Home Ensaios Ensaio by MotorO2 – RenaultSport Clio RS Monaco GP

Ensaio by MotorO2 – RenaultSport Clio RS Monaco GP

Ensaio by MotorO2 – RenaultSport Clio RS Monaco GP
13
0

“Exclusividade Monegasca”

Neste meu “trabalho”, por vezes aparecem carros que me fazem desejar por pequenas alterações ou novas variantes, a fim de ter a oportunidade de os ensaiar novamente. E os meus pedidos foram atendidos, pois apresento-vos novamente o Renault Clio RS 200, mas desta vez, sob o manto da edição especial e limitada, Mónaco GP.

Já é normal da marca fazer estas edições limitadas do Clio RS, desta vez usa o nome daquele que é porventura o mais famoso Grande Prémio de F1. As alterações são várias, mas na prática pouco alteram o “núcleo” do Clio RS. Isto porque residem principalmente em pormenores estéticos exclusivos a esta versão, por exemplo a pintura em dois tons, com a carroçaria branco pérola e o tejadilho negro.
A palete da moda portanto…

No resto do automóvel nota-se também pormenores como a lâmina aerodinâmica inspirada na Fórmula Um que sofreu um escurecimento, verificando-se o mesmo na traseira, na qual o difusor passou também de cinzento para preto. As jantes são iguais ao Clio RS normal…pretas.
O interior ficou mais sóbrio nesta versão. Todas as aplicações que eram de tonalidade vermelha passaram a cinzento, por exemplo os cintos de segurança e o selector da caixa. Os bancos são em pele, com um formato que é uma espécie de “semi-bacquet” que nos segura bem nas curvas, sem ser demasiado intrusivo sempre que temos de entrar ou sair do Clio.

Sim, porque o Clio RS mantém a sua faceta utilitária, já que só é oferecido na carroçaria de 5 portas, em que as de trás estão muito bem dissimuladas. Assim, o espaço que encontra num Clio normal, encontra neste RS também…
Já o que não encontra num Clio normal é a performance do RS em estradas mais sinuosas.

Aqui muita  da culpa vem do RS Diff que distribui a potência pelo eixo dianteiro da melhor forma, quase parecendo que o Clio está sobre carris. Tal faz com que queiramos puxar mais pelo pequeno francês nas estradas mais retorcidas, tal a confiança dada pelo sistema. A caixa EDC (única disponível) tem três modos de condução, Normal, Sport e Race. Preferi o modo Sport, já que as passagens são rápidas quanto bastem e não torna o Clio demasiado nervoso. Apenas notando-se alguma hesitação nas reduções, sendo necessário conhecer bem o funcionamento do RS para saber até que regime podemos reduzir.

Mas esta EDC tem reservada uma surpresa que só encontramos em automóveis de segmento superior, que se dá pelo nome de Lauch Control. Um pé no travão, outro no acelerador, carregue nas duas patilhas, suba o regime até as 3.000rpm, solte o travão e lá vai o Clio disparado!
Os 100km/h chegam em 6.7s e os 1000m são atingidos em apenas 27.1s!
E conseguimos tal informação porque os gadgets são uma constante nos modelos com o cunho Renault Sport. O RS monitor apresenta tudo o que podemos imaginar: tempos de aceleração, forças laterais e longitudinais, temperaturas de quase tudo, pressões de acelerador e até um cronómetro…

Para parar, o Clio conta com travões de disco ventilados de grandes dimensões, bastante resistentes à fadiga e que nos transmitem um bom feedback. Já a direcção é um pouco filtrada, mas ainda assim comunicativa, o volante é que é julgo ser algo grande demais para um modelo desportivo.
A suspensão faz o que se espera num automóvel desportivo, é dura e eficaz. Os bancos anulam um pouco esse amortecimento mais seco, mas o chassis Cup sendo mais baixo e inspirado na competição não tolera tão bem as estradas em piores condições.

O Clio RS, tal como o Mónaco Gp foi evoluindo, ficando mais seguro e acessível. Enfim já foi mais louco. Ainda assim exige uma boa dose de coragem para quem pretende desembolsar quase trinta mil euros num automóvel de segmento B. São 200cv, mas apenas 5 unidades, loucura? Talvez. Mas todos nós somos um pouco loucos…

 

 

RenaultSport Clio RS 200 EDC Monaco GP
Especificações: 

Potência – 200cv às 6000rpmBinário – 240Nm às 1750rpm
Consumo Anunciado (Medido)  – 6,3l/100km
(8,0l/100km)


RenaultSport Clio RS 200 desde: 29.890€
Texto: Rodrigo Hernandez
Fotos: Rodrigo Hernandez

MotorO2 | Respiramos Motores

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!