Início Notícias Toyota desvenda o bZ4X, o seu primeiro SUV elétrico

Toyota desvenda o bZ4X, o seu primeiro SUV elétrico

Toyota desvenda o bZ4X, o seu primeiro SUV elétrico
0
0

“Início de uma nova era”

 

Este é o Bz4x, um nome complicado de decorar, mas que é de relevante importância, já que será o primeiro modelo elétrico da Toyota, criado numa base dedicada para o efeito.

O nome tem “truque”: significa “Beyond Zero”, significando que a marca não quer simplesmente oferecer automóveis zero emissões, mas quer ir ainda mais longe com um pensamento de pegada zero. bZ é o nome que a Toyota dará à sua gama de modelos elétricos, como a BMW já faz com o “i” ou a Volkswagen com o “I.D”.

Por isso, são esperados até 2025 sete novos bZ, numa gama completa onde este bZ4X será o primeiro, com o 4 a significar que é compacto e o X de que é um Crossover. Afinal até tem lógica. Também o podem ver como um equivalente elétrico do RAV-4.

Este modelo tem, ainda assim, algumas parecenças com um dos automóveis “lúdicos” que a marca irá lançar este ano, o GR86, já que foi projetado em conjunto com a Subaru, pelo que tudo indica que a marca terá também a sua própria versão. A plataforma e-TNGA é a grande novidade, exclusivamente pensada para este tipo de energia. Graças a isso, as rodas estão mais “aos cantos”, garantindo um superior espaço a bordo graças a uma maior distância entre eixos.



Quanto a especificações, a Toyota quase fez um “black-out”, só se sabendo que o modelo terá tração integral graças a um motor montado em cada eixo, com as potências a não serem conhecidas. Nas imagens reveladas, é possível ver a adoção de painéis solares no tejadilho, que conseguiram “espremer” uns quilómetros extra.

No exterior, notam-se algumas semelhanças com o RAV-4, mas com elementos tipicamente elétricos, como é o caso da grelha dianteira muito mais pequena que o SUV mais vendido do mundo. Já no interior, lugar a uma outra surpresa, com o volante a assumir a imagem de uma “manche” inspirada na aviação, num tablier anguloso e moderno.

Mais informações irão sendo conhecidas ao longo do tempo, mas aqui está a imagem muito aproximada do que será o primeiro elétrico da família bZ da Toyota. O seu lançamento é esperado para a segunda metade de 2022.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!