Home Ensaios Ensaio by MotorO2 – JEEP Renegade 1.6 Diesel 4X2

Ensaio by MotorO2 – JEEP Renegade 1.6 Diesel 4X2

Ensaio by MotorO2 – JEEP Renegade 1.6 Diesel 4X2
0
0

“Compacta Irreverência”

Vivemos numa altura em que o mercado automóvel sofre uma revolução em termos de segmentos. Agora, o segmento “da moda” são os crossovers, nos mais variados tamanhos e feitios, sendo automóveis com “tiques” de jipe, mas com uma vocação mais familiar e urbana.

Agora surge mais um modelo para esta enorme lista de escolhas, o Jeep Renegade. Este é um crossover compacto que não esquece os seus genes de família, provenientes desde o puro e duro Jeep Willys.

O aspecto é diferente das outras propostas do segmento, já que sendo este um Jeep, o Renegade apresenta um aspecto “boxy” e robusto, com os aros das rodas trapezoidais a serem revestidos em toda a sua volta por plásticos pretos e a altura ao solo sobrelevada. E os detalhes de design que este Jeep possui são deliciosos e visíveis em vários elementos, desde a própria silhueta do Renegade em motivos no interior, até aos farolins traseiros, inspirados nos jerrican utilizados no modelo militar que deu origem à marca Americana em 1941.

A frente é imponente, mesmo que este seja um crossover de segmento B. A lendária grelha de sete barras é obviamente o ponto de destaque, sendo ladeada pelos dois faróis redondos e mais abaixo, o para-choques de dois tons alberga os piscas e os faróis de nevoeiro.

Visto de perfil, a linha elevada dos vidros, bem como ângulos bem vincados, vão buscar inspiração a outras propostas da marca, conferindo ao Renegade um robusto ar de familia, rematado pelas jantes de 18” bi-tom, a darem um ar moderno ao conjunto.

O irreverente Renegade recebe-nos no seu interior de uma maneira característica e despreocupada, mas com grande atenção ao detalhe. O primeiro pode ser logo visto nos manómetros, em que a marca do red-line não está marcada, mas sim salpicada! E daí partimos à descoberta de mais detalhes como a frente do Willys no espelho retrovisor interior e os mapas geográficos nos variados espaços de arrumação, até às sete irónicas barras nas colunas das portas.

A posição de condução elevada proporciona uma boa visibilidade, onde é fácil encontrar a posição de condução confortável. Todos os elementos estão dispostos de forma organizada, com vários elementos em plástico anonizado e com um ar rústico e robusto, tal como a própria marca. O painel de instrumentos é bastante completo, com um computador de bordo a cores de dimensão generosa que nos informa de todos os dados que possamos necessitar.

O espaço a bordo é desafogado, já que na frente ninguém se pode queixar de falta de espaço, muito menos em altura, graças ao formato do Renegade. Nos bancos de trás, cabem perfeitamente dois adultos, sendo o lugar do meio mais apertado, tal como nas restantes propostas deste segmento. Apenas a bagageira não é uma referencia, mas mesmo assim são 350l que podem ser geridos através do alçapão da mala, que pode ser retirado ou usado como divisória.

Debaixo do alto capot, encontramos o propulsor mais vendido, o 1.6 MJet com 120cv de potência conectado apenas às rodas dianteiras. Este motor apresenta sempre um funcionamento suave, sendo bastante solicito e exibindo força desde baixos regimes, demonstrando que pode fazer também algumas aventuras fora-de-estrada.

E assim o fizemos, o Jeep Renegade passa de melhor forma por obstáculos fora de estrada do que um “simples” crossover compacto. Os ângulos de entrada, saída e ventral são mais generosos, mas claro, tudo tem que ser feito cautelosamente, já que não existe tração às quatro rodas nem pneus cardados para nos livrar de problemas. Para isso existe o Renegade Trailhawk!

O Renegade é uma óptima porta de entrada para a “família Jeep”, uma marca com muito carácter e que possui agora um modelo que pode vir a ser um sucesso de vendas. Polivalente, com uma imagem distinta feita para amantes de desportos radicais, este crossover consegue oferecer um equipamento generoso, bem como um motor competente e um elevado espaço interior por menos de 30 mil euros. Não é um valor de referencia, mas é o preço a pagar por ser diferente. Live like a renegade!

Jeep Renegade 1.6 MJD 120 FWD Limited 

Especificações:

Potência –120cv às 3750rpm
Binário – 320Nm às 1750rpm
Consumo Anunciado (Medido) – 5,6l/100km (6,6l/100km)

Preços:

Jeep Renegade desde: 22.780€
Preço da versão ensaiada : 30.020€

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!