“Daqui não saio!”
O Toyota Aygo X é a nova geração do modelo de segmento A da marca japonesa. Depois de duas primeiras gerações criadas em parceria com a Peugeot e a Citroën desde 2005, a terceira geração do modelo é lançada “a solo”, sem vontade de fugir de um segmento com cada vez menos atores.
Assim, a abordagem é feita de forma diferente, com este novo Toyota Aygo X (ler-se cross) a ter uma imagem de “micro-SUV” para garantir um novo tipo de clientela, não fugindo muito do concept Aygo X Prologue, apresentado em Março deste ano.
Para manter os custos de produção (e de venda) mais baixos, o Aygo X baseia-se na mesma plataforma dos Yaris e Yaris Cross, a TNGA-B, o que lhe garantirá superiores níveis de conforto e agilidade. Graças também a isso, o Aygo X está 23,5cm mais comprido do que o modelo de geração anterior, apresentando agora 3,70m. Isso tem impacto no seu espaço interior, assim como na sua bagageira de 231L de capacidade, que apresenta um geneoroso aumento de 63L face à anterior geração.
Voltando ao seu exterior, é clara a adoção do estilo SUV, com proteções plásticas ao redor da carroçaria e dos arcos das rodas, que podem ser de 17 ou 18’’ polegadas. Ainda que seja similar à anterior geração, principalmente visto de traseira, esta terceira geração é mesmo verdadeiramente nova.
No seu lançamento, o Aygo X contará com quatro cores inéditas, que se destacam por um elemento negro que reveste grande parte da carroçaria, criando contraste com as cores Verde Cardamom, Vermelho Chili, Bege Ginger ou Azul Juniper.
“O bi-tom do Aygo X prende imediatamente a atenção das pessoas. Não se trata apenas de um pormenor. É uma parte integrante do design”. Anastasiia Stoliarova, gestora de produto Aygo X, Toyota Motor Europe.
Existirá ainda uma edição limitada de Aygo X em Verde Cardamom, disponível durante os primeiros seis meses de comercialização do novo modelo, com detalhes em laranja Mandarina no exterior e nas rodas de liga leve de 18″. O tema Mandarina é também continuado nos painéis interiores e no design do tecido dos bancos.
Pois é, dentro do habitáculo, encontramos um estilo totalmente renovado, com um ecrã central que pode variar entre 7 ou 9 polegadas, dependendo das versões, estando integrado numa forma geométrica oval, que também faz parte dos vastos elementos que apresentam cores específicas, como puderam ler acima.
Ainda que a Toyota seja a líder incontestável no que aos híbridos diz respeito, o Toyota Aygo X conta apenas com um motor, ficando fiel ao seu 1.0 tricilíndrico com 72cv de potência, que conta com duas opções no que toca a transmissões: manual de cinco velocidades, ou a S-CVT de variação contínua. Este conjunto garante um consumo misto entre os 4,7 e os 4,9L/100km.
Mesmo que não conte com a tecnologia híbrida, a palavra não foi esquecida, com o Aygo X a estar agora mais alinhado com a gama no que à segurança diz respeito, nomeadamente com o Pack Toyota Safety Sense, que conta mesmo com um sistema de pré-colisão com outros veículos, peões ou ciclistas, assim como alerta de saída de via e regulador de velocidade adaptativo.
Este modelo, concebido e produzido na Europa para os clientes europeus, estará disponível em Portugal em 2022, com os preços a não serem ainda conhecidos.