, o que lhe confere uma aceleração em 8,0s dos 0-100km/h, uns “enormes” dois segundos de diferença face ao menos potente. A velocidade máxima, se pudessem alcançar, é igualmente superior: 222km/h vs 202km/h.

O seu chassis é eficaz e dono de um comportamento neutro, ainda que seja capaz de divertir. Este Fabia aproveita bem a sua potência que, embora não muito elevada, já permite algumas sensações ao volante, graças a um peso que passa ligeiramente dos 1200kg. A direção é direta e o acerto de suspensão é mais firme, ajudado pelos pneus de mais baixo perfil (215/40) que revestem as jantes de 18’’, que tornam este conjunto interessante.

A transmissão DSG de sete velocidades conta com modo desportivo, assim como possibilidade de ser comandada “manualmente” através das patilhas montadas atrás do volante, ou no próprio seletor.



Para além disso, continua a ser um bom utilitário?

É um Škoda Fabia, ou seja, continua a ser um utilitário por excelência. Tudo o que encontram em outras versões também tem aqui lugar. Conta com uma bagageira de 380l de capacidade e é capaz de sentar até cinco pessoas. O tablier está organizado de forma lógica, a posição de condução é confortável e permite múltiplos ajustes.

A parte interessante é que este 1.5 TSI, embora se sinta (bem) mais espevitado que o 1.0 TSI, não pede muito mais combustível em troca, aliás, em muitos percursos acaba por ser mais comedido. No final, o valor apresentado no computador de bordo foi de 6,3l/100km, num percurso verdadeiramente misto.

Pode ser um “quase desportivo”, mas é totalmente utilitário e possível de utilizar, sem problema, todos os dias.  

Simply Clever? Fala-me mais disso…

Aqui continua a sua faceta de utilitário. A Škoda tem nos detalhes Clever algo que muitos dos seus concorrentes se esquecem: tornar a vida mais simples ao condutor e seus passageiros. Para isso, contamos com elementos como um compartimento nas portas dianteiras para um chapéu de chuva, bolsas para os telemóveis nos lugares traseiros, um suporte para os tickets de estacionamento, um vasto espaço de arrumação central, assim como ganchos na bagageira para uma melhor gestão de carga.

Ah! E mesmo não estando em Monte Carlo, onde neva no inverno, o Fabia conta ainda com um raspador de gelo “escondido” no tampão de combustível, que tem ainda a função de lupa e de medidor de rasto dos pneumáticos. Inteligentes, estes Checos… 

O Škoda Fabia Monte Carlo 1.5 TSI é o carro ideal para mim?

Se o objetivo é ter um automóvel compacto, com mais carácter do que a maioria, um interior bem organizado e suficientemente espaçoso, terminando na vontade de ter um motor com mais “pulmão” sem perder a capacidade de fazer bons consumos: sim, o Škoda Fabia Monte Carlo 1.5 TSI de 150cv com transmissão DSG é uma boa solução.

Se o seu caso for só a primeira parte, sem necessitar de um motor “maiorizinho”, o 1.0 TSI de 110cv também dá conta do recado, como já pudemos ver anteriormente, poupando alguns euros no caminho…

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!