Home Ensaios Em busca dos detalhes do Cupra Formentor VZ

Em busca dos detalhes do Cupra Formentor VZ

Em busca dos detalhes do Cupra Formentor VZ
0
0

“A exclusividade está nos detalhes”

Este não é um ensaio normal, aliás, este nem é um ensaio. Este artigo é uma busca pelos detalhes do Cupra Formentor, o primeiro modelo exclusivo da jovem marca desportiva espanhola.

 

Capítulo 1: Feeling Special

A vida é feita de pequenos detalhes e acontecimentos, ínfimos pormenores que podem alterar o curso de uma história, todos sabemos disso, embora muitas vezes não tenhamos a atenção devida a esses pormenores.

Num automóvel desportivo ou premium, esses pormenores assumem um novo patamar, com o objetivo primordial de fazer com que o seu proprietário se sinta especial. No Formentor, existem muitos elementos, uns menos visíveis que outros, que fazem o seu “pequeno papel” em cativar seja quem vai ao volante, seja quem cruza olhares com a nova proposta da Cupra.

Aqui é feito um jogo com os tons e acabamentos, elementos que mexem com a nossa mente e com as nossas sensações. O acobreado é algo bem presente nas propostas da marca, que o Formentor apresenta sem filtros. É possível ver o cobre no seu logo, diferente, bem como nas suas jantes e maxilas de travão, mas também no interior, prendendo a pele azul numa união que pretende ser memorável. É assim que funciona o jogo do “charme”, aquele que nos faz querer algo.



Os acabamentos também são, por isso, específicos. As pegas interiores das portas adotam um revestimento em pele, igual ao que encontramos nos bancos, mas que também transita para o topo do tablier, igualmente tingido de azul, dando uma exclusividade extra ao interior, sem cair na banalidade do desigual.

Mas é a pintura mate específica que mais se destaca, realçando as linhas e jogando com a luminosidade. Um acabamento que acaba por parecer brilhante por vezes, misterioso por outras, mas que assenta que nem uma luva a esta proposta da marca. Aqui, os arcos de roda não são pretos, como num normal SUV, mas sim cinzentos e bem brilhantes, voltando a jogar com a imagem e querendo criar uma aparência mais futurista e moderna.

Este é o tom que identifica a Cupra, aqui reunido com o acobreado, a representar o ADN desportivo, a sofisticação que pretende atingir. Assim, passamos à próxima parte.



Capítulo 2: Feeling Fast

Cupra é sinónimo de sensações fortes ao volante, e assim, no Formentor é o VZ que puxa a luz dos holofotes. VZ, significa “VeloZ”, deixando logo bem claro o seu propósito. As suas linhas dinâmicas, faladas acima, parecem querer movimentar-se mesmo antes de carregar no botão Start.

É nesse botão, que carregamos num volante especificamente feito para esta versão, que fazemos com que o seu motor 2.0 TSi de 310cv se exprima com um tom rouco, manifestando-se de forma subtil, como que não mostrando a sua capacidade logo ali. Um gentleman, que não quer mostrar todo o seu jogo logo no início.

Atrás do volante, mais uma especificidade, o “tema” exclusivo, que nos coloca o conta-rotações ao centro, pronto para nos anunciar a passagem certa, bem como um medidor de forças G ou um cronómetro. Assim, começa a demostrar, uma vez mais, com estes pequenos detalhes, para o que é que foi feito.

A sua polivalência, une-se com a desportividade, de forma subtil, quase não deixando saber onde começa uma e acaba outra. Se por um lado temos bancos e volante aquecido, por outro temos um launch-control que nos quer catapultar; se por um lado temos um ajuste elétrico para o banco do condutor, por outro temos um sistema de travagem Brembo que nos quer fazer testar a força do cinto de segurança.



Depois o motor, é, para muitos desportivos, a jóia que está escondida debaixo de uma carapaça que composta de vários elementos de metal, alumínio ou plástico. São 310cv, que em conjunto com um binário de 400Nm, nos passar de parados aos 100km/h em menos de cinco segundos. Para meter tudo isso no chão, continuando a sua polivalência, a tração integral 4Drive deixa tudo em “pratos limpos”, permitindo um andamento vivo, sem pingas de suor a percorrer a testa. Um verdadeiro multi-tasking automóvel, o de ser familiar e desportivo.

A Cupra conseguiu fazê-lo, comigo, aqui na serra num final de tarde, a escrever tudo isto enquanto olho para o Formentor VZ que ali repousa, na sua segunda passagem por aqui, permitindo-me ver com maior atenção os seus detalhes.

Clica aqui para leres o teste completo ao Cupra Formentor VZ 310 4Drive.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!