Home Notícias Sabe tudo sobre o novo Mini Countryman!

Sabe tudo sobre o novo Mini Countryman!

Sabe tudo sobre o novo Mini Countryman!
0
0

“O regresso do aventureiro”

A Mini revelou finalmente o seu novo Countryman, o modelo vai entrar agora na sua segunda geração, pronto para continuar a ser o maior Mini alguma vez produzido. Chegará ao mercado em Fevereiro do próximo ano.

As semelhanças face ao modelo que substitui são evidentes, mas é maior em todas as direcções. Nicolas Griebner, gestor de produto para o Reino Unido, deu uma entrevista e revelou alguns dos segredos deste novo modelo.

“O que realmente queremos enfatizar com o novo design é a robustez e força. É um excelente carro para se ter uma aventura.”

O novo Countryman assentará numa nova plataforma, mas com um design “reconhecidamente Mini”. Pegando na fita métrica começamos a ver diferenças:

No comprimento, são mais 200mm, na largura 20mm. A distância entre eixos aumenta 75mm, o que melhora o espaço disponível para as pernas dos passageiros traseiros, ao mesmo tempo que aumenta a bagageira em 100l, passando agora a dispor de 450l (1309l se os bancos forem rebatidos).

O tamanho extra apresenta protecções extra. O Countryman é mais SUV, as barras cromadas no tejadilho, bem como novas protecções inferiores enfatizam a tal robustez que Griebner falou. Contudo, na frente não se perderam os grandes faróis, embora redesenhados, tal como a grelha. Na traseira foi uma revolução. A chapa de matricula passou para o tampo da bagageira em vez de estar, como anteriormente, no para-choques.

Gtiebner acrescenta: ”A personalização do Countryman é algo que o diferencia da concorrência” mostrando que isso não se perdeu, e é cada vez mais importante para marca.

O interior, mostra um grande incremento no que toca à qualidade. O desenho e arranjo é muito inspirado no Mini 3 e 5 portas. O mostrador central passa a ser apenas o sistema de infotenimento, enquanto o velocímetro e conta-rotações passam definitavemnte para trás do volante. O interior está também mais “adulto” e mais familiar, em linha do que a MINI tem mostrado nas ultimas propostas, principalmente no Clubman.

Os motores também sofreram alterações neste novo Countryman. A gama é composta por cinco propulsores: dois gasolina e dois diesel, e ainda uma versão híbrida Plug-In. O sistema All4 (tracção às quatro rodas) também estará disponível, bem como a escolha entre transmissões manuais ou automáticas.

Na altura do seu lançamento, o Cooper receberá o 1.5 a gasolina, com arquitectura de três cilindos, a desenvolver 136cv. No diesel temos o Cooper D com o 2.0 de 150cv, enquanto o Cooper SD usará uma versão optimizada desse mesmo motor, mas a debitar 190cv.

“O mais rápido dos Countryman não será o mais desportivo, mas sim o Mini mais ecológico de sempre!”

O Cooper S não foi esquecido, usará o dois litros turbocomprimdo a desenvolver 192cv e 280Nm de binário máximo. Isso levará Countryman a cumprir os 0-100km/h em apenas 7,5s, apenas menos 0,2s que o SD de 190cv.

Quanto a consumos, o Cooper D tem um consumo anunciado de apenas 4,4l a cada cem quilómetros. Mas mais poupado ainda será o Countryman Cooper S E All 4, o primeiro híbrido plug-in da MINI, que é  também o mais rápido da gama Countryman, com uma aceleração dos 0-100km/h em apenas 6,9s, ao passo que é também o mais ecológico e eficiente (49g/km CO2 e 2,1l/100km)!

O Countryman Cooper S E ALL4 utiliza o mesmo motor do Cooper (1.5 de 3 cilindros) mas está combinado com um motor eléctrico montado no eixo traseiro, o que lhe dá a tracção às quatro rodas. Este motor eléctrico, pode fornecer uma autonomia de 40 quilómetros até uma velocidade máxima de 125km/h.

Outra das novidades do Countryman será os amortecedores adaptáveis, um opcional que permite ao condutor sentir uma maior diferença na escolha de um dos três modos de condução (Green, Normal e Sport), que até agora “mexiam” na resposta do motor, no peso da direcção ou na resposta da caixa de velocidades, se esta for automática.

No campo da segurança activa, o Countryman pode receber o sistema de assistência de travagem automática em cidade, bem como o cruise-control adaptativo. A detecção de sinais e máximos automáticos também fazem parte da lista de opcionais.

O John Cooper Works ainda não foi anunciado, mas será mais que provável que venha a existir. Deverá contar com bloco 2.0 do Cooper mas mais “vitaminado” a dispor de 231cv e tracção às quatro rodas.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!