Início Carburadores Mini Family: Mais do que apenas Mini’s…

Mini Family: Mais do que apenas Mini’s…

Mini Family: Mais do que apenas Mini’s…
0
0

“We are family”

Foi no passado sábado, dia 10 de Dezembro, que aconteceu o primeiro almoço de natal da Mini Family, o grupo de fãs da marca inglesa.

Este grupo, criado em Outubro deste ano, pretende promover o encontro e convívio entre os seus membros, bem como a partilha de experiências.

A amizade, o companheirismo e a solidariedade também fizeram parte deste encontro, que mesmo tendo sido planeado de uma forma mais intimista e limitada, reuniu 27 destes emblemáticos automóveis, bem como cerca de 50 participantes.

Para estes apaixonados, para além de passearem os seus Mini (MINInos, como lhes chamam), também é importante conhecer novos locais, e sabemos que existem muitos que não são explorados por serem injustamente desvalorizados. Pegando nesta ideia, a Mini Family foi até ao Barreiro, a antiga cidade industrial da margem sul, que teve um papel importante na época dos descobrimentos, com o fabrico do “biscoito”, que alimentou os marinheiros no caminho marítimo para a Índia.

Hoje, encontramos um Barreiro mais calmo, menos poluído, sem o seu ritmo alucinante de outros tempos, sem o som das fábricas e dos comboios, mas com a herança dos tempos fabris.

O Barreiro prepara-se para ganhar um novo estatuto, de uma cidade  cada vez mais moderna e renovada, que tem algo que poucas cidades podem oferecer: uma das melhores vistas para Lisboa.

O dia começou com o encontro no concessionário A.M.G. Car em Corroios, o único na margem sul.

O grupo seguiu até ao Cristo Rei para uma foto de “família”, onde o nevoeiro não ajudou muito, mas a boa disposição permaneceu inabalável.

Seguindo para o Barreiro, conseguimos ver o impacto deste autêntico desfile: o virar de cabeças que surgia nos outros transuentes demonstra que, mesmo que a marca seja cada vez mais vendida e generalista, consegue ainda distinguir-se dos outros automóveis, seja pelo design ou simplesmente por ser um ícone e, ainda, objecto de desejo de muitos…

A fome apertava, mas embalados pela época natalícia, é impossível não ser solidário. Por isso, o primeiro ponto de paragem foi o Centro Social e Paroquial Padre Abílio Mendes, para a entrega de alimentos e mantimentos. Esta é uma instituição particular de solidariedade social que ajuda a população idosa mais carenciada das freguesias do Barreiro, Alto do Seixalinho, Verderena e Lavradio.

Depois da boa acção, nada como a recompensa de uma boa refeição num dos locais mais tradicionais do Barreiro: a Tasca da Galega, um espaço pequeno, acolhedor, mas animado. Um restaurante detentor de vários prémios nos concursos gastronómicos locais, que tem como prato vencedor as pataniscas de polvo com arroz de feijão!

Depois de mais de 50 bocas bem satisfeitas, chegou a altura da grande surpresa: uma colecção privada de automóveis clássicos, mais de 40, de diversas épocas, pré e pós-guerra. O coleccionador garante que todos eles funcionam, e que têm a inspecção em dia. Obviamente não faltava um Mini… (Veja o Vídeo)

Hora de voltar ao concessionário para uma divertida troca de prendas, e foi aqui que aproveitámos para falar com Ramos Pardal, um dos fundadores da MiniFamily, em conjunto com Eduardo Costa.

15435687_10205827660890726_1079760443_n

Rodrigo Hernandez (MotorO2): Como surgiu este “amor” pelos Mini?

Ramos Pardal (MiniFamily): “Esta minha paixão pelos MINI, surgiu de uma forma muito curiosa! Eu morava no Alentejo, em Salvada, ainda era um “puto de colo”, e quando ia com a minha mãe à mercearia, mal chegava à loja queria logo era folhear o jornal que estava em cima do balcão. Não me vinha embora de lá enquanto não me recortassem as fotos em que apareciam os MINI. Se isso não acontecesse, era uma choradeira das grandes…”

R.H: E a vontade de ter um Mini, surgiu normalmente, certo?

R.P: “Claro!A partir daí foi um acompanhar constante da evolução do modelo. Depois de tirar a carta sempre pensei em comprar um MINI, mas depois como o modelo deixou de ser produzido a minha ânsia de ter um MINI arrefeceu um pouco, até que apareceram estes da nova geração e então, aí sim, me esforcei para que fosse desta que um MINI viesse parar à minha garagem.”

R.H: E qual foi o privilegiado a chegar primeiro à sua garagem?

R.P: “Foi um  MINI ONE D versão Park Lane (foto abaixo) o qual adoro bastante. A minha relação com este carro é especial, pois sempre adorei o desporto automóvel, desporto este que também pratiquei. Ora nós ao conduzirmos um MINI, temos a sensação que estamos a conduzir um Kart!”

img_4123

 

R.H: De volta ao grupo, com que objectivos foi criada a comunidade MiniFamily?

R.P: “A comunidade MINIFAMILY foi criada com os objectivos principais bem claros de ser um local de convívio e partilha de experiências. Destacamos a amizade e o companheirismo, bem como a solidariedade e a divulgação turística das diversas zonas como puderam ver hoje. Esta comunidade está aberta a todas as pessoas ou entidades que nutrem um interesse e paixão explícito pela marca MINI, sejam eles proprietários ou simplesmente amantes da marca.”

R.H: Portanto, um grupo efusivo, mas sempre com muito respeito.

R.P:Exatamente! Somos irreverentes como o irrequieto Mini, acreditamos na simplicidade que uma “Family” proporciona. Somos nós próprios sempre. Somos MiniFamily!”

R.H: Então, e que planos têm para o futuro?

R.P: “Para 2017 queremos continuar de uma forma gradual no crescimento desta comunidade e na sua consolidação. Tudo iremos fazer para que os nossos parceiros acreditem no nosso projeto . Vamos organizar alguns eventos pelo país, cerca de 4 ou 5, sendo os mesmos intercalados por pequenos convívios, para se manter sempre a chama desta família bem acesa.”

R.H: Falou-me há pouco num site…

R.P: Simem breve estaremos prontos para lançar o nosso site, mas ainda nestes dias que faltam em 2016 iremos desenvolver toda a situação para se colocar esta comunidade como marca, nome e imagem registada. Também não está fora dos nossos horizontes lançar uma Magazine (revista) semestral em que a temática é MINI . Perante isto só nos resta afirmar que a MiniFamily vai ser uma grande família que terá muito espaço e gosto para crescer!

Agradecemos à MiniFamily o convite para os acompanhar neste dia, e torcemos para que a comunidade cresça, e quem sabe se, para a próxima não iremos num MINI…

15338854_10207979494665545_8532615791580999877_n
Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!