Home Ensaios Fast Forward – Ford Puma Gold 1.0 EcoBoost

Fast Forward – Ford Puma Gold 1.0 EcoBoost

Fast Forward – Ford Puma Gold 1.0 EcoBoost
0
0

“Racing Stripes, Street Heart”

É verdade que já conhecemos o Ford Puma, mesmo com esta combinação motor/transmissão. Mas o bem-sucedido modelo da marca oval azul regressou, graças à edição especial St-Line X Gold, com uma imagem (bastante) exclusiva. 

O que diferencia este Ford Puma dos outros?

Este Ford Puma é especial, tendo sido “desenvolvido” com a ajuda de mais de 275 mil fãs da Ford nas redes sociais, depois da marca, em 2021, ter criado um concurso para uma configuração exclusiva. De início, esta surgiu apenas no nível ST, mas a Ford decidiu também adicionar o “Gold” a um motor mais “civilizado” como este 1.0 EcoBoost.

Ora bem, as diferenças encontram-se nas faixas que percorrem o capot e tejadilho, com acabamento mate e  delimitadas por finas faixas em dourado, a mesma cor que reveste as jantes de 18’’ com desenho semelhante ao encontrado no Ford Puma ST. 

O aspeto desportivo é ainda garantido por elementos ST-Line como o padrão da grelha dianteira, as saias laterais, spoiler mais proeminente e ponteira de escape. Este Puma Gold está ainda disponível noutro esquema de cores: cinzento com faixas brancas. 

No interior, encontramos ainda mais detalhes, como é o caso dos pespontos em dourado, assim como os pedais em alumínio. 

E anda mais? 

Existe a teoria de que faixas num automóvel dão 5cv extra. No caso deste Ford Puma, a ficha técnica afirmava que os 155cv eram iguais aos de qualquer outro Puma equipado com este motor 1.0 EcoBoost. Esta edição está disponível apenas com este nível de potência, que mesmo não sendo um verdadeiro ST, consegue imprimir andamentos interessantes. O cronómetro marca 9,0s dos 0 aos 100km/h e uma velocidade máxima de 205km/h. Nada mau para um SUV de segmento B. 



Portanto, não beliscou as suas mais-valias?

Não. As grandes vantagens do Ford Puma continuam todas cá. Principalmente aquelas que mais importam a quem escolhe um Puma com “faixas” no capot: uma dinâmica exemplar. Divertido, reativo e muito competente, é desta forma que podemos descrever o comportamento deste SUV de segmento B da Ford. O comportamento é o grande trunfo deste modelo, que se pode mesmo dizer o mais competente face aos seus rivais, mesmo com a transmissão automática de sete velocidades que equipava esta unidade. A sua rapidez e as patilhas no volante ajudam igualmente a isso. 

É prático?

Sim, é. No entanto, o Ford Puma não é o mais espaçoso da sua classe. Ainda assim, senta quatro passageiros adultos e conta com vários espaços de arrumação. A bagageira oferece 401l de capacidade e um fundo falso, com uma roda suplente de emergência em opção. Ah! E o equipamento é bastante vasto. É verdade que algum é opcional, mas contar com bancos e volante aquecido e ainda massagens para o condutor é algo que não esperaríamos num modelo deste segmento. O que é que isso tem a ver com ser prático? Nada. Mas quis referir. 

O Ford Puma “Gold” é o carro certo para mim? 

O Ford Puma pode ser o automóvel ideal para muitos. É mais espaçoso que o Fiesta e quase tão divertido quanto este, o interior é ergonómico e bem construído, com um espaço razoável para uma pequena família. A sua dinâmica é verdadeiramente líder. O motor de 155cv oferece boas prestações, assim como consumos comedidos, em torno dos 6,4l/100km. 

Quanto ao Gold, é uma questão de gosto. Em termos de preço são 2800€ que o separam do ST-Line X, que dá base a esta versão, que tem os seus preços a começar nos 34.299€ caso se opte pela transmissão automática.

Se quer ser diferente, o Gold é o caminho a seguir. 


Clique abaixo para ler o “Teste Completo” ao Ford Puma ST:

O Ford Puma ST em teste: “Um Hatch disfarçado de SUV”

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!