Home Ensaios Teste ao renovado SEAT Ateca 1.5 TSi

Teste ao renovado SEAT Ateca 1.5 TSi

Teste ao renovado SEAT Ateca 1.5 TSi
0
0

“Continuar o Ataque”

 

O SEAT Ateca é um dos modelos com mais sucesso da marca espanhola, com mais de 300 mil unidades vendidas desde 2016, modelo que até já venceu alguns importantes galardões, renovou-se e está agora mais atual, sem se revolucionar. A velha receita que não falha.

No exterior as diferenças são mais visíveis na dianteira, com uma grelha de maiores dimensões, mais vertical, ladeada por uns faróis que vão buscar a imagem de família ao Tarraco. Os para-choques, tanto dianteiro como traseiro, foram revistos, enquanto há nova escolha de jantes. Há uma outra diferença no lettering usado, agora também igual ao do Leon e Tarraco.

O modelo continua a contar com uma imagem robusta, que não choca, e que por isso agradou a tantos clientes, não deixando os seus vincos típicos da marca.



No interior há também diferenças, pequenas, mas que em conjunto refrescaram o interior deste SUV de segmento C. Os bancos contam com um novo desenho, assim como novos materiais. Para além disso, o volante é o mesmo que encontramos no novo Leon, tal como o painel de instrumentos digital. O ecrã central assume agora maiores dimensões, com um acabamento brilhante e software igual ao do… adivinharam, Leon. Por isso está mais atual e de fácil funcionamento.

Ponto forte para os amplos espaços de arrumação, para o local de carregamento por indução do smartphone, assim como os comandos da climatização físicos e independentes do sistema multimedia. Tudo o que torna o interior deste Ateca mais fácil de conviver numa base diária. O bom acesso ao habitáculo é outra das suas mais valias, principalmente para quem tem uma idade mais avançada ou filhos de idade mais tenra, com um bom espaço nos assentos traseiros. O espaço é suficiente para três adultos, embora o túnel central ainda seja algo intrusivo. A bagageira conta com 510L, mais pequena que a “proposta interna” do mesmo segmento, a Leon Sportstourer.



Ao volante, o SEAT Ateca continua a agradar, conseguindo oferecer uma boa dinâmica de condução, mesmo tendo uma altura ao solo mais elevada, não exibindo muito rolamento de carroçaria ou perdas de tração. O motor TSi de 150cv estava aqui a trabalhar em conjunto com a transmissão DSG de sete relações. Este revela-se suave e silencioso, conseguindo “puxar” bem os 1408kg deste Ateca. Essa vivacidade garantida pelo propulsor e pelo bom comportamento deste Ateca paga-se, por vezes, com um consumo que pode passar dos 8L/100km. Mas que com alguma cautela, consegue ficar na casa dos 7L/100km, graças a características como desativação de cilindros ou ao “modo vela” da transmissão DSG.

Os elementos de segurança ativa são vastos, onde se destaca o cruise-control adaptativo, assim como side e exit assist, bem como sistema de travagem pré-colisão.

No que toca a preços, o SEAT Ateca começa nos 30.209€ para o 1.0 TSi Active, com esta unidade XCellence 1.5 TSi DSG de 150cv a pedir 36.036€ em troca. O valor está em linha com os seus concorrentes diretos, por um produto honesto e completo, fácil de conviver e com uma condução bastante equilibrada e motor de 150cv capaz de oferecer boas performances, ainda que isso, por vezes, o faça ter um apetite algo elevado.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!