Início Carburadores Querias um Focus RS desta geração? Podes esquecer…

Querias um Focus RS desta geração? Podes esquecer…

Querias um Focus RS desta geração? Podes esquecer…
0
0

“sacRificadoS”

 

Existiram os rumores do lançamento de uma quarta geração do Focus RS, desta vez com 400cv, mas os americanos abandonaram o projeto. Pelo menos, para esta geração…

 

Desculpem dar-vos esta noticia, mas a Ford não deverá (quase de certeza) comercializar uma versão RS desta quarta geração do Focus, isto segundo algumas fontes internas do construtor americano. E não se trata de apenas uma razão, são várias…

 

“A promessa da eletrificação…e o dinheiro”

O dinheiro faz girar o mundo, e as marcas obviamente não ficam de fora, e como é sabido a Ford não está numa condição espantosa no que toca às finanças. Em fevereiro, a Ford mudou grande parte dos seus quadros na Europa, assim como anunciou o fecho de seis fábricas, e com isso deixando cerca de 12.000 trabalhadores, sem emprego. Depois, há tempo falámos que a gama da Ford está numa furiosa expansão no que toca a modelos ‘electrificados’, como o novo Kuga, Puma e até o novo SUV Mustang e-Mach.
No total são 18 modelos os que vão contar com ajuda da eletricidade.

Ao mesmo tempo, os ST (Fiesta e Focus), assim como o Mustang e Ranger Raptor vão continuar na gama, ainda que não sejam o foco primordial da marca.

Mas ainda há outra razão…

“Cada grama conta e o outro lado do Oceano já não ajuda”

A gama da Ford, acabou o ano de 2019 com uma média de emissões de 128,5g/km, muito acima do objetivo de 98g/km que terá de ser atingido no final deste ano. Assim, a marca não se pode permitir ter um modelo destes na sua gama. Especialmente quando não está em posição de “amortizar” as multas destas emissões, tendo em conta a condição que falámos acima. Ainda há uma outra questão importante: o Ford Focus, ao contrário da anterior geração, já não é vendido nos Estados Unidos, o que torna ainda menos interessante o desenvolvimento de uma versão “tão especial” como é o RS.

“Os três estarolas” 

O primeiro Focus RS surgiu em Setembro de 2002, e é de longe o mais especial de todos, mais que não seja pela sua produção que totaliza apenas 4501 unidades. Os engenheiros da Ford não pouparam esforços no desenvolvimento deste modelo, que usou o motor 2.0L atmosférico de…130cv! Depois disso, juntou-se um turbo, uns pistões em alumínio assim como uma válvulas com enchimento de sódio. E puff! Surgiram então os  215cv e um binário máximo de 310Nm que conhecemos!

Em 2009, chega a altura da segunda geração do modelo. O bloco passou a ser o 2.5 turbo cinco cilindros, e uma potência que ascende até aos 305cv. O seu aspeto era bem mais extremo que os Focus “do coro”, e não escondia a sua “veia desportiva”. A aceleração dos 0 aos 100km/h demorava menos de seis segundos. A versão RS500 foi a mais especial, que contava com 45cv extra, deixando este “pequeno familiar” com 350cv!

A terceira geração tinha um ponto que alguns não gostavam, o caso de apenas estar disponível em cinco portas. Mas, a Ford desculpou-se ao oferecer a mesma potência do RS500, mas agora graças ao 2.3 Ecoboost, com quatro cilindros. A sua maior inovação foi a adopção da tracção integral…que contava com um modo drift.

 

Foto: James Lipman

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!