Home Notícias Honda Project 2&4

Honda Project 2&4

Honda Project 2&4
40
0

“Global Design Project”
É com este nome que a Honda designa a sua iniciativa onde junta todos os anos os vários estúdios de design num projeto conjunto.

O vencedor deste ano é o Honda Project 2&4, fruto da colaboração do estúdio de motociclos de Asaka com o de automóveis de Wako, no Japão.
O resultado é um veículo que pretende juntar os melhores pontos de uma moto com a experiência de condução de um automóvel.

Assim, a ideia dos designers da Honda passou por juntar um motor oriundo de uma moto de MotoGP, aliado a um chassis de automóvel leve e compacto, usando a perfomance de um motor potente num veículo de quatro rodas, com o que isso implica a nível de comportamento.

O motor, um 4 cilindros de 999 cm3, desenvolve 215cv a 13 000 rotações por minuto e foi ligeiramente alterado em relação à versão de competição para ser possível o seu uso em estrada, tornando assim possível um eventual lançamento deste modelo.

Já o chassi tem dimensões muito reduzidas, com um comprimento de 3,040 mm, largura de 1,820 mm e altura 995 mm, resultando num conjunto com uma tara muito baixa, de apenas 405kg.
Resulta assim, numa relação peso/potência de 1.88kg/cv que aliada ao baixo centro de gravidade torna o Project 2&4 numa experiência decerto electrizante.
Tudo isto é ainda realçado ao condutor por uma posição de condução muito baixa, com o banco a ficar suspenso apenas acima do solo.

Resta-nos aguardar pela decisão da Honda de passar este protótipo a produção, com as alterações necessárias, o que seria muito bem vindo entre os fâs da marca e os entusiastas por automóveis no geral, já que se trata de mais um veículo que vem trazer o mojo da Honda de volta, seguindo os passos do novo NSX e do Civic Type R.

O Honda Project 2&4 estará em exibição pela primeira vez no Salão Automóvel de Frankfurt, que tem início no dia 17 de Setembro.

 

Sérgio Gonçalves Gosta de automóveis desde que se lembra de gostar de alguma coisa. Cresceu sonhando com motores e veículos. O seu primeiro carro era oriundo de Colónia e muitos capítulos da história do mesmo perturbaram donos de terrenos agrícolas ( e cárteres ). Para evitar mais maçadas do género, atualmente a sua ligação com o mundo do motor prende-se apenas com a condução responsável e registo fotográfico dos mesmos.