Início Ensaios Ensaio by MotorO2 – Citroën C1 Airscape

Ensaio by MotorO2 – Citroën C1 Airscape

Ensaio by MotorO2 – Citroën C1 Airscape
3
0

“Génese Renovada”

O segmento dos citadinos é um que não desperta interesse a todas as marcas. No entanto, tal não é o caso da Citroen, que se revelou forte neste campo graças ao pequeno C1.

Este modelo, agora na sua segunda geração, é um dos três irmãos da joint-venture entre a PSA e a Toyota e vendeu quase tanto quanto o Peugeot 107 e o Toyota Aygo… em conjunto! Em 2013, o C1 representou 13% das vendas da marca francesa no nosso país.

Nesta nova génese, o C1 cresceu, tanto em tamanho como principalmente em personalidade, já que este modelo assume agora um aspecto ainda mais jovem e acima de tudo personalizável. Importante neste segmento jovem/urbano, com um cliente maioritariamente do sexo feminino.

O modelo por nós ensaiado estava dotado do nível de equipamento mais elevado, Shine. Mas contava com uma novidade no C1 chamada Airscape.

E o que é o Airscape?

É mais ou menos o que o nome diz, trata-se de uma capota em lona que descobre todo o interior e torna o pequeno citadino numa espécie de descapotável.

A frente do C1 exibe a sua jovialidade, com o ponto de destaque a ir obviamente para os faróis de desenho extravagante, devido às suas ópticas divididas. Abaixo, no pára-choques encontramos ainda as luzes de circulação diurna com tecnologia LED.

A lateral é simples, de linhas suaves e desenho simpático, de reparar ainda nas janelas traseiras que são escurecidas em opção. A traseira tem como protagonista o portão da bagageira totalmente em vidro, ladeado pelos faróis que quando ligados assumem uma assinatura 3D.

Na nossa unidade pudemos constatar dois pormenores de personalização, quer na capota de cor vermelha quer nos espelhos na mesma tonalidade, enquanto que a carroçaria estava vestida de cinzento Gallium.

E lá dentro continua o estilo jovem e descontraído do C1, com as portas a assumirem a cor exterior do veículo, enquanto à nossa frente o volante está em primeiro plano face ao velocímetro que conta com conta-rotações digital integrado. A consola central conta com ar condicionado automático e o ecrã central táctil de 7 polegadas que contém o Bluetooth, a ligação por USB e ainda mirror link, permitindo projectar a imagem do telefone no ecrã. Com esta tecnologia podemos por exemplo, partilhar a informação GPS do nosso smartphone através do Google Maps.

O espaço interior está a um bom nível,  especialmente para este segmento. Existe espaço suficiente em largura, e para a cabeça, ficando apenas um pouco acanhadas as pernas dos passageiros de trás.

Mas nada que manche o cardápio aqui apresentado pelo C1, já que a mala cresceu, apresentando agora 196L.
A mover este C1 está o motor 1.2 VTi, que se revela logo bastante energético e polivalente, já que em AE consegue manter um ritmo acelerado sem problema.

E se assim é, então em cidade o C1 sente-se como um peixe na água!

É rápido e graças aos seus comando leves, torna-se de muito fácil e agradável condução. Nota positiva para a caixa, que apesar de não ser rápida, demonstra um tacto mecânico muito bom e ainda para a suspensão, que consegue mesmo num carro com estas dimensões, ter um amortecimento confortável.

Se anda à procura de um carro pequeno, o novo C1 pode muito bem tornar-se na sua escolha. Personalizável, divertido e com uma condução fácil, torna-se um produto quase sem falhas. E como habitual, reservo o meu conselho para o fim. Airscape… meta a cruz!

 


Citroën C1 Airscape 5p 1.2 VTI 82 Shine

Especificações: 

Potência – 82cv às 5750rpmBinário – 96Nm às 4800rpm
Consumo Anunciado (Medido)  – 4,3l/100km
(5,5l/100km)


Citroën C1 Airscape 5P desde: 12.886€
Versão ensaiada com opcionais: 15.111 €
Texto: Rodrigo Hernandez
Fotos: Rodrigo Hernandez

MotorO2 | Respiramos Motores

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!