Home Ensaios Ao volante do novo Toyota Yaris Cross

Ao volante do novo Toyota Yaris Cross

Ao volante do novo Toyota Yaris Cross
0
0

“Trará Felicidade?”

 

Este é o novo Toyota Yaris Cross, o novo complemento da marca para o aguerrido segmento B, que representa em Portugal a mais generosa fatia das vendas, com 55% de dimensão. Para a marca nipónica, este Yaris Cross “Traz Felicidade” e isso poderá muito bem ser uma realidade, porque atributos ele tem…

O Yaris é um verdadeiro produto Toyota, com uma história com mais de 20 anos, e que está agora na sua quarta geração, essa que foi também ela vencedora do Car of The Year 2021.

O Cross assenta na mesma plataforma GA-B que equipa o Yaris “convencional”, tendo como principais características a sua elevada rigidez estrutural, um centro de gravidade mais baixo, mas que aqui no Cross recebe uma nova suspensão de forma a tolerar o aumento das suas dimensões, oferecendo uma boa dinâmica de condução sem perdas no conforto.



Esteticamente o Yaris Cross não é apenas uma versão “inchada” do Yaris, mas sim um automóvel com personalidade própria. Ao vivo tem uma presença mais robusta, com ancas mais largas e cavas das rodas bem definidas, que podem albergar jantes que vão das 16 às 18’’ polegadas. A dianteira é elevada, com uma forte personalidade. Em termos de cores, a Toyota serviu este Yaris Cross com uma generosa paleta, onde pode mesmo ter teto com cor de contraste, seja ele Branco, Cinza, Preto ou mesmo Dourado Excellence, a cor de lançamento deste novo SUV de segmento B.

Toda a experiência da marca nos SUV, algo que começou com o RAV-4 em 1994, passa também para o seu interior. O seu arranjo é diferente do pequeno Yaris, continuando com todos os comandos colocados de forma lógica e intuitiva; os materiais são os normais do seu segmento, com uma sensação de montagem “à Toyota”, ou seja, à prova do tempo.

O sistema multimedia também foi revisto, estando agora mais atual, contando com projeção de smartphone sem fios (Apple CarPlay e Android Auto), assim como atualizações Over-The-Air. Ainda no capítulo da tecnologia, a segurança está garantida graças ao Toyota Safety Sense, que conta com elementos como Cruise-Control adaptativo, aviso de saída de via, assim como sistema pré-colisão com deteção de peões, mesmo durante condução noturna.

Mas a maior diferença, e também o motivo para muitos clientes escolherem o Yaris Cross), é o seu aumento de espaço habitável, com as quotas a melhorarem principalmente no que toca à largura e altura. A bagageira também aumenta, contando com 401L de capacidade até à altura da chapeleira, algo que significa um aumento de 115L face ao Yaris.

No que toca ao acesso ao habitáculo, o Yaris Cross tem uma altura ao solo mais elevada, o que facilita a entrada e saída dos ocupantes. Algo que o cliente Europeu parece, pelos vistos, gostar muito.

Nos propulsores, a gama é composta por dois: um 1.5 VVT-i com transmissão manual de seis velocidades com 125cv, disponível por encomenda, bem como a “jóia da coroa”, o sistema híbrido 1.5 Dynamic Force com 116cv de potência combinada.



Foi com este motor que tive o primeiro contacto com o modelo, que se revelou suficientemente dinâmico, sem perder a diversão ao volante que encontrei no Yaris de 4ª geração. Composto, com um pisar sólido e uma direção precisa (tendo em conta o segmento). A suspensão mais rígida faz com que o adornar não seja algo evidente, enquanto o sistema híbrido continua a surpreender com baixos consumos, que dificilmente sobem dos 5L/100km.

Em 2022, a Toyota irá incluir uma oferta com tração integral AWD-i, para melhorar a condução quando as condições climatéricas são mais adversas, mais para isso do que para aventuras fora de estrada…

A gama do Toyota Yaris Cross divide-se em seis versões: Confort, Confort Plus, Exclusive, Square Collection (aquela que deverá ser a mais vendida), Luxury e a exclusiva Premiere Edition, que fica apenas disponível no primeiro ano de comercialização.

Os preços arrancam nos 21.790 euros para o Confort, equipado com o motor 1.5 VVT-i de 125cv, indo até aos 32.390 euros no Premiere Edition, com motor híbrido. No que toca a motorização híbrida, o preço arranca nos 23.990 euros, o número mágico para quem procura um SUV poupado, com uma condução que não desaponta e uma fiabilidade que poucas marcas conseguem atingir.

Tudo indica que o Yaris Cross trará mesmo felicidade para a marca de Aichi.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!