Início Carburadores Por modelo, quais são as carrinhas que mais (e menos) vendem?

Por modelo, quais são as carrinhas que mais (e menos) vendem?

Por modelo, quais são as carrinhas que mais (e menos) vendem?
0
0

“Elas ainda são as preferidas”

 

Na Europa, ocorre algo inédito face a qualquer outra parte do mundo. Falo do nosso gosto em carrinhas, uma silhueta que quer a todo o custo sobreviver ao feroz ataque dos SUV.

Assim sendo, vamos saber, dentro de uma gama, quanto é que a carrinha vale em percentagem de vendas, tendo em conta os números entre Janeiro e Setembro do presente ano.

Este fator de preferência por estas variantes mais familiares está presente de forma mais visível nas gamas de segmento mais elevado. Isso também é compreensível graças a uma oferta mais diminuta nos segmentos mais baixos, como é o caso do segmento B, que agora têm bem menos escolha, tendo dado lugar aos Crossover.

No topo da lista está um modelo que conta com 90% das suas vendas na variante SW. Falo da KIA Optima. Sim, o modelo coreano é o que mais percentagem tem neste “jogo”. Mas tem uma explicação, tal como a sua segunda colocada.

Isto acontece porque a KIA oferece na Optima Sportswagon uma variante Plug-In Hybrid, que já não oferece no sedan. Portanto, por aí está explicada esta preferência.

O mesmo acontece com a gama 60 da Volvo (não incluindo o XC60), que conta com uns expressivos 89% das vendas a irem para a V60, em vez do S60. A explicação é em muito similar à dada acima com o caso da KIA Optima. Por exemplo, em Portugal, a V60 é oferecida com motorizações gasolina, diesel e Plug-In Hybrid. O S60? Apenas gasolina…

Para provar o gosto por carrinhas Volvo, na gama 90 (excluindo o XC90), é a V90 que vai na frente, com 83% das vendas, mas aí com motorizações iguais às do S90. Uma verdadeira preferida dos consumidores.



E o segmento C?

Neste segmento temos o Octavia, com 82% das vendas a serem carrinha, embora este modelo pisque o olho ao segmento acima. Neste mesmo segmento C, a KIA Ceed também absorve 52% das vendas, com a gama Leon a conseguir um “empate” a 50/50. Já o Focus, Astra, Corolla, Mégane e 308 ficam na casa dos 40% de repartição de vendas.

Então, mas e quais são os modelos onde as carrinhas não são as preferidas?

Bem, tudo o que está abaixo de 50% não é preferido, mas há modelos com pouca expressão no que toca a carrinhas.

Ao contrário do que poderíamos esperar, o VW Golf conta apenas com 23% das suas vendas para a Variant, o que pode ser compreendido com o lançamento de uma geração este ano, sem a carrinha a ser lançada logo de início. Também o Fiat Tipo conta com 34% das vendas em carrinha, mas tal como o i30 que garante a mesma percentagem, tem de dividir as vendas com uma gama com mais estilos de carroçaria: Hatchback e Sedan, que no caso do i30 é o Fastback.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!