Home Notícias Toyota apresenta novo Yaris Cross

Toyota apresenta novo Yaris Cross

Toyota apresenta novo Yaris Cross
0
0

“Ataque em todas as frentes”

 

Vinte e cinco anos depois de se estrear na “aventura dos SUV”, e quatro anos após o C-HR começar a sua “batalha” no segmento C, a Toyota inicia hoje mais um importante marco neste campo, com a entrada no segmento em maior expansão na Europa, o dos B-SUV, com o Yaris Cross.

 

Desenvolvido a pensar na Europa, e construído em França, o novo modelo da Toyota quer assim completar a gama Yaris, juntando-se ao modelo “convencional” e ao “hardcore” GR Yaris, de forma a, segundo a marca, conseguir com estes produtos um total de 1/3 das suas vendas no velho continente.

O Yaris Cross assenta na mesma plataforma TNGA-B do novo Yaris, conseguindo uma maior rigidez, assim como um mais baixo centro de gravidade, de forma a tornar a condução mais ágil e divertida para o condutor. O seu design exterior segue um pouco a linha do C-HR, com um estilo “diamante”, ainda que a marca diga que este modelo seja mais inspirado na herança RAV-4, mas com espírito Yaris.

A dianteira conta com um capot elevado, numa dianteira que assegura algum dinamismo graças às formas do seu para-choques, a lateral distingue-se pelos arcos das rodas robustos, assim como pelo teto em cor de contraste, que lhe dá uma aparência mais musculada.

A traseira é a secção mais “de família”, com uma clara inspiração nos novos Yaris.

O Yaris Cross tem a mesma distância entre eixos do Yaris hatchback, mas é mais longo 240mm, garantindo um maior espaço a bordo. A altura ao solo permite “algumas aventuras”, sendo 30mm mais elevado que o modelo que lhe dá o nome, sendo também mais alto e largo (90 e 20mm respetivamente).

O novo B-SUV da Toyota utiliza a mais recente tecnologia hibrida da marca, sendo, tal como o Yaris, o primeiro modelo a utilizar o novo 1.5 Hybrid, que tem por base um 1.5L de três cilindros com ciclo Atkinson, desenvolvido de forma a reduzir a fricção e com isso conseguir uma eficiência térmica de 40%. Graças ao motor elétrico de 59kW, o novo Yaris Cross tem uma potência combinada de 116cv, e emissões de Co2 que ficam abaixo das 120g/km.

Caso o cliente opte pela versão AWD-i (sim, o Yaris Cross também pode ter tração integral), as emissões aumentam, mas ficam abaixo dos 135g/km, segundo o ciclo WLTP.

Obviamente, sendo um SUV, o espaço a bordo aumenta, assim como a versatilidade. O portão de bagageira mãos- livres é uma novidade neste segmento para a marca, e que dá acesso a uma bagageira flexível graças ao piso ajustável e que conta com um novo sistema chamado de “Flex Belt”, que permite “prender” a carga. A bagageira, também pode ser rebatida nas porções 40:20:40.

A marca espera produzir mais de 150.000 Yaris Cross por ano, na fábrica da marca perto de Valenciennes, em França, de forma a atingir uma fatia de 8% no segmento dos B-SUV na Europa.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!