Início Notícias Tudo sobre o novo Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio

Tudo sobre o novo Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio

Tudo sobre o novo Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio
0
0

“510 ao quadrado”

Estão já abertas, as encomendas do novo Alfa Romeo Quadrifoglio, o primeiro SUV a contar com a designação “Quadrifoglio”. Os preços deste novo modelo iniciam nos 115.000 euros, num automóvel detentor de diversos recordes na sua categoria, representando um novo ponto de referência no segmento dos SUV compactos premium.

Com um design nitidamente Italiano e com performances inebriantes, o Stelvio Quadrifoglio é o “SUV mais rápido em pista”, tendo conquistado o novo recorde de volta, com o Alfa a fazer apenas 7 minutos, 51 segundos e 7 décimos. Um recorde na su categoria.

A dar “alma” está o mesmo motor que equipa o Giulia, o motor 2.9 V6 Biturbo a gasolina é construído em alumínio e bastante inspirado em tecnologias e competências técnicas da Ferrari. Debitando 510 cv de potência máxima a 6500 rotações por minuto, consegue alcançar 600 Nm de binário máximo numa grande gama de rotações (entre 2500 e as 5000 rpm).

Acoplado à caixa automática de oito velocidades com regulação específica, permite efectuar enfrentamentos rápidos (apenas 150 milésimos de segundo) na modalidade de condução Race.

Para além disto, o Stelvio Quadrifoglio é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e de atingir uma velocidade máxima de 283 km/h, a mais alta da sua categoria.

Pela primeira vez, o motor 2.9 V6 Biturbo a gasolina de 510 cv é associado ao inovador sistema de tracção integral Q4, que garante o máximo nível de performances, motricidade, sem beliscar o prazer de condução e a segurança.

Em normais condições, o sistema Q4 transfere 100% do binário para o eixo traseiro. Com a aproximação do limite de aderência das rodas, o sistema transmite, em tempo real, até 50% do binário motor para o eixo dianteiro através de uma caixa de transferência.

O Stelvio Quadrifoglio é ainda equipado com a exclusiva unidade de controlo AlfaTM Chassis Domain Control que é o único a oferecer, de série, o diferencial de Vectorização Activa de Binário AlfaTM (Active Torque Vectoring).
O primeiro dispositivo representa o “cérebro” do Stelvio Quadrifoglio, coordenando toda a electrónica de bordo de modo a proporcionar sempre as melhores performances e o máximo prazer de condução.

Em concreto, o sistema gere e atribui, simultaneamente, tarefas específicas aos diversos sistemas activos, como o selector AlfaTM DNA Pro, a tracção integral Q4, o sistema de Vectorização Activa de Binário AlfaTM, as Suspensões Activas AlfaTM e o Controlo Electrónico de Estabilidade.
A tecnologia de Vetorização de Binário optimiza a motricidade do Stelvio Quadrifoglio, acentuando-lhe o carácter desportivo.

O Stelvio Quadrifoglio detém dois recordes na categoria que o elegem como o SUV de melhores prestações no segmento: com um peso em vazio de 1830 kg, goza da melhor relação peso/potência da categoria (3,6 kg/cv) e da melhor potência específica (176 cv/l).

Estes extraordinários resultados, são aperitivos para umelevado prazer de condução, e foram alcançados através da perfeita distribuição do peso entre os dois eixos, o que exigiu uma particular gestão das massas e dos materiais, obtida quer trabalhando no layout do modelo quer colocando na posição mais central possível todos os elementos de maior peso.

A relação peso/potência ideal, por sua vez, foi conseguida mediante a utilização de materiais ultraleves, como fibra de carbono para o veio de transmissão e alumínio para o motor, suspensões, travões, portas, guarda-lamas, capô e porta da bagageira.

Para parar toda esta potência, a Alfa Romeo, depois de ter estreado no Giulia, propõe o inovador Sistema Integrado de Travagem IBS (Integrated Brake System), dispositivo electromecânico que combina o controlo de estabilidade com o tradicional servofreio, garantindo resposta instantânea dos travões e limitando, assim, a distância de imobilização, para além de permitir uma importante optimização do peso. Como opcional, depois do lançamento, será possível equipar o Stelvio Quadrifoglio com discos de travão de carbono e cerâmica que, para além de redução do peso (menos 17 kg do que os discos tradicionais), asseguram ainda maior resistência mecânica, mesmo a altas temperaturas.

O Stelvio Quadrifoglio nasce e desenvolve-se a partir de uma viatura que, mesmo na versão base, oferece proporções, estilo, elegância e identidade únicas e inconfundíveis.
Nesta configuração, tudo se intensifica e se torna ainda mais eficaz.
A frente, onde encontramos o inconfundível e icónico “Trilobo”, tal como todos os outros elementos dedicados a esta versão, foi desenhada para formar um organismo único, intimamente ligado aos valores mais profundos da marca e sintetizáveis em duas palavras que se tornaram uma espécie de marca de fábrica: “Bellezza Necessaria”.

Nointerior, encontramos ao centro do tablier, o novo sistema de infoentretenimento Connect 8,8″ – com função de navegação 3D como opcional – que possibilita a integração das tecnologias Apple CarPlay e Android AutoTM, desenvolvidas respectivamente pela Apple e pela Google para replicar o ambiente do próprio smartphone no ecrã de bordo, garantindo, assim, uma condução sempre conectada, segura e simplificada.

 

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!