
“Verdadeiro topo de gama”
Após cinco anos no mercado, a Volkswagen apresentou a renovação do seu maior SUV no mercado europeu, o Touareg. O modelo, originalmente lançado em 2002, já é um nome conhecido no seio da marca de Wolfsburgo, assentando numa plataforma que dá origem a outros modelos bastante premium, tal como este Volkswagen.
Esta terceira geração do modelo recebe uma dianteira redesenhada, com a grelha a ser agora de maiores dimensões, assim como passa a integrar novos grupos óticos, que podem contar com a tecnologia de matriz de LED IQ-Light HD, com quase 20.000 micro LED cada. A traseira também recebeu um novo desenho, com os farolins a estarem ligados por um elemento luminoso, assim como o logo VW igualmente iluminado, o primeiro modelo da marca a contar com esta característica no mercado europeu.
O interior não surge tão diferente, no entanto a tecnologia a bordo foi melhorada, principalmente no que diz respeito ao sistema multimedia, que passa agora a contar com Apple CarPlay e Android Auto sem fios, assim como viu melhorada a resolução dos seus ecrãs, seja no de 12’’ polegadas que faz a função de painel de instrumentos ou no de 15’’ polegadas do ecrã central.
Longe vai o tempo em que o Touareg poderia contar com propulsores V10, ainda assim o modelo continua a contar com mecânicas “grandes”, com uma gama composta apenas de motores V6 seja gasolina, diesel ou as nas ofertas eHybrid.
Nos “mais tradicionais” contamos com o V6 TSI a gasolina com 340cv, assim como duas mecânicas V6 TDI (com 230 ou 286cv), quanto aos Plug-in existem duas opções: 381cv para o eHybrid ou 462cv caso se escolha o Touareg R eHybrid, que passa a ser o VW mais potente que se pode comprar. A bateria de 14,1kWh é capaz de percorrer mais de 50km em modo elétrico.
Todas estas versões serão oferecidas com transmissão automática de oito velocidades, assim com sistema de tração integral 4Motion. O modelo chegará ainda este ano ao mercado nacional, não se sabendo se todos estes propulsores vão estar disponíveis por cá, nem os seus preços.