Home Ensaios Peugeot 108 Sport e Dressy

Peugeot 108 Sport e Dressy

Peugeot 108 Sport e Dressy
105
0

“É pró menino e prá menina…”

No início dos anos 80 surgiram dezenas de bandas portuguesas, naquele que foi um grande movimento criativo do Pop/Rock. Os Salada de Fruta foram um deles, banda constituída por Lena d’Água, Luís Pedro Fonseca e Zé da Ponte. Foram um enorme sucesso, vendendo milhares de cópias em muito pouco tempo, por isso, resolvi usar como título a expressão usada por eles no refrão da música “Olha o Robot”.

Isto tudo porque o Peugeot 108 pode ser personalizado de inúmeras formas e feitios, de maneira a poder ficar um carro de “menino”, ou então ficar com um aspecto ainda mais simpático, ideal para o publico das “meninas”.

É o caso destes dois que estão aqui em ensaio. De um lado temos o Sport assumidamente masculino com motivos vindos do mundo do automobilismo, do outro, com o seu motivo “pied du poule”, o Dressy, que transpira feminismo!

Para isso usámos dois condutores, no Sport estive eu ao volante e no Dressy uma amiga minha com pouco conhecimento do mundo automóvel. Ideal para o que eu pretendia, já que queria que me dissesse da forma mais sucinta possível o que achava do pequeno 108.

Começo eu:

Conduzir um Peugeot 108, para mim é sempre um momento de diversão pura. É simples e transmite uma sonoridade digna de algo mais potente, um som grave, com raça, mesmo que no caso deste 108 Allure com o Pack Sport venha apenas de um motor 1.2 PureTech de 82cv. Mas estes são bastante espeditos, até parecendo por vezes serem mais do que os que a Peugeot contou, por isso o nome desta personalização até que não está nada mal escolhido. Os comandos transmitem um bom feeling, com a caixa a ser bastante mecânica e em cidade nada o pára, só mesmo os sinais que teimam em estar “pintados” de vermelho. Quando o verde aparece quero “vingar” a bandeira de xadrez que o reveste por fora e arranco antes de todos os outros, para depois ziguezaguear novamente por entre o transito, e chegar em primeiro! O 108 não tem medo de outros desafios, estradas com curvas? Venham elas!

O chassis transmite uma grande segurança, mesmo com o seu tamanho diminuto e com pneus “fininhos”. Em  AE não compromete, conseguindo manter um andamento normal sem compromisso, pisando a estrada como se tratasse de um automóvel de segmento acima.

Vamos deixar de partes tão técnicas, é agora é altura de passar para a Rute, a nossa convidada especial.

Fui buscá-la a casa e atribui-lhe a “difícil” tarefa de conduzir o 108 TOP! com a personalização Dressy!

– Que fofinho! – exclamou de imediato enquanto descia as escadas

Abri a porta, sai do meu lugar, dois beijinhos e passei-lhe o volante para as mãos. Sentei-me no lugar do passageiro e daqui aprecio melhor os detalhes desta versão, com o motivo “pied du poule” que está lá fora a continuar cá dentro, revestindo o tablier e os tapetes..

Antes de apertar o cinto, a Rute faz de imediato uma pergunta:

-Quanto custa?

Preparado para isso, faço uma introdução na qual comparo o 108 com outro carro pequeno muito popular, mas explico-lhe que o Peugeot tem quatro lugares “a sério” e uma mala razoável. Tem ar condicionado automático, um ecrã touch onde pode conectar o telefone por Bluetooth para telefonar para às amigas ou ouvir as suas musicas preferidas. Disse-lhe ainda que tinha limitador de velocidade para se safar das multas em Lisboa e conquisto-a com o toque num botão perto do espelho retrovisor, que faz abrir o tecto, e digo-lhe:

-Vês Rute, também é descapotável! Tudo isto por menos de 16 mil euros!

Ela esboça um sorriso, carrega no Start e engata a marcha-atrás, aparecendo no ecrã a imagem da camara traseira, roda o volante rapidamente, pára, vira-se para mim e diz:

-Até faz impressão, isto assim não custa nada, o volante é super leve e a câmara dá para ver tudo!

Sai do lugar de estacionamento apertado com facilidade e começa a andar por entre a cidade. O destino era uma pequena praia fluvial. Debaixo do capot estava o motor “mil” com 68cv, suficientes para a vida citadina do 108.
A Rute diz que gosta do conforto e do andamento:

-Isto até é bastante espaçoso, lá de fora parece diferente… e até anda bem, dava perfeitamente para as minhas voltinhas, aguenta-se bem e é facílimo de conduzir!

Depois de continuarmos caminho expliquei a personalização, mas a Rute estava mais preocupada em pedir se haveria a hipótese da Peugeot lhe emprestar ou até mesmo lhe dar o carro, coisa que expliquei que não seria possível. Com tudo isto, chegámos rapidamente ao destino tal o à vontade com o “seu” novo carro, por isso pedi à Rute que avaliasse o exterior.

Nesta parte sabia que tudo podia acontecer, já que as mulheres a avaliar o estilo são como as crianças, não mentem:

-Gosto dele, agrada-me a ideia de poder pôr o carro a meu gosto, poder escolher entre vários temas, e quando estiver farta basta descolar e meter outra decoração. O estilo do carro também é giro e não tinha reparado que os vidros atrás eram escuros, gosto das jantes, é elegante, é chique…estava bom para mim. – disse ela

Temendo que a Rute se apaixonasse ainda mais pelo 108 e fugisse com o carro, aproveito para lhe mostrar a bagageira onde cabem à vontade uns 4 sacos cheios de uma tarde no shopping, e se o consumismo for mesmo desmesurado, pode rebater um ou mesmo os dois bancos.

Perguntei: Gostavas de ter um?
A Rute não hesitou:

– Sim! Claro! Gosto deste género de carros, é mesmo de menina! Fácil de conduzir e pratico para a cidade. Antes ia divertir-me muito a fazer a personalização certa para mim. Mas uma coisa era certa, este tecto era eleito. Já me imagino no Verão a ir com as minhas amigas para a praia!

Pronto e é com a Rute a sonhar com o 108 que terminamos este ensaio, fiquem com a galeria e os preços.

Peugeot 108 Allure Sport 1.2 82cv                        Peugeot 108 Allure TOP! Dressy

Especificações:                                                          Especificações:

Potência – 82cv às 5750rpm                                  Potência – 68cv às 6000 rpm
Binário – 118Nm às 2750rpm                                Binário – 95Nm às 4500rpm
Consumo Anunciado (Medido) :                          Consumo Anunciado (Medido):
4,3l/100km (5,2l/100km)                                        4,1l/100km (5,1l/100km)

Preço da viatura ensaiada:                                    Preço da viatura ensaiada:
14.630,00€                                                                  15.890,00€

Texto e Fotos: Rodrigo Hernandez
Agradecimento: Rute Ribeiro

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!