Home Ensaios Ensaio by MotorO2 – Volvo V60 D2 Geartronic

Ensaio by MotorO2 – Volvo V60 D2 Geartronic

Ensaio by MotorO2 – Volvo V60 D2 Geartronic
43
0

“Pai de Familia”

Por vezes, gosto de fazer várias vezes o exercício mental de imaginar o carro ideal para certas alturas da vida.

E este que vos trago é um que aparece no topo da lista para: “pai de família com duas filhas e que trabalha na cidade, mas que não abdica de umas viagens ao fim de semana.”

Sim, eu acredito que a Volvo V60 será uma companheira ideal para a vida agitada de um pai que tem de “enfrentar” trânsito diáriamente, ir levar (e buscar) as filhas à escola e depois ainda efectuar vários quilómetros… Algo que devido ao seu conforto, nunca será problema.

O aspecto é sóbrio, mas bastante elegante. Alvo de uma renovação de gama em 2013 que a pôs mais actual, a V60 continua, sem dúvida, a ser das carrinhas mais bonitas que o dinheiro pode comprar.

Mas então? Há mais novidades?

Sim! A Volvo abandonou o seu bloco 1.6, até agora chamado D2, e apresenta este chamado…D2!

Confuso? Não vale a pena, já que este passa a ser tal como o D3 e D4, um “dois mil de cilindrada” que produz neste caso 120cv, prometendo uns consumos bastante simpáticos!

Mas para saber porque a V60 seria uma boa escolha, vamos imaginar o início de dia como pai de família….

Acordo e olho pela janela:

Lá está ela no pátio a brilhar, ainda com as gotículas da rega noturna em cima do seu belo capot. Admiro as suas linhas, a sua simplicidade, a vontade que esta sexta-feira termine para que a possa conduzir à vontade aumenta… e nesse momento sou interrompido por uma “birra” na cozinha. Mais uma vez, é a Matilde….

Deixo de admirar a V60 e desço as escadas ainda meio “ensonado”. A razão da discussão?

Não gosta da roupa que a mãe escolheu para levar para a escola. Estas miúdas… A Matilde tem 6 anos e cheia de manias, na cabeça dela já é crescida… Eu com seis anos queria lá saber disso, mas pronto, quem sou eu? Tenho a idade que tenho e estava a admirar a minha carrinha pela janela.

Volto a subir, tomo um duche e visto o fato. O dia vai ser longo. Dou um beijo à mulher, pego na Matilde “fascionista” e na Catarina que tem 8 anos.

Esta última é mais comedida e esperta (cá para nós: eu acho que ela quando for grande vai comprar um Volvo como o pai). Entramos no carro, e a Catarina ainda usa o banco integrado nos assentos traseiros. Esta ideia é tão engenhosa, porque assim evito andar com cadeirinhas a ocupar espaço, bastando empurrar para baixo para voltar a ser um assento normal.

Até à escola é um inquérito de perguntas pelas filhas, nada a que já não esteja habituado. Durante este caminho, o rádio vai desligado, não vale a pena…tenho duas “grafonolas” no banco de trás!

Deixo-as na escola  e com um beijo na testa, digo para se portarem muito bem e que logo o pai as vem buscar!

Respiro fundo, ligo o rádio e escolho a playlist certa do momento. Não quero saber de notícias chatas, este é o momento que me acalma. Enfrento o trânsito sentado nestes bancos desenhados por ortopedistas e aprecio as pessoas stressadas. Cá eu sigo totalmente relaxado…

Na Volvo parece que vou a planar, ouço apenas a melodia que escolhi para este momento. A calma é total e consigo apreciar tudo de uma forma diferente dos meus colegas de trabalho. Eles optam pelas carrinhas alemãs, pelo “desportivismo” e pela sua dinâmica aparente. Eu farto-me de lhes dizer que as carrinhas não são para andar a fazer corridas, mas eles pronto, insistem em não me ouvir e gostam de andar a correr, não sei é se ganhavam…

É que a Volvo parece um daqueles casos de lobo em pele de cordeiro, sabemos que se puxarmos por ela vamos ter uma reacção surpreendente, mas o que é certo é que não convida a isso. Aqui o estilo é diferente…

Perceberam neste bocado porque a Volvo seria uma excelente companheira?

Porque nos acalma nesta vida que é um stress constante e seguindo essa linha, aproveito agora com mais calma para vos apresentar a V60.

O interior é agradável e transmite a tal calma, com bons materiais a revestirem todos os comandos em que tocamos. A habitabilidade está num bom nível. Não é a referência, mas não compromete em questões práticas já que apresenta diversos espaços de arrumação.

A consola central suspensa continua a ser a protagonista e mesmo alguns anos após o seu lançamento ainda é uma bela peça de design. Os manómetros 100% digitais podem ser escolhidos à vontade do condutor, já que possuem três tipos de personalização: Sport, Elegance e Eco, que alteram também as cores do ecrã central que integra o sistema Volvo Sensus. Este sistema de infoentretenimento está muito bem conseguido, já que depois de dominado é facílimo de utilizar e que apresenta um dos melhores comandos por voz, lê sms que é uma maravilha!

Em estrada aberta, a calma é total, as velocidades são mantidas em qualquer circunstância e as recuperações são rápidas tendo em conta a potência. Quando as curvas começam a ser mais constantes, a V60 D2 comporta-se muito bem, sendo bastante previsível e segura. A direcção fornece um bom feeling, mesmo que o volante tenha umas dimensões algo exageradas e a suspensão está bem afinada, privilegiando o conforto. Mas em andamento outra grande surpresa é o equilíbrio do motor D2 de 120cv devido ao balanço entre os consumos e performances. Se estava algo de nariz torcido antes de o experimentar, agora vejo que chega perfeitamente para as encomendas…

Esta V60 contava com o nível de equipamento Momentum, mas estava equipada também com alguns opcionais importantes como o Pack Family que disponibiliza os bancos de criança integrados, o Pack Light que integra os faróis bi-xenon e o Security Pack que inclui o alarme e vidros laminados, bem como o sistema Keyless Entry.

Por isso, se a Volvo V60 já era uma proposta bastante válida neste segmento, agora com este novo motor de 120cv conseguirá abranger um cliente que não procura tanto o desempenho, mas que privilegia sim os consumos. O conforto é inegável e o estilo inconfundível. E como entenderam no início, óptima para as tarefas “simples” do dia-a-dia!

Volvo V60 Momentum D2 Geartronic

Especificações:

Potência – 120cv às 3750rpm
Binário – 280Nm às 3000rpm
Consumo Anunciado (Medido) – 4,2l/100km (5,6l/100km)

Preços:
Volvo V60 D2 desde: 36,929 €
Volvo V60 D2 Momentum Geartronic c/opcionais: 48,507€

Texto por: Rodrigo Hernandez
Fotos por: Rodrigo Hernandez

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!