Home Ensaios Ensaio Mazda2 1.5 Skyactiv-G Evolve Navi

Ensaio Mazda2 1.5 Skyactiv-G Evolve Navi

Ensaio Mazda2 1.5 Skyactiv-G Evolve Navi
48
0

“Ligeirinho”

Estão a ver quando o estilo de um carro, condiz com a sua personalidade?

Certo, o Mazda 2 é um desses exemplos, a sua imagem fluida demostra também a sua facilidade de utilização, as suas linhas mostram o dinamismo, que também está presente quando se conduz, enquanto as suas pequenas dimensões, essas são “mentirosas” e acabam por não mostrar o espaço interior.

O Mazda2 chega à sua terceira geração, que no Japão chama-se Demio, e segue a filosofia de design da marca que já está implantada em todos os seus modelos, assim como a tecnologia SKYACTIV que o torna mais eficiente e eficaz.

Exteriormente o Mazda 2 destaca-se pelo seu aspecto desportivo, com um capot mais alongado do que estamos habituados em automóveis deste segmento. Toda essa secção frontal é fluida e atravessa toda a carroçaria, dando também uma imagem robusta ao modelo, que por vezes, parece um 3.

À frente exibe a grelha que se une através dos cromados com os faróis de halogênio, e mais uma vez, como no Mazda3, gostaríamos que não existisse matrículas dianteiras devido a “estragar” as linhas. A traseira é alta com um desenho limpo, em que os faróis rasgados são os protagonistas, com uma assinatura luminosa interessante quando ligados.

A pintura Soul Red acentua ainda mais as linhas bem desenhadas do modelo japonês que enfrenta o temido segmento B, mas agora com mais atributos, e para constatar isso basta entrar no seu interior.

Tudo está bem organizado e focado para o condutor, o Mazda2 enfrenta este segmento com um pensamento diferente, é um carro criado para o condutor usufruir, um carro para quem gosta de conduzir, mas que ao mesmo tempo se preocupa com os restantes passageiros.

O tablier conta com linhas limpas, facto que se constata em vários detalhes, sendo os mais evidentes: a saída de ar central dissimulada, e pelo Mazda Human Interface, bastante intuitivo e fácil de usar, sistema que conta com os comandos no túnel central, perto da caixa de velocidades ali bem à mão. A instrumentação é de fácil leitura, com o velocímetro em posição central e o conta rotações inspirado no mundo das duas rodas.

Os bancos possuem um bom apoio e são confortáveis, o condutor sente-se perfeitamente alinhado com o volante, característica comum nos Mazda. Por isso, bem sentado é altura de ligar o motor 1.5 Skyactiv-G com 90cv.

Carregando no Start o motor mostra uma das suas mais valias, o silêncio e suavidade, mal se nota que está em funcionamento. Isso mantém-se em andamento, a caixa de 5 velocidades é de um tacto preciso e eficaz sendo bem escalonada, o que juntamente com o motor que aguenta baixas rotações com facilidade, garante consumos bastante frugais. A nossa média de ensaio não chegou aos 5 litros a cada cem quilómetros, auxiliado pelo sistema start/stop e pelo Mazda2 deslizar muito bem, é agradável de conduzir, é fluído tal como as suas linhas…

Em curva, dá para notar no acerto da direção, filtrada, com peso correto e  directa, não tendo por isso perdas de feeling, sabemos sempre o que se passa com as rodas dianteiras, graças também ao chassis que é bastante comunicativo, cada vez mais o 2 parece um mini-3!

Apenas a suspensão é tipicamente japonesa, o que se ganha em dinamismo perde-se um pouco no conforto em maus pisos, mas atenção, nada que faça mudar de ideias na altura de escolher o Mazda2.

No modelo ensaiado, o Evolve, o 2 encontra-se bem equipado, com Ar condicionado, quatro vidros eléctricos, sistema Hill Holder, volante e manete da caixa de velocidades em pele, jantes de liga leve de 15’ polegadas, vidros escurecidos, sistema de arranque sem chave e sistema de ajuda à faixa de rodagem, cruise-control com limitador e Bluetooth com tomadas auxiliares.

O “nosso 2” apenas conta com o opcional de navegação que lhe muda o nome, passando a chamar-se Evolve Navi, que torna o Mazda 2 super completo, apenas faltando uma coisa que já é essencial, os sensores de ajuda ao estaciomento, item a que já estamos habituados…

De resto, o Mazda2 é um automóvel a ter em conta na escolha de um utilitário, já que é bastante divertido e agradável de conduzir, o espaço interior mesmo não sendo referencial não é apertado e acima de tudo conta com um motor com bom pulmão e de consumos bastante comedidos. O interior é de fazer inveja a modelos de segmento superior. Uma boa escolha!

Mazda2 1.5 Skyactiv-G  Evolve Navi 

Especificações:

Potência – 90cv às 6000rpm
Binário – 148Nm às 4000rpm
Consumo Anunciado (Medido) – 4,5l/100km (4,9l/100km)

Preços:
Mazda2 desde: 13,430 €
Mazda2 1.5 Skyactive Evolve Navi c/pintura metalizada: 17.075€

Texto por: Rodrigo Hernandez
Fotos por: Alexandre Figueiredo/Sérgio Gonçalves

 

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!