Início Carburadores Sejam fortes: A Volvo mandou 10 carros ao chão a partir de uma grua

Sejam fortes: A Volvo mandou 10 carros ao chão a partir de uma grua

Sejam fortes: A Volvo mandou 10 carros ao chão a partir de uma grua
0
0

“Sempre em busca de mais segurança”

 

Carros pendurados acima de 30 metros de altura prontos para uma queda abrupta. Algo que poderia muito bem sair de mais um episódio do Top Gear ou de qualquer outro canal de YouTube, mas não, foi mesmo a Volvo que decidiu lançar 10 dos seus carros para os testar…

Sim, é um vídeo que custa ver, é verdade, mas a Volvo tem uma válida resposta para toda a destruição que se viu nos 2:50 de duração.

Desta maneira, largando os carros desde o topo de uma grua, consegue-se recrear acidentes que não são possíveis de atingir em laboratório, nos crash-test convencionais, testando dessa forma a segurança dos seus modelos, em cenários onde as lesões seriam bastante superiores.


 “Esta foi a primeira vez que deixámos cair automóveis de um guindaste pois normalmente utilizávamos apenas colisões em laboratório. Sabíamos que veríamos deformações extremas após o teste, e fizemos isso para dar à equipa de resgate um verdadeiro desafio para trabalhar” – Håkan Gustafson -Senior Investigator – Volvo Cars Traffic Accident Research Team


Mas a segunda justificação é de que a Volvo se uniu com as equipas de salvamento suecas para os ajudar a ensaiar novas técnicas de extração de ocupantes, conseguindo assim cumprir a “Golden Hour”, ou seja, fazer com que o paciente chegue ao hospital uma hora após o impacto.

Para além de melhorar a performance das equipas de salvamento, a Volvo também quer com isto tornar os seus carros ainda mais seguros.

As equipas de salvamento também aproveitaram muito este teste, já que geralmente só conseguem fazer os seus simulacros com carros que estejam em sucatas, com idades mais avançadas e estruturas bem diferentes das atuais.

O resultado de toda esta investigação será depois compilado num extenso relatório de pesquisa, e como já é habitual na Volvo, este relatório será disponibilizado gratuitamente para utilização dos trabalhadores de resgate de outras entidades de forma a que estes também beneficiem e sejam capazes de desenvolver ainda mais as suas capacidades para salvar vidas.

Portanto, sejam fortes para as imagens que se seguem.
Custam a ver, mas lembrem-se que são por um bom motivo.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!